O VALE DO CAPÃO E A CACHOEIRA DA FUMAÇA

Em nosso segundo dia na Chapada Diamantina, fizemos contato com um guia que havia nos acompanhado no ano passado (Roney) e seguimos pela manhã bem cedo para o nosso primeiro grande programa. O destino era o Vale do Capão.

O Vale do Capão

O Vale do Capão

O Vale do Capão fica no município de Palmeiras, distante cerca de 50km de Lençóis. Palmeiras é uma cidadezinha pequena, com cerca de 9.000 habitantes, e que mantém o charme de ter sido um dos centros de mineração do diamante na Chapada. A cidade estava toda decorada para o São João. De lá são mais 20km de estrada de barro até o Vale do Capão.

A Igreja Matriz da cidade de Palmeira.

A Igreja Matriz da cidade de Palmeira.

Carro decorado com lixo coletado na Chapada.

Carro decorado com lixo coletado na Chapada.

Quando chegamos ao Vale do Capão, a paisagem é impactante. Todo o Vale é cercado pela Serra do Sincorá e as formações rochosas formam um horizonte mágico.

A Serra do Sincorá emoldura o Vale do Capão.

A Serra do Sincorá emoldura o Vale do Capão.

Foi essa paisagem mágica que atraiu a partir da década e 70, para o Vale do Capão, várias comunidades alternativas, em busca de um maior contato com a natureza e fugindo do estilo de vida das grandes cidades. Muitos daqueles que foram para o Capão nos anos 70 ainda estão por lá, e hoje, alguns se beneficiam do turismo que cresceu muito na região.

Sinalização de comunidade "vegan" no Vale do Capão.

Sinalização de comunidade “vegan” no Vale do Capão.

O nosso objetivo maior no Capão era seguir pela trilha da Cachoeira da Fumaça. Uma das mais radicais da Chapada Diamantina. A trilha parte da Vila do Capão e sobe rapidamente por uma trajetória íngreme e difícil.

O início da trilha para a cachoeira da Fumaça.

O início da trilha para a cachoeira da Fumaça.

São 350m de subida, até chegar um platô que se estende por mais 6 km. A subida radical fazia com que parássemos com frequência para recuperar o fôlego.

Parada para descanso na subida da trilha.

Parada para descanso na subida da trilha.

Na parte mais alta, a contemplação das flores da Chapada amenizava o esforço da caminhada. Esse período estava muito seco e havia a possibilidade de não haver água na Cachoeira da Fumaça.

Flores da Chapada

Flores da Chapada

Flores da Chapada

Flores da Chapada

Duas horas depois de iniciarmos a subida, chegamos na Cachoeira da Fumaça. O esforço foi intenso, mas valeu a pena. A vista que se tem do vale abaixo da Cachoeira da Fumaça é encantadora.

O vale da Cachoeira da Fumaça

O vale da Cachoeira da Fumaça

A Cachoeira da Fumaça, originalmente era chamada de Cachoeira Glass, em homenagem ao piloto americano que divulgou pela primeira vez a sua existência, na década de 70. Hoje é conhecida como a Cachoeira da Fumaça, pois de tão alta, ela evapora no ar. A cachoeira cai, mas não chega embaixo.

A Cachoeira Glass

A Cachoeira Glass

A Cachoeira da Fumaça possui aproximadamente 380m de altura. No seu topo é perigoso ficar em pé. Os guias nos orientam a deitar para observar a queda d’água. A sensação é uma mistura de emoções.

Somente deitado para ver a Cachoeira da Fumaça

Somente deitado para ver a Cachoeira da Fumaça

Depois de passarmos cerca de 1h observando a Cachoeira da Fumaça, pegamos o caminho de volta. A decida é tão difícil quanto a subida. O impacto da trilha acidentada nos joelhos e tornozelos é grande. Quando chegamos embaixo o corpo estava todo dolorido. Foram seis horas de dura caminhada.

A decida da trilha

A decida da trilha

Na decida a paisagem é marcada pela presença do Morrão, um “testemunho” geológico do trabalho de erosão que dominou a região da Chapada ao longo do tempo.

O Morrão se destaca na paisagem ao fundo.

O Morrão se destaca na paisagem ao fundo.

Seguimos para a Vila do Capão. A vila é um charme e a áurea alternativa está por toda a parte. Cidadãos do mundo inteiro vivem aí no Capão. Muitos prestam serviços e abriram negócios sustentáveis. Foi o caso do Suíço Thomas, que possui a mais famosa pizzaria do Capão. No cardápio a curiosidade é terem apenas dois sabores. A pizza salgada e a pizza doce.

A bucólica Vila do Capão.

A bucólica Vila do Capão.

Curtimos um pouco dos encantos do Vale do Capão e voltamos para Lençóis, pois amanhã tem mais trilhas e Chapada. À noite ficamos na beira da piscina do hotel, pois o corpo estava doído e não tivemos ânimo para o forró da praça.

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O VALE DO CAPÃO E A CACHOEIRA DA FUMAÇA

  1. lachicavegana disse:

    olá, como se chama essa comunidade vegan?! gratidão

  2. Pingback: O CÂNION DO ITAIMBEZINHO | Um Pouquinho de Cada Lugar - Joaquim Nery

  3. silver price disse:

    Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado . Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão . Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste ) e o Pico das Almas com 1.958 metros.

  4. Dione disse:

    nice, informative and educational post and the most interesting and informative post i’ve ever seen, so the post bookmarked my browser for futurehttp://www.oiemail.org

  5. Estela disse:

    when i come to your blog i always get interested on what you had written.http://www.cinemacuritiba.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s