LISBOA – CHIADO, BAIRRO ALTO E BAIRRO D’ALFAMA

23 de junho de 2006

Hoje seguimos para um tour mais completo em Lisboa. Começamos pelo Bairro Alto. Seguimos de Táxi até a Praça Luis de Camões e fomos andando pelas ruas desse bairro boêmio. Entramos no Largo do Chiado e passamos pelo Café A Brasileira, importante ponto de encontro de intelectuais; há muito tempo instalado aí. Na frente do café uma estátua de Fernando Pessoa testemunha a história de boemia do Chiado.

ESTÁTUA DE FERNANDO PESSOA. UM MARCO NA BOEMIA DO CHIADO

As ruínas da Igreja do Carmo estão ali para lembrar o terrível terremoto de 1755 que destruiu a cidade e em especial o Bairro Alto.

AS RUÍNAS DA IGREJA DO CARMO. SOBREVIVERAM AO TERREMOTO DE LISBOA DE 1755

Ao lado da igreja está o elevador Santa Justa de 1901 em estilo art nouveau que liga o Bairro Alto à Baixa.

ELEVADOR SANTA JUSTA, QUE LIGA O BAIRRO ALTO Á BAIXA

Continuamos caminhando pelo Bairro Alto, até as imediações do elevador da Glória, um teleférico que interliga o Bairro Alto à Baixa, que estava em manutenção. O jeito foi descer a ladeira íngreme a pé.

Chegamos à Baixa pela Praça dos Restauradores e seguimos em direção à Praça Rossio, a principal praça de Lisboa. O Centro da Cidade, onde tudo acontece. No centro da Praça uma estátua de D. Pedro IV, o nosso D. Pedro I.

PRAÇA DO ROSSIO COM A ESTÁTUA DE D. PEDRO IV (O NOSSO D. PEDRO I)

O piso da Praça é de pedra portuguesa, formando mosaicos que lembram um pouco os calçadões de Copacabana. A exposição “Cow Parade”, complementava o astral daquele dia.

A "COW PARADE" DE LISBOA, SOBRE AS PEDRAS PORTUGUESAS DO ROSSIO

Nos arredores do Rossio aparece ainda a Praça Filgueira e a Rua Augusta, importante rua comercial que liga o Rossio à Praça do Comércio.

ARCOS QUE CIRCUNDAM A PRAÇA DO COMÉRCIO

A partir da Praça do Comércio pegamos um táxi para o Castelo de São Jorge no alto da Alfama. Do Castelo de São Jorge, um antigo castelo mouro, se tem uma vista espetacular de Lisboa e do estuário do Rio Tejo. É um bom local para se passear.

VISTA DE LISBOA A PARTIR DO ALTO DO CASTELO DE SÃO JORGE

Dentro das muralhas do castelo existe um bairro com casas antigas que está integrado ao bairro D’Alfama, o mais antigo de Lisboa.

O CASTELO DE SÃO JORGE

Descemos caminhando pelas ruelas D’Alfama, passando por casas de fado e áreas pitorescas. As ruas estavam enfeitadas por causa da festa de São João que tinha acabado de acontecer.

AS RUAS ENFEITADAS DO BAIRRO D'ALFAMA

Quando retornamos à baixa pegamos um táxi até a estação de Santa Apolônia, onde fomos até a locadora para pegarmos o carro que iria nos acompanhar nesse giro a Portugal.

BONDE QUE LIGA O BAIRRO D'ALFAMA À PRAÇA DO COMÉRCIO

Pegamos um carro Mitsubishi Grandish na estação Santa Apolônia e seguimos para o Parque das Nações, o bairro mais moderno de Lisboa, que foi construído para sediar a Expo 98. De lá temos uma vista maravilhosa da Ponte Vasco da Gama.

OCEANÁRIO DE LISBOA

Passeamos de teleférico e visitamos o Oceanário, um dos maiores aquários do mundo. Retornamos a Lisboa e fomos jantar nas Docas, no restaurante Casa Santo (sem muito destaque, com exceção de um excelente atendimento das garçonetes brasileiras).

Esse post foi publicado em Portugal e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para LISBOA – CHIADO, BAIRRO ALTO E BAIRRO D’ALFAMA

1. Lourdes Dias disse:

Adoro ler todos os comentários que fazem. Aumentam nosso conhecimento. Estive aí em 2014. Amei.!!!

2. saulo leal disse:

Lindo demais…

3. Adorei tudo que li e vi sobre Lisboa. Em setembro irei visitar Portugal. Agradeço pela oportunidade.

4. Nelson disse:

Estive em Lisboa em 2013, adorei a capital portuguesa. O bairro de Alfama e muito romantico por sinal. Otimas casas onde se houve o canto de Fadas. As diversas igrejas formam um lindo cenario do bairro mais antigo de Lisboa. Nao pode deixar de elogiar a deliciosa bacalhoada no centro do Rossio. Vale a pena conhecer Lisboa

5. Helia disse:

Acabei de chegar de Lisboa. amei a cidade…

6. ana maria disse:

EM OUTUBRO DE 2010, ESTIVE EM LISBOA, FUI NO BAIXO CHIADO ACHEI A CIDADE FANTASTICA LINDA E MUITO ROMANTICA, TIREI LINDAS FOTOS INCLUSIVE NA ESTATUA DE FERNANDO PESSOA.

7. Ameiiii!!! Poxa, deu até saudade…
    O Bairro Alto lembra muito o Pelourinho…Se vê de tudo a noite…
    A praça do comércio é muito linda….
    E minha diverção no final de semana era ir ao Parque das Nações. (P.S: faltou a ft típica das bandeiras =] ) É muito massa o oceanário, ne?!?!