A CIDADE DE DALI E OS TRÊS PAGODES

16.04 – Shaxi – Dali

Saímos de Shaxi para visitar os templos budistas de Shibaoshan Mountain, que ficam nas montanhas dos arredores da cidade. Pegamos mais uma vez uma estrada de montanhas até o local sagrado de  Shibaoshan. Um dos mais importantes pontos de peregrinação para os budistas nessa região.

COMPLEXO BUDISTA DE SHIBAOSHAN

São vários templos budistas escavados nas pedras. O conjunto fica pendurado na montanha, possui mais de mil anos e foi um dos poucos que não foram destruídos na época da Revolução Cultural do Mao Tsé Tung, quando houve uma perseguição direcionada a todos os tipos de religiões na China.

NOS TEMPLOS BUDISTAS DE SHIBAOSHAN EXISTEM DEZENAS DE ESCULTURAS COM MAIS DE MIL ANOS DE IDADE

Seguimos viagem para Dali que seria o nosso próximo destino.

MÉDICO DA MINORIA ÉTNICA BAI – ESPECIALISTA EM MEDICINA NATURAL

No caminho, já próximo a Dali, paramos para uma visita a uma vila da minoria Bai. Era dia de feira e a praça estava  lotada. Vende-se de tudo. As mulheres usam roupas bastante coloridas.

  

  

Na vila existem várias fábricas de roupa no estilo tie-dye, uma técnica de preparação de tecidos que consiste em amarrar e tingir, criando mosaicos interessantes. Essa técnica é típica do Povo Bai e dessa região.

MULHER BAI UTILIZANDO TÉCNICA PARA TIE-DYE

Aí se produz o índigo, planta que produz a cor azul, mais comum nos trabalhos de tie-dye. O índigo gera o tingimento mais comum às calças jeans. Visitamos uma fábrica de tie-dye e depois seguimos viagem para Dali.

ÍNDIGO – A PLANTA QUE DÁ COR AO JEANS

Os Bai se unificaram através do Reino Nanzhao, quando no século VIII, o príncipe Pileguo venceu os seus rivais convidando-os para um banquete e ateando fogo à tenda. Foi uma cilada fulminante. Fundou o reino Nanzhao, que teve Dali como a capital e comandou o comércio da rota sul da Seda, estendendo os seus domínios até a Birmânia e o Vietnam até o século XIII, quando foram derrotados pelo exército de Kublai Khan, que fundou a dinastia Yuan.

MULHER BAI

Antes de chegar a Dali paramos para visitar o conjunto dos Três Pagodes, o símbolo maior de Dali. O impressionante San Ta (Três Pagodes), é formado por três edifícios sagrados. O Pagode é uma torre construída para fins religiosos. Os budistas constroem pagodes próximo de templos.

OS TRÊS PAGODES – UMA CONSTRUÇÃO FANTÁSTICA QUE É O SÍMBOLO DE DALI

O maior possui uma base quadrada e 16 andares, com cerca de 70m de altura, é também o mais antigo, datado de aproximadamente 800 d.c., hoje não é mais permitido a visitação interna.

O MAIOR DOS TRÊS PAGODES – SOBREVIVEU A INÚMEROS TERREMOTOS

Os outros dois octogonais são do século XI e têm aproximadamente 42m de altura, possuem relicários e foram erguidos para apaziguar os fenômenos da naturais. Hoje esses dois prédios são inclinados, conseqüência de um grande terremoto na década de 20.

SAN TA – OS TRÊS PAGODES

No conjunto formado pelos três pagodes existem jardins lindíssimos e muito bem cuidados.

OS JARDINS DE SAN TA

Seguimos para Dali e ficamos hospedados no interior da cidade murada, no Landscape Hotel, de boa qualidade e muito bem localizado. O hotel é ambientado no estilo Bai. Paredes brancas com detalhes decorados em azul.

LANDSCAPE HOTEL – NO INTERIOR DA CIDADE MURADA DE DALI

Dali fica espremida entre a montanha Cang Shan e o lago Er Hai. A cidade atrai muitos visitantes, é cheia de alamedas estreitas e casas de pedra.

O CENTRO HISTÓRICO DE DALI

Saímos para jantar na Rua dos Estrangeiros (Huguo Lu), tomada de bares e restaurantes que servem comida ocidental: Pizzarias, cafeterias, etc.

A RUA DOS ESTRANGEIROS – COMIDA OCIDENTAL – SPAGHETTI E PIZZA A VONTADE

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em China e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A CIDADE DE DALI E OS TRÊS PAGODES

  1. Pingback: Tudo sobre o Pagode que faz parte da cultura milenar chinesa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s