A ILHA DE CRETA E O PALÁCIO DE KNOSSOS

Saímos de Rodes e seguimos para o sul em direção a Creta. A Ilha de Creta é montanhosa e fica na porção mais meridional dos arquipélagos gregos. As montanhas dividem a ilha ao meio, na sua porção longitudinal. A ilha é grande, possui 250 km na sua parte mais larga, é a maior das ilhas gregas. A parte norte é mais animada e possui vários balneários com uma boa infraestrutura turística. A capital da ilha é Heráklion. É daí que saem os passeios para a maior atração da ilha, o Palácio de Knossos.

Fonte bembo em Heráklion

Fonte bembo em Heráklion

O Palácio de Knossos foi erguido por volta de 1900 a.c. Mais tarde foi destruído por um terremoto e reerguido em 1700 a.c. as ruínas existentes hoje datam dessa segunda construção. Knossos era o maior e mais sofisticado dos Palácios de Creta. Possuía mais de 1.000 cômodos.

Vista do Palácio de Knossos

Vista do Palácio de Knossos

O Palácio de Knossos foi o centro político da civilização minoica. O Palácio foi restaurado de forma “livre”e polêmica pelo inglês Arthur Evans entre 1900 e 1929. A restauração dá ao visitante uma boa ideia de como era a vida em Creta na época minoica.

Afrescos restaurados do Palácio de Knossos

Afrescos restaurados do Palácio de Knossos

Logo na entrada para visitantes do Palácio de Knossos existe uma parreira milenar que ilustra a riqueza histórica do local.

Parreiral milenar na entrada do Palácio de Knossos.

Parreiral milenar na entrada do Palácio de Knossos.

A entrada principal do palácio era através de um monumental portão com  colunas, decorado com uma réplica do Portador da Taça, um afresco que fazia parte do conjunto chamado de Corredor da Procissão. No corredor existem afrescos que refletem uma procissão religiosa.

Portão principal, com o Portador da Taça no Corredor da Procissão.

Portão principal, com o Portador da Taça no Corredor da Procissão.

Outra relíquia de valor histórico gigantesco é o Afresco do Rei Sacerdote, também conhecido como O Príncipe dos Lírios, que também faz parte do Corredor da Procissão. Mostra uma figura usando uma coroa de lírios e plumas.

O Príncipe dos Lírios no Corredor das Procissões

O Príncipe dos Lírios no Corredor das Procissões

Na fachada sul aparece o Chifre da Consagração. É um símbolo do Touro Sagrado. Acredita-se que tenha adornado a parte superior do Palácio.

O Chifre da Consagração

O Chifre da Consagração

Em vários lugares do Palácio, encontramos os Pithoi Gigantes, grandes jarros de cerâmica utilizados para armazenagem dos suprimentos do Palácio.

Os Pithoi Gigantes, para armazenagem de suprimentos

Os Pithoi Gigantes, para armazenagem de suprimentos

A entrada norte do Palácio está decorada com o magnífico afresco do Touro Atacando.

O Touro Atacando, um dos mais famosos afrescos de Knossos

O Touro Atacando, um dos mais famosos afrescos de Knossos

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Grécia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A ILHA DE CRETA E O PALÁCIO DE KNOSSOS

  1. iris cristina disse:

    adorei esse texto muitolegal bastante conteudo…

  2. Obrigada. Aguardamos vc nos lençóis maranhenses.

  3. * Luaninha * disse:

    Nossa , muito obrigada , me ajudou bastante !

  4. joaquimnery disse:

    Olá Agar,
    Você vai amar a viagem. Istambul é uma cidade mágica e o complemento com as ilhas gregas é perfeito. O melhor a fazer é adquirir um opcional no próprio navio (eles vendem várias opções), ou logo no desembarque alugar um carro diretamente para o Palácio de Knossos, que é maior opção da Ilha de Creta. Creta é uma ilha muito grande e para não perder tempo, vá direto ao alvo. Na volta da visita ao Palácio de Knossos você pode passear um pouco pela parte mais histórica de Heráklion. No blog existem outros posts sobre Istambul e sobre as Ilhas gregas. Consulte na primeira página do blog, a opção Turquia e a opção Grécia. http://www.blogdonery.com.br .
    Conhecer os Lençóis Maranhenses é um sonho que em breve estarei tornando realidade.
    Um abraço,

    Nery

    Um

  5. Joaquim, tenho 60 anos, casei-me com 16 anos e vivo com o mesmo marido até hoje, como vc sou formada em Geografia pela UFMA. O destino porém quis que eu seguisse a carreira Técnica (concursada) da Secretária de Estado da Fazenda, mas o meu estágio curricular numa escola pública foi encantador, foi naquela época que estudando para dar aulas que comecei a sonhar com alguns lugares, na época, quase impossível pensar em atravessar o Atlântico, entretanto, já fui 3 vezes a Europa e agora em outubro farei a viagem dos meus sonhos, irei para Istambul e de lá pegarei um cruzeiro para Atenas conhecendo algumas ilhas gregas e Creta é uma delas. O navio chega 8 h e sai 17 horas, nessas horas oriente-me o que fazer para aproveitar melhor a minha estadia em Creta. Quero também lhe dizer que tenho uma Pousada em Barreirinhas-Ma, portal de entrada dos Lençóis Maranhenses e se vc ainda não conhece este paraíso precisa conhecer, até porque não é só com os Lençóis que o turista se encanta, o Rio Preguiças é único, é lindo, as suas margens são adornadas por lindos buritizais, sem falar nos lençóis de areias ao longo do seu percurso, princpalmente próximo a sua foz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s