FORTE AMBER – A FORÇA MUÇULMANA

08.03.2010

Saímos pela manhã para os passeios previstos no programa. Fizemos uma primeira parada para tirarmos fotos do Palácio dos Ventos, uma belíssima construção no centro da colorida cidade murada de Jaipur. o Palácio dos Ventos  (hawamahaae) fica no centro da cidade rosada de Jaipur. Possui 953 janelas, formando um mosaico especial. As janelas foram construídas para que as mulheres do harém do marajá Sawai Patrap Singh pudessem ver a rua sem serem vistas, ao mesmo tempo servem para arejar o interior do palácio.

A INCRÍVEL FACHADA DO PALÁCIO DOS VENTOS

AS JANELAS COLORIDAS DO PALÁCIO DOS VENTOS

Tivemos um primeiro contato com encantadores de serpentes que tocam flauta para as cobras najas. As cobras apesar de não ouvirem a música, seguem a flauta pela vibração do som e pelos movimentos do artista de rua, saindo do cesto onde se encontram. Muitas vezes eles passam urina de rato na flauta para que a cobra “procure a presa”.

ENCANTADORES DE SERPENTES NAS RUAS DE JAIPUR

O FORTE AMBER

Seguimos até o Forte Amber, o ponto alto do passeio a Jaipur. O Forte e Palácio de Amber fica a 11 km de Jaipur, nos arredores da cidade. Foi cidadela Kachhawaha até 1727, quando a capital passou para Jaipur. A fortaleza foi erguida em 1592 por Raja Man Singh I sobre as ruínas de um velho forte do século II.

FORTE AMBER SIMBOLO DA FORÇA MUÇULMANA

O acesso ao forte pode ser feito feito em elefantes. Era assim que acontecia desde o século XVI. São aproximadamente 150 animais subindo e descendo as ladeiras de acesso a todo momento. Esses animais são treinados para isso, muitas vezes sofrendo maus tratos intensos. Hoje em dia, esse tipo de atração turística vem sendo questionada e as agressões denunciadas. Quando fiz esse post originalmente, dei a ele uma outra redação, mas fui alertado por uma seguidora do blog e decidi mudar. Veja o vídeo abaixo.

Dentre os inúmeros aposentos desse forte gigantesco, destaca-se a sala dos cristais. Com apenas uma única vela refletida nos pequenos espelhos desse aposento, ele se transformava no céu estrelado.

A SALA DOS CRISTAIS

Todo um conjunto de muralhas acompanha as montanhas onde está instalado o Forte Amber.

JANELAS PARA VER E NÃO SER VISTO

Seguimos até uma cooperativa de tecidos, onde compramos algumas coisas e fomos até um antiquário espetacular, para comprar um Ganesha. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos. É o sábio e está presente em praticamente todas as casas e estabelecimentos comerciais da Índia. É o Deus mais popular. Filho de Lord Shiva e Parvati. Teve uma história trágica, pois depois de muitos anos de ausência, Shiva retorna a sua casa e foi impedido de entrar pelo filho (Ganesha), que não o reconheceu. Ao lutar com Ganesha, Shiva lhe cortou a cabeça por engano e depois substituiu por uma cabeça de elefante. Shiva também não tinha reconhecido Ganesha, seu filho e achava que era amante de Parvati.

GANESHA O SENHOR DAS SOLUÇÕES LÓGICAS

No caminho que leva ao Forte Amber  fica o Jal Mahal (Palácio de Água), situado no meio do lago Man Sagar, parece flutuar. Foi construído em meados do século XVIII por Madho Singh I. Paramos para almoçar na cidade, num restaurante simples.

Palácio da Água

O PALÁCIO DA CIDADE

À tarde começamos a visita pelo Palácio da Cidade, localizado no coração da cidade de Jaipur, abrigou os governos desde a primeira metade do século XVIII. O complexo amplo é uma sofisticada mistura da arquitetura rajput e mongul.

Um destaque especial para as portas trabalhadas em homenagem às estações do ano e para os dois gigantescos vasos de prata, que são considerados os maiores objetos de prata do mundo. Levaram a água sagrada do Ganges para a viagem que Madho Singh II fez a Londres em 1901.

Vasos de prata Diwan-i-Khas. Os maiores do mundo

JANTAR MANTAR

Seguimos para o Observatório Astronômico Jantar Mantar. Dos 5 observatórios construídos por Sawai Jai Singh II, esse é o maior e mais bem conservado. Ainda hoje é utilizado para prever aspectos meteorológicos, como a intensidade das chuvas e do calor. Excelente as explicações sobre a declinação do sol, estações do ano, latitudes, longitudes e relógios de sol.

Jantar Mantar. O maravilhoso observatório astronômico de Jaipur

Fomos até uma joalheria, sem nenhum destaque e para uma loja de pinturas, onde compramos algumas lembranças.

Depois seguimos para assistir ao espetáculo de luz e som no Forte Amber e voltamos cansados para jantar no hotel, no restaurante “Il Giardino”, Italiano, localizado nos jardins do hotel.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Índia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para FORTE AMBER – A FORÇA MUÇULMANA

  1. joaquimnery disse:

    Olá Milena,

    Obrigado pelo alerta. Assisti ao vídeo e fiquei bastante impactado. já mudei o texto. Fiz questão de mencionar o seu comentário e inseri o vídeo.

    Obrigado

    Joaquim Nery

  2. milena hudson disse:

    olá, pesquisando sobre a india achei seu post. Muito bom e muito completo, parabéns!! So queria fazer uma pequena observação.. Elefantes não são a única maneira de chegar ao forte, você pode chegar de carro, taxi, tuktuk ou a pé. Por favor não incentive esse tipo de passeio, esses elefantes passam por um processo de tortura HORRÍVEL antes de serem domesticados e colocados aí ou em outras atrações.

    por favor assista e não faça seus leitores fazerem parte deste tipo de turismo!
    obrigada ❤

  3. Juliana Vianna disse:

    Estou encantadíssima com o Palácio dos Ventos. “Fantártigo”!
    A janela “para ver sem ser visto” é o chamado “comungol” no Brasil, né? rs.
    Mas o que me chamou a atenção mesmo foi o lance dos encantadores de serpente. Eles existem mesmo e as najas também? Tudo bem que elas não ouvem a música e ainda são atraídas por urina de rato, mas isso não torna tudo menos encantador!

  4. Cati disse:

    As descrições estão ótimas, e as fotos, sem comentários!!
    Parabéns!

    Ah, como é andar de elefante? Confortável? rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s