OS OBELISCOS DE ISTAMBUL E O HIPÓDROMO DE CONSTANTINOPLA

Começamos a visita a Istambul pela área onde no passado estava situado o antigo hipódromo. Hoje se chama Praça Sultão Ahmet. O hipódromo não existe mais, porém a praça mantém o formato original e no local alguns monumentos espetaculares.

A praça do Hipódromo de Constantinopla

A praça do Hipódromo de Constantinopla

Constantino e os seus sucessores trouxeram para Istambul alguns monumentos exuberantes para melhorar a imagem da cidade. Dentre eles um obelisco do Templo de Karnak em Luxor no Egito, datado de 1490a.c.,  que foi trazido para Istambul pelo Imperador Teodósio no ano de 390. O obelisco, para ser transportado até Constantinopla, teve que ser dividido em três parte, hoje só existe a parte mais alta, sobre um bloco de mármore e muito bem conservada.

O Obelisco do Templo de Karnak

O Obelisco do Templo de Karnak

No século X o Imperador Constantino VII construiu um outro obelisco, originalmente coberto por placas de bronze dourado, mas que foi bastante danificado, na época das cruzadas. Hoje, os blocos de pedra da sua construção estão aparentes.

O Obelisco de Constantino Vii

O Obelisco de Constantino VII

Ainda na Praça do hipódromo aparece a Coluna Serpentina, trazida da Grécia, onde tinha sido construída para celebrar a vitória dos Gregos sobre os Persas, durante as Guerras Médicas. No século V, Constantino trouxe a Coluna Serpentina do Templo de Apolo em Delfos até Constantinopla. A Coluna Serpentina fazia parte de um monumento maior, chamado de Trípode de Plateias. Hoje só resta a coluna.

A Coluna Serpentina

A Coluna Serpentina

Numa outra extremidade do antigo hipódromo aparece a Fonte Alemã. Uma construção octogonal abobadada de estilo neo-bizantino, que foi construída pelo governo alemão para comemorar a visita do Imperador Alemão a Istambul em 1900.

A Fonte Alemã completa o conjunto do Hipódromo de Constantinopla

A Fonte Alemã completa o conjunto do Hipódromo de Constantinopla

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Turquia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para OS OBELISCOS DE ISTAMBUL E O HIPÓDROMO DE CONSTANTINOPLA

  1. Sugel disse:

    É feito de granito rosa e pesa cerca de 300 toneladas. No entanto o original tinha 32.5 metros de altura, tendo sido cortado 40% da base para transporte. Tem atualmente 20 metros. Nos quatro lados do obelisco, os hieróglifos egípcios descrevem os atos de braveza do faraó Tutmes. No topo, o deus Amon e o faraó foram representados dando as mãos. O falcão-Horus simboliza o início do texto. Algumas figuras humanas foram destruídas e alguns textos cortados do centro. A razão pela qual a base do obelisco não é direita deve-se aos quatro pés de bronze situado debaixo. Jogos de água eram aqui realizados nos canais de água junto aos pés. No final da estrutura há uma base de mármore construída em 389. Nos quatro lados da base, cenas das atividades realizadas no hipódromo. Alguns relevos foram gravados nas bases de mármore, tais como, o camarote do imperador, o obelisco a ser erguido, danças que antecediam as corridas, corridas de cavalos, e o imperador presente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s