VENEZA – LA SERENISSIMA

05.04.2009

Chegamos a Veneza pela manhã bem cedo. A chegada é encantadora. Quando entramos na laguna onde fica a cidade, avistamos a Praça São Marcos e o passar frenéticos dos barcos que entram e saem do Grande Canal.

Amanhecendo em Veneza

Veneza é, talvez a mais encantadora e enigmática cidade do mundo. Apesar de várias cidades se autodenominarem “Venezas”, nada se compara a ela (La Sereníssima).

A cidade foi construída sobre centenas de ilhotas e bancos de areia em antigos manguezais. A mais improvável construção urbana jamais feita pelo homem. São centenas de Palácios ao longo dos canais que cortam toda a cidade.

Uma cidade improvável

Veneza se tornou uma cidade importante no século X e durante muito tempo foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da Europa, portão de entrada do comércio que vinha do oriente.

Muito provavelmente a origem de Veneza está associada a grupos de refugiados de outras cidades italianas, que buscavam aqueles pântanos para fugir das invasões Bárbaras e Germânicas na Idade Média.

O MSC Música seguiu direto para o Porto. Aquele era o fim do cruzeiro. Sabíamos que o desembarque final era caótico. Como tínhamos um vôo para Paris no final da tarde, deixamos as malas no navio para serem retiradas pela tripulação e seguimos para a cidade, evitando assim o caos do desembarque conjunto.

Pegamos um “Vaporeto” para a Praça de São Marcos, que é o coração turístico da cidade. Os Vaporetos são barcos de passageiros que cortam os canais, fazendo rotas pelo Grande e pelo Pequeno Canal. A cada 200m aproximadamente param em margens alternadas dos canais e funcionam como transporte público de Veneza.

PRAÇA SÃO MARCOS – O CORAÇÃO DE VENEZA

Descemos na Praça de São Marcos e fomos bater perna pelas ruelas da cidade, matando a saudade recente, pois no ano anterior tínhamos ido a Veneza e fizemos uma maratona de visitações, pois estávamos com Kim, nosso filho que completava 15 anos e fomos apresentá-lo a algumas maravilhas européias.

Dessa vez fizemos apenas passear pela cidade sem entrar em nenhum monumento ou ponto de visitação. Revemos a Praça de São Marcos, a Ponte de Rialto, a Ponte dos Suspiros, o Palácio dos Doges, o Campanário e a beleza dos canais repletos de Gôndolas e outros barcos.

A PONTE DOS SUSPIROS CERCADA POR TAPUMES PROTEGENDO ÁREA EM REFORMA

A ponte dos Suspiros liga a antiga prisão anexa ao Palácio Ducale e o seu nome  deve-se ao fato de que os prisioneiros condenados à morte passavam por aí antes da execução e viam a área externa pela última vez. Diz-se que davam o último suspiro.

GÔNDOLAS DE VENEZA – UM DOS PRINCIPAIS SÍMBOLOS DA CIDADE.

BASÍLICA DE SÃO MARCOS

A Básilica de São Marcos é a mais famosa igreja de Veneza e um dos maiores exemplos da arquitetura bizantina que existe no mundo. Os principais destaques da Basílica são os mosaicos que decoram o seu interior e os Cavalos de São Marcos que ficam na parte frontal.

A PRAÇA DE SÃO MARCOS COM A BASÍLICA E O CAMPANÁRIO AO FUNDO

A Praça de São Marcos cercada de bares e restaurantes, fica sempre cheia de turistas que se deliciam com a fachada da Basílica, os pombos e seus vôos perigosos e com o Campanário que emoldura a Praça. Esta construção tem 98,6m de altura. É possível chegar ao alto de onde se tem uma vista maravilhosa de Veneza.

À tarde voltamos ao porto para pegar as malas e seguimos para o Aeroporto. O destino era Paris. A mais encantadora cidade do mundo. Oh! Eu disse isso sobre Veneza no início desse post. Tá bom, vale para as duas. É verdade para ambas.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália, Travessia do Atlântico e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s