OS TESOUROS DE GAUDÍ – A SAGRADA FAMÍLIA E O PARQUE GUELL

De todas as obras urbanas de Gaudí, a mais enigmática é a Catedral denominada de Sagrada Família. É o símbolo maior de Barcelona e a maior obra de Gaudí.

A SAGRADA FAMÍLIA

A construção começou em 1883 e não foi concluída até hoje, sendo que a obra somente foi interrompida durante a Guerra Civil Espanhola. Durante a construção, enquanto Gaudí ainda era vivo ele ia improvisando à medida que a Catedral ia ganhando forma.

A CATEDRAL AINDA EM OBRA, 130 ANOS DEPOIS

Gaudí viveu internado na obra da Catedral durante 16 anos. Quando morreu somente uma torre da Sagrada Família havia sido concluída. As outras torres foram sendo construídas seguindo o projeto original.

A NAVE CENTRAL DA SAGRADA FAMÍLIA DE BARCELONA

A parte mais completa da Catedral é a Fachada da Natividade, que foi concluída em 1904. O estilo é completamente diferente da fachada oposta (Fachada da Paixão).

FACHADA DA NATIVIDADE

Hoje a obra continua com recursos de doações dos fiéis. Dentre os destaques da Sagrada Família destaca-se a Fachada da Paixão, obra do artista Josep Maria Subirachs. As formas angulosas são impactantes e polêmicas.

A FACHADA DA PAIXÃO

  

  

Dentre as obras urbanas de Gaudí, o outro grande destaque fica para o Parque Guell, que é Patrimônio da Humanidade. É um parque de 20 ha, na propriedade da família Guell, que começou a ser edificado a partir de 1890.

O PARQUE GUELL

É a mais colorida obra de Gaudí. Foi inaugurado em 1922. O famoso Camaleão de Gaudí dá as boas vindas aos visitantes.

O CAMALEÃO DE GAUDÍ

Dentre os destaques do Parque Guell, a Sala das Cem Colunas impressiona. São 84 pilares tortos, com mosaicos coloridos de vidro e cerâmica no teto.

A SALA DAS CEM COLUNAS

Subindo uma escadaria lateral se chega à parte alta do parque, onde o destaque é a Grande Praça Circular, com um imenso balcão sinuoso , com mosaicos coloridos feitos por Josep Jujol, um dos principais colaboradores de Gaudí.

O BALCÃO DA GRANDE PRAÇA CIRCULAR

Na parte baixa aparecem os dois pavilhões feitos por Gaudí. Em um deles ele morou de 1906 a 1926.

   

A ESCADARIA PROJETADA NO VIDRO DA JANELA

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para OS TESOUROS DE GAUDÍ – A SAGRADA FAMÍLIA E O PARQUE GUELL

  1. Patrícia Cabral disse:

    Caro(a) Sr/Sra,

    Após ter encontrado o seu website, visto este ser muito bem classificado no Google, venho por este meio expressar-lhe o meu interesse numa possível colaboração relativamente a atracções turísticas em Barcelona.

    A nossa empresa, Ticketbar, é uma Agência de Bilhetes online que permite adquirir bilhetes sem fila para museus e atracções em Barcelona (ver: http://www.barcelona.ticketbar.eu) bem como em mais de 30 outras cidades de todo o mundo (ver : http://www.ticketbar.eu). Com os nossos bilhetes, os visitantes têm a possibilidade de evitar filas quando se dirigem a atracções como La Sagrada Familia ou Casa Mila.

    Se tiver interesse nesta parceria, poderá disfrutar de benefícios como :
    • Receber uma comissão por cada bilhete vendido que poderá ir até 8€ por bilhete ;
    • Ter a possibilidade de oferecer um serviço aos seus visitantes ;
    • Os seus visitantes poderão evitar filas e poupar muito tempo, o que poderá fazer com que se sintam motivados a realizar novas compras ;

    Para que consiga fornecer este serviço grátis aos seus visitantes apenas tem que integrar um link de afiliado (com o seu logo) como uma hiperligação no seu website.

    Caso esteja interessado na nossa proposta, por favor não hesite em contactar-nos, para que possamos dar-lhe mais informações quanto a comissões e integração.

    Ficarei a aguardar ansiosamente a vossa resposta.

    Com os melhores cumprimentos,

    Patrícia Cabral – Ticketbar

  2. dieta disse:

    Las proyecto con una torsion dando una tendencia ascendente a toda la fachada favorecida por multitud de ventanas que perforan la torre siguiendo formas . La obra que realizo Gaudi es decir la fachada del Nacimiento y la cripta ha sido incluida por la en el ano en el Sitio del .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s