A ILHA DE DELOS E O SANTUÁRIO DE APOLO

Após uma noite inteira de navegação pelo Mar Egeu chegamos ao Arquipélago das Cíclades. Esse conjunto de ilhas é o mais visitado das Ilhas Gregas. O seu nome deriva de “Kyklos”, que significa círculo, pelo fato de as ilhas formarem um círculo ao redor da Ilha de Delos, a ilha sagrada de Apolo.

Delos, a ilha sagrada de Apolo

Delos, a ilha sagrada de Apolo

As Cíclades são formadas por ilhas com casas brancas, cidadezinhas de ruas estreitas, igrejas com domos azuis e praias maravilhosas. A primeira ilha em que paramos foi Mykonos, porém antes de visita-la, pegamos um outro barco, menor, e seguimos para a Ilha de Delos.

As casas brancas de Mykonos

As casas brancas de Mykonos

O mar estava agitado e apesar das ilhas ficarem próximas (Mykonos e Delos), a travessia foi difícil, mas valeu muito a pena. Delos foi a nossa primeira visita nas Ilhas Gregas.

Barco de pescador na Ilha de Delos

Barco de pescador na Ilha de Delos

A chegada impressiona, pois temos a plena convicção do caldeirão cultural que nos espera na Grécia. Delos é uma ilha desabitada, mas o impressionante parque arqueológico da ilha, deixa claro que no passado a convivência humana por ali era intensa.

As ruinas de Delos mostram o passado de uma cidade vibrante

As ruinas de Delos mostram o passado de uma cidade vibrante

Delos é um dos mais impressionantes parques arqueológicos da Grécia. A ilha começou a ser ocupada pelos Jônicos nos anos 1.000 a.c.. Os Jônicos introduziram na ilha o culto a Apolo.

O Templo de Apolo

O Templo de Apolo

Segundo a mitologia grega, Apolo nasceu em Delos. Na ilha existia no passado o Festival de Delia, com jogos e música em homenagem ao Deus Grego. O teatro era muito apreciado em Delos.

O Bairro do Teatro

O Bairro do Teatro

Mais tarde Delos se tornou um grande centro religioso, local de peregrinação e empório comercial. Hoje a ilha não é habitada e se transformou num grande museu a céu aberto. O Parque Arqueológico possui inúmeras ruínas de mármore, ainda bem preservadas.

Colunas Jônicas de mármore

Colunas Jônicas de mármore

Dentre os destaque da Ilha de Delos, o Terraço dos Leões chama a atenção. Originalmente eram nove leões que guardavam e protegiam o Lago Sagrado onde nasceu Apolo e que hoje está seco. Restam cinco. Os Leões foram esculpidos em mármore. Os que hoje estão na ilha são réplicas.

O Terraço dos Leões

O Terraço dos Leões

Outro destaque fica para o Santuário de Dionísio, o Deus do Teatro, onde aparecem vestígios de monumentos fálicos que datam de 300 a.c.

Monumento fálico do Santuário de Dionisio

Monumento fálico do Santuário de Dionisio

No Bairro do Teatro existem casas em bom estado de conservação, algumas delas com mosaicos maravilhosos. Na época helenística e romana, os ricos construíam casas por aí para ficarem mais próximos do teatro.

Mosaico preservado no Bairro do Teatro

Mosaico preservado no Bairro do Teatro

O Teatro de Delos conseguia abrigar 5.000 pessoas, como muitos dos teatros greco-romanos, ficava num anfiteatro natural e tomava partido do formato do terreno.

Teatro de Delos

Teatro de Delos

A água da chuva que escorria pelas pedras do Teatro era acumulada numa grande cisterna onde era  armazenada, e abastecia toda a cidade, através de uma rede de circulação hidráulica.

A Grande Cisterna de Delos

A Grande Cisterna de Delos

Na saída passamos pela Casa de Dionísio.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Grécia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para A ILHA DE DELOS E O SANTUÁRIO DE APOLO

  1. Anônimo disse:

    LINDO ME AJUDOU NO TRABALHO DE URBANISMO TE AMO

  2. Lindo, maravilhoso, eu sou louca pela cultura da Grécia. Desde pequena eu lia sobre a Mitologia Grega. Deus há de permitir que um dia eu possa ir até lá.

  3. As Cicladis são um grupo de ilhas no mar Egeu, que na verdade são os picos de montanhas submersas. Seu nome se origina do fato de que todas as ilhas formam um círculo ao redor de Delos, a ilha sagrada dos antigos gregos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s