UMA EXPERIÊNCIA DE VAREJO EM NOVA YORK

O maior evento de varejo do planeta aconteceu em Nova York em Janeiro de 2011. A NRF (National Retail Federation) completou esse ano a sua centésima edição e reuniu mais de 20.000 pessoas do mundo inteiro para discutir as tendências do varejo mundial.

O evento aconteceu no Jacob K. Javits Convention Center durante 4 dias de palestras (as Super Sessions) sobre temas de interesse do varejo e uma grande feira de tecnologia em paralelo.

Os temas mais explorados nas palestras estiveram relacionados ao encantamento do cliente no ato da venda. A exigência do cliente para que as empresas tenham cada vez mais um viés de  sustentabilidade. Os investimentos em tecnologia para acompanhar a mobilidade e agilidade do cliente e as redes sociais como elemento de marketing cada vez mais intenso.

No primeiro dia do evento fizemos visitas técnicas a lojas que têm características diferenciais.

AS BONECAS DA THE AMERICAN GIRL

Começamos as visitas pela The American Girl. Uma loja encantadora que vende bonecas e tem a incrível capacidade de agregar valor ao produto. A loja é um grande espaço para brincar e isso fica evidente no olhar das crianças. Alem de comprar as bonecas, as crianças têm espaços de interatividade, o que torna o ato da compra uma experiência prazerosa para adultos também.

Existe na loja um salão de beleza para bonecas, onde a criança escolhe o corte de cabelo da boneca e uma bateria de cabeleireiras dão um show de atendimento. A criança pode escolher para a boneca um cabelo igual ao seu ou optar pelo cabelo do mês. Qualquer que seja a opção o preço é U$ 20,00.

SALÃO DE BELEZA PARA AS BONECAS

Uma outra opção é o restaurante feito para as bonecas e as suas donas, onde podem comemorar aniversário, convidar amigas, etc. Existe o pet shop para as bonecas e uma seção de roupas iguais para a boneca e sua dona.

RESTAURANTE PARA AS BONECAS E SUAS DONAS

A segunda visita foi a Little Miss Matched. Uma loja que vende meias, luvas e acessórios para adolescentes. A irreverência e o colorido são as características da loja, onde as meias não são vendidas em pares e sim em conjunto de Três, cada uma diferente da outra.

AS MEIAS DESCASADAS DA LITTLE MISS MATCHED

À tarde começamos as visitas pela Disney Store da Times Square. A loja faz a gente lembrar dos parques da Disney e o encantamento dos filmes e personagens estão por toda parte.

Na sequência das visitações fomos para o Meatpacking, um bairro que é a nova sensação de Nova York, com lojas muito bem montadas.

A primeira visita foi à loja Green Depot. A idéia dos organizadores do evento foi levar o grupo para uma experiência numa loja totalmente “verde”. A Green Depot é uma loja de materiais de construção onde todos os produtos são “ecologicamente corretos”. Só trabalha com material reciclado, tintas não tóxicas, etc.

Em seguida fomos à incrível loja da Hollister, que pertence ao mesmo grupo da Abercrombie & Fitch. A Hollister faz uma moda voltada para adolescentes mais jovens e também tem o poder de encantar. São três andares de loja escura, com uma decoração encantadora inspirada no espírito californiano de ser. Som alto, vendedores jovens. De repente você sai de um frio de -10 graus C e se depara com um casal de vendedores com roupa de banho.

Na Hollister existem grandes painéis que passam imagens ao vivo de uma praia na Califórnia para aumentar a sensação de vida californiana.

A próxima visita foi a uma loja sensacional: a All Saints. Nela as vitrines cederam espaço para máquinas de costura e toda a decoração da loja está associada a antigas fábricas de confecções. Vende produtos descolados.

ALL SAINTS - A VITRINE FOI SUBSTITUIDA POR MÁQUINAS DE COSTURA

Seguimos para a loja da Apple do Meatpacking, onde tivemos uma visita guiada com a gerente da loja. Na Apple o show está na interatividade com os clientes, que podem manusear como quiser os equipamentos. Acessam a internet, ouvem musicas, assistem filmes, passam e-mails. A loja funciona também como uma grande “lan hause”. Os vendedores atendem aos clientes em qualquer ponto da loja e ali mesmo fazem as vendas. Qualquer vendedor é um caixa e o seu Iphone é também uma máquina de cartão de crédito.

Fechamos o dia em uma visita ao Chelsea Marketing. Um pequeno centro de compras num antigo mercado de carnes do Chelsea. Visitamos a loja da Antopologie, com produtos bem transados.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para UMA EXPERIÊNCIA DE VAREJO EM NOVA YORK

  1. Admiro a sua vontade e alegria em buscar coisas novas p/ cativar seus clientes!!
    Tinha que ter redes sociais no meio tb, ne?? rsrs

    beijaooo, Quinho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s