ANKARA – A CIDADE DE ATATÜRK

Saímos  de Ürgüp na Capadócia e pegamos a estrada em direção a Ankara, a capital da Turquia. No caminho, fizemos uma primeira parada numa antiga estalagem de camelos.

Antiga estalagem de camelos na Rota da Seda

Antiga estalagem de camelos na Rota da Seda

A Turquia fica numa área estratégica de localização entre o Oriente e o Ocidente. Era, portanto uma das principais passagens da Rota da Seda, que fazia o comércio desde a China até a Europa. No caminho existiam muitas paradas para os viajantes. Essa paradas eram estalagens para pessoas e camelos. Paramos em uma delas e a sensação de estarmos numa construção com mais de mil anos era maravilhosa.

Aqui os viajantes descansavam

Aqui os viajantes descansavam

Depois da visita seguimos viagem. No caminho para Ankara passamos pelo Lago Tuz. O segundo maior lago da Turquia e que no verão seca totalmente, deixando uma espessa camada de 30 cm de sal sobre a superfície. No inverno, a água volta ao lago e dissolve parte do sal. O resultado é um dos lagos mais salgados do mundo.

O Lago Tuz - Um lago de sal

O Lago Tuz - Um lago de sal

Chegamos a Ankara, a segunda maior cidade da Turquia e a sua capital. A cidade possui aproximadamente 5 milhões de habitantes (2010). Fica na região da Anatólia Central e é um importante entroncamento de rodovias e ferrovias, o que resulta numa localização estratégica e a torna um grande centro comercial para a Turquia.

Estátua Hitita na entrada do Museu das Civilizações da Anatólia em Ankara

Estátua Hitita na entrada do Museu das Civilizações da Anatólia em Ankara

A colocação de Ankara como a capital da Turquia, veio com a formação do país, no início do século XX e com o desejo de Mustafa Kemal, o Atatürk, principal líder da história moderna da Turquia e fundador da República da Turquia.

Bandeira da República da Turquia

Bandeira da República da Turquia

Mustafa Kemal, recebeu a denominação de Atatürk, Pai dos Turcos, ao fundar a República da Turquia em 1923, após a Guerra Civil. Dentre os feitos de Atatürk está o fato de ter criado uma república laica, onde a religião muçulmana perdeu o poder e passou a não mais influenciar o Estado.

Mausoléu de Atatürk em Ancara

Mausoléu de Atatürk em Ancara

Mudou a escrita para o alfabeto greco-romano, proibiu o uso da burca em ambientes públicos e valorizou a participação da mulher na sociedade. Atatürk se transformou no mais querido herói da história recente da Turquia. O maior monumento de Ankara é o Mausoléu de Atatürk.

A Tumba de Atatürk

A Tumba de Atatürk

O Mausoléu é gigantesco. Para chegar até ele passamos por uma grande passarela, com jardins muito bem cuidados e guardados por estátuas de leões dos dois lados.

A passarela de acesso ao Mausoléu de Atatürk

A passarela de acesso ao Mausoléu de Atatürk

Na frente do Mausoléu existe uma grande praça, onde todas as dimensões são superlativadas. No interior do Mausoléu, um museu ajuda a compreender um pouco mais da história da Turquia.

A Grande Praça em frente ao Mausoléu de Atatürk

A Grande Praça em frente ao Mausoléu de Atatürk

As três forças armadas guardam o Mausoléu e um lindo mapa da Turquia feito de flores vermelhas e brancas fica ao lado.  Muito bem cuidado.

O mapa da Turquia

O mapa da Turquia

Ankara é uma cidade moderna, possui várias universidades e museus. Um dos destaques fica para o Museu das Civilizações da Anatólia, um dos mais importantes do país. O museu possui esculturas hititas e um acervo de várias civilizações que ocuparam a região da Anatólia ao longo da história e da pré-história.

O Museu das Civilizações da Anatólia

O Museu das Civilizações da Anatólia

Está organizado de forma cronológica e possui peças do período Paleolítico, Neolítico, Idade do Bronze e das civilizações Assírias, Hititas, etc.

Reconstituição de um cômodo do VI milênio a.c. da cidade de Çatalhöyük, uma das mais antigas do mundo.

Reconstituição de um cômodo do VI milênio a.c. da cidade de Çatalhöyük, uma das mais antigas do mundo.

Estátua da Deusa Mãe - VI milênio a.c. achada em Çatalhöyük

Estátua da Deusa Mãe - VI milênio a.c. achada em Çatalhöyük

   

   

PEÇAS ASSÍRIAS E HITITAS

Após a visita ao museu, seguimos para o aeroporto onde pegamos um voo para Istambul.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Turquia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para ANKARA – A CIDADE DE ATATÜRK

  1. Anônimo disse:

    Grande herói e exemplo para a humanidade: À Ataturk nosso grande respeito !

  2. Pingback: Histórias da Luiza: Ancara | Revista Inspired

  3. las artes disse:

    Para alcançar um padrão moderno de uma nação e da sociedade, era necessário separar religião e assuntos do Estado, e proporcionar a liberdade de consciência e de cren ça dos indivíduos. Por isso, foi abolida a Lei Xaria e as Fundações de Caridade, e estas foram substituídas pela Presidência dos Assuntos Religiosos e a Direção das Fundações, todas estabelecidas e anexadas ao gabinete do Primeiro Ministro. A adoção da lei sobre a unificação do ensino permitiu a abolição das escolas religiosas e a unificação de todos os estabelecimentos escolares ao Ministério da Educação Nacional. Por outro lado, a lei sobre a organização judiciária foi uma ocasião para substituir os tribunais islâmicos por tribunais seculares. A lei sobre o uso do chapéu, adotada no dia 25 de novembro de 1925, proibiu o uso do turbã e impôs o chapéu como uso nacional. No dia 30 de novembro de 1925 os conventos e os mausoléus foram fechados e os títulos honorários religiosos proibidos. O dia 26 de dezembro de 1925, marca a adoção do calendário e do sistema de horário internacional. No dia 17 de fevereiro de 1926, foi adotado o “Código Civil Turco” que substituiu o Medjel e o direito do otomano. Paralelamente, a lei sobre as obrigações, o Código Penal e as leis comerciais foram revisadas conforme os princípios contemporâneos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s