VALE DOS VINHEDOS – OS VINHOS BRASILEIROS CADA VEZ MELHORES

A chuva não deu trégua. Tínhamos preparado um passeio aos Aparados da Serra para conhecer o Canyon do Itaimbezinho, mas o tempo não permitiu.

A solução foi fazermos no primeiro dia em Gramado o passeio para o Vale dos Vinhedos, a 120 Km de Gramado. O caminho é lindo, em cada povoado, uma igrejinha em estilo alemão, com uma torre central bem alta.

A DESCIDA DA SERRA EM DIREÇÃO AO VALE DOS VINHEDOS

Passamos por uma área de colonização alemã com inúmeras vilas charmosas. O principal destaque é a cidade de Nova Petrópolis. Centro de produção, de malharias.

MONUMENTO AOS IMIGRANTES EM NOVA PETRÓPOLIS

Seguimos até a cidade de Carlos Barbosa, A sede nacional da Tramontina. A empresa surgiu aí, há 100 anos atrás e hoje domina a cidade, como a principal geradora de emprego e de impulsão da economia.

LOJA DE QUEIJOS E SALAMES ARTESANAIS EM CARLOS BARBOSA

Depois de Carlos Barbosa seguimos caminho e chegamos ao Vale dos Vinhedos. Daí se segue até Garibaldi e Bento Gonçalves. Essa área foi de colonização italiana. No Rio Grande do Sul, os alemães ficaram nas planícies criando gado, enquanto que os italianos foram para as serras para produzir uva e vinhos.

PARREIRAL NO VALE DOS VINHEDOS

No Vale dos Vinhedos os parreirais dominam a paisagem. No inverno porém, estão secos e desfolhados. Almoçamos no vale, num bom restaurante familiar o Mama Gema. Inúmeras vinícolas se espalham or aí e algumas delas, hoje produzem vinhos com destaque mundial.

NO INVERNO AS PARREIRAS FICAM DESFOLHADAS

Hoje o turismo dos vinhos é forte na região e inclui visitas às vinícolas. Fomos a duas. A Lidio Carraro é uma vinícola pequena e muito charmosa. Eles têm duas áreas de produção de uvas. Uma na região do Vale dos Vinhedos e outra na região de Encruzilhada do Sul, além do paralelo 30º, uma área mais apropriada para a produção de uvas para vinhos.

SEDE DA VINÍCOLA LÍDIO CARRARO

Na Lidio Carraro participamos de uma degustação, com explicação sobre o plantio e cultivo de uvas para a fabricação de vinhos. Hoje eles possuem vários vinhos premiados internacionalmente e os destaques ficam para o Lidio Carraro Grande Vindima Quorum, o Grande Vindima Merlot e o Grande Vindima Tannat, uma uva que se adaptou muito bem ao Uruguai e tem na Lidio Carraro, uma das poucas experiências bem sucedidas do Brasil.

SELEÇÃO DE VINHOS DA LIDIO CARRARO

Seguimos para a Vinícola Miolo, que fica ao lado da Lidio Carraro. A Miolo é uma das maiores vinícolas brasileiras. Possui uma área de produção no Vale dos Vinhedos e outra na Região do São Francisco.

SEDE DA VINÍCOLA MIOLO

No Vale dos Vinhedos eles possuem uma superestrutura. Existem visitas guiadas pela área de produção, existem mini cursos para estimular o conhecimento sobre vinhos e depois, claro, a loja para a venda dos produtos.

FAZENDA DA MIOLO NO VALE DOS VINHEDOS

Aí também na Miolo existem vinhos premiados, de excelente qualidade. Os destaques ficam para o Lote 43 e para o Merlot Terroir, além do espumante Brut Milésime. Aí também é possível fazer a degustação.

Voltamos a Gramado e pegamos muita chuva na subida da serra.

À noite fomos ao restaurante Belle Du Valais, considerado o melhor suíço de Gramado. Pretendíamos comer um fondue. O restaurante foi uma decepção. Grande, tumultuado e com cheiro desagradável. Pareceu meio “turistão”.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Rio Grande do Sul e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para VALE DOS VINHEDOS – OS VINHOS BRASILEIROS CADA VEZ MELHORES

  1. joaquimnery disse:

    Valeu Giacomo. Boa dica. Excelente restaurante.

  2. Giacomo disse:

    Você não me pediu dicas. O La Caceria é excelente. Desde que abriu!

  3. Pingback: O ESPETÁCULO DAS HORTÊNSIAS NA SERRA GAÚCHA | Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery

  4. Pingback: NATIVITATEN – UM ESPETÁCULO DE ÁGUA E FOGO EM GRAMADO | Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery

  5. Claudinha Martins disse:

    Estou adorando as dicas!!! Anotando tudoooooo!!!

  6. joaquimnery disse:

    Olá Naia. Adorei as sua informações e vou editar o post para fazer as correções. Fiquei muito impactado com a região, pois tinha estado aí há 21 anos atrás e muita coisa mudou, sobretudo para melhor. Obrigado.

  7. Olá Joaquim!
    Muito lindas as fotos que fizeste do Vale dos Vinhedos!
    Moro no Vale então, sinto-me no direito de corrigir uma informação: O Vale dos Vinhedos não inicia em Carlos Barbosa. Na verdade, o Vale compreende parte de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul e é um roteiro de aproximadamente 30 km apenas. Algumas pessoas se confundem associando o Vale dos Vinhedos com toda a região da Serra Gaúcha, o que é errado!
    Apesar de Carlos Barbosa também ter parreirais, o Vale dos Vinhedos, conhecido internacionalmente pela qualidade de seus produtos, compreende as cidades anteriormente citadas apenas.
    Parece que não faz diferença, mas faz muita. Apenas leva o nome Vale dos Vinhedos (seja a empresa ou o no rótulo do vinho), o produto cuja qualidade é comprovada. É aquela questão do terroir, das características da terra em que é produzido. Existem outras regras ainda, como a porcentagem mínima de uva que deve ser produzida dentro desses 30 km e assim sucessivamente….

    Espero ter ajudado….
    Parabéns pelo blog!

  8. joaquimnery disse:

    ESTAVA SENTINDO FALTA DOS SEUS COMENTÁRIOS. QUE BOM QUE VOLTOU

  9. Cati Oliveira disse:

    Quinho, como sempre aprendo um pouco por aqui!! Mto bom o texto.
    beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s