AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA

O dia fica longo quando acordamos muito cedo, e foi isso que aconteceu. Quando terminamos o voo de balão, continuamos visitando a região. Agora fomos ver de perto o que tínhamos visto lá de cima.

As Chaminés de Fadas

As Chaminés de Fadas

A primeira parada foi na região das Chaminés de Fadas. São formações geológicas incríveis, que foram moldadas ao longo do tempo geológico, pelos ventos e pela água das chuvas. No alto das colunas aparecem resíduos basálticos das antigas erupções vulcânicas que existiram na região.

Chaminés de Fadas

Chaminés de Fadas

     

De perto, as formações geológicas são tão impressionantes quanto do alto, mas o que mais impressiona mesmo são as formações das cidades cavadas na rocha. As rochas da região, com predominância de calcário, são muito macias, o que possibilitou aos povos antigos que habitaram a região, a escavação de casas e cavernas na rocha, ao invés de construírem habitações verticais. A sensação é que estamos na cidade dos Flintstones.

As casas escavadas nas rochas

As casas escavadas nas rochas

Nas cidades cavadas na rocha aparecem igrejas, com belos afrescos que foram desenhados na época em que a região foi ocupada pelos cristãos.

Igrejas cavadas nas rochas

Igrejas cavadas nas rochas

Nos primeiros anos da era cristã, a Capadócia foi um local, onde a religião sofreu uma rápida expansão. São Paulo esteve aí por duas vezes, a Capadócia é conhecida como a terra de São Jorge.

Igrejas cavadas nas rochas

Igrejas cavadas nas rochas

As cidades subterrâneas eram usadas pelos cristãos como refúgio e proteção contra os seus inimigos. Algumas delas possuíam vários andares de subsolo e um intrínseco sistema de defesa, que permitia fechar partes das casas subterrâneas para permitir a fuga dos seus moradores se fosse necessário.

As casas subterrâneas serviram de esconderijo para os cristãos

As casas subterrâneas serviram de esconderijo para os cristãos

Na cidade subterrânea de Derinkoyu, uma das 35 que existem na região, as cavernas são interligadas e comunidades inteiras viviam aí. Existem quartos, salas, igrejas e outros cômodos, todos debaixo da terra e sem nenhum acesso à luz do sol.

As casas subterrâneas

As casas subterrâneas

O maior conjunto de casas escavadas na rocha fica no Parque Nacional de Göreme, uma das principais bases para a exploração da Capadócia, onde existem exemplos espetaculares e é possível encontrar até mesmo hotéis funcionando nessas casas.

Varanda de hotel escavado na rocha

Varanda de hotel escavado na rocha

Saímos das cidades escavadas nas rochas e fomos até um centro de criação de bicho-da-seda e produção de tecido, onde acompanhamos o trabalho artesanal de produção.

Casulos do bicho-da-seda

Casulos do bicho-da-seda

   

À noite fomos a um show com danças típicas dos dervixes e dança do ventre. O curioso do show foi que a dançarina principal que encanta os turistas com uma dança sensual e excelente performance era brasileira e baiana.

A baiana deu um show na dança do ventre

A baiana deu um show na dança do ventre

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Turquia e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para AS CIDADES SUBTERRÂNEAS DA CAPADÓCIA

  1. joaquimnery disse:

    Obrigado a você pelas palavras carinhosas. Continue acompanhando o blog. Estamos colocando alguns posts sobre uma viagem que fizemos à Grécia. Acho que você vai gostar.

  2. Tem momentos em que a internet nos causa emoção com tantos artigos importantes, e que podemos percorrer o mundo sem sair de casa. Parabéns para todos que publicam estas maravilhas.
    Obrigada autor

  3. joaquimnery disse:

    Gabi. Li o post e adorei. Deixei um comentário por lá. Vou indicar o seu blog. Tenho acompanhado o http://www.bowmix.com e está muito bom.

  4. Gabi disse:

    Oi Tio!! Adorei os últimos posts!! Fiz um no meu blog indicando o seu… Depois dê uma olhada no http://www.bowlmix.com. Vou acrescentar o seu na minha lista de blogs!! Beijos, Gabi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s