SANTORINI – A MAIS CHARMOSA DAS ILHAS GREGAS

Quando saímos de Creta, tínhamos Santorini como o próximo destino. Voltamos ao arquipélago das Ilhas Cíclades, onde fica Santorini e ficamos ansiosos para chegar àquela que é a mais charmosa das Ilhas Gregas.

Muita emoção na chegada a Santorini

Muita emoção na chegada a Santorini

Santorini é uma ilha vulcânica. Foi ocupada pela civilização minóica e possui uma história humana e geológica enigmática. Aqueles que acreditam na Civilização antiga de Atlântida, acham que pode ter sido em Santorini.

A Atlântida pode ter sido aqui.

A Atlântida pode ter sido aqui.

A ilha foi totalmente destruída numa erupção fantástica no ano de 1450 a.c. Uma ilha montanhosa ficou resumida a uma meia-lua, que na realidade corresponde hoje à borda da cratera vulcânica. A cratera hoje, é uma grande baía nos entornos da ilha.

A grande cratera do Vulcão Santorini

A grande cratera do Vulcão Santorini

Nessa região sul do Mar Egeu existem muitos vulcões. Santorini é um desses. A erupção explodiu a ilha ao meio. O tsunami que se formou como consequência dessa erupção destruiu muitas das cidades minoicas de Creta. Ainda hoje, algumas das ilhas de Santorini são vulcões ativos.

Encostas vulcânicas em Santorini

Encostas vulcânicas em Santorini

As vilas são maravilhosas, formadas por casas brancas, uma característica das Cíclades, ficam penduradas nas encostas e nos penhascos vulcânicos.

A cidade na encosta do penhasco

A cidade na encosta do penhasco

Firá é a capital da ilha, fica pendurada no penhasco, voltada para a cratera vulcânica. Foi devastada por um terremoto em 1956 e depois reconstruída. A cidade é charmosa, possui várias igrejas com domos arredondados e pitados de azul, que se destacam na imensidão de casas brancas.

Os Domos Azuis, o símbolo maior de Firá

Os Domos Azuis, o símbolo maior de Firá

Muitos dos terraços das casas foram transformados em hotéis, bares e restaurantes, com localização privilegiada na borda da cratera. Daí se tem belas vistas do conjunto.

Belas vistas dos terraços de Santorini.

Belas vistas dos terraços de Santorini.

Lá embaixo do penhasco está o pequeno porto de Skala Firá, ligado a Firá por um teleférico. O acesso também pode ser feito por mulas. São centenas e não é uma boa opção, a não ser que você queira viver algumas emoções. As mulas se chocam umas nas outras e você fica com a sensação de que vai ser atropelado a qualquer momento.

Centenas de mulas podem ser usadas para chegar ao porto.

Centenas de mulas podem ser usadas para chegar ao porto.

A rua mais movimentada de Firá é Angíou Miná, passa pela borda da cratera e leva à igreja do mesmo nome, que é o símbolo maior de Santorini. A igreja de Angíou Miná foi construída no século XVIII, possui um campanário branco, com domo azul.

Igreja de Angíou Miná

Igreja de Angíou Miná

Um labirinto e ruelas e ladeiras compõem o conjunto de Santorini. A ilha vive fundamentalmente do turismo e é um dos locais mais visitados no conjunto das Ilhas Gregas.

Os labirintos de Santorini

Os labirintos de Santorini

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Grécia e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para SANTORINI – A MAIS CHARMOSA DAS ILHAS GREGAS

  1. Edvar Pereira do Nascimento disse:

    Não vijo a hora de me deliciar com tanta BELEZA em excesso. Um grande sonho e desejo!!!!

  2. Marli dos Santos disse:

    SANTORINI é simplesmente MÁGICO! Estive lá recentemente e realizei um Sonho Antigo-chegar nessa Ilha de Sonhos!!!!! Não tenho palavras! Tem que se chegar lá e sentir aquele êxtase/ Nirvana!!!!!

  3. Luiz lima /. Rio de Janeiro disse:

    É um paraíso dos Deuses com muita energia positiva.

  4. Anônimo disse:

    Santorini é uma ilha cheia de energia positiva é linda e maravilhosa.

  5. karmo mesquita disse:

    Além da beleza fascinante, salta aos olhos a criatividade e inteligência humana… com o minino, se fez o máximo. Parabéns à genialidade humana!

  6. Pingback: Pintura de casas | Santo Pedreiro

  7. artgo9 disse:

    Gostei muito de conhecer a Grécia! Pela Historia pela Mitologia. Mas muito calor….E sou do Ne. Ponto negativo; os gregos são grossos e não tratam bem os turistas.

  8. Anônimo disse:

    Estive recentemente em Santorine de Navio e fiquei impressionada pela beleza.Tudo é lindo e diferente .

  9. Anônimo disse:

    A ilha de Santorini é liiiiiiinda e parece algo mágico, fiquei encantada qd lá estive, maravilhosa amei!

  10. Anônimo disse:

    Concordo com tudo que ja foi descrito aqui, porque já visitei este fascinante pais! A Grecia!!

  11. Rosa Maria (COIMBRA - PORTUGAL disse:

    Neste momento encontro me em Santorini, de facto vale a pena visitar fiquei encantada com cada casinha que no seu todo formam um todo indescritivel!! Tambem gostei de Atenas, mas as ilhas com o seu por de sol e tambem o local onde estou e de facto fascinante. Recomendo a quem de facto goste de historia vale a pena visitar os museus em ATENAS.

  12. Daniela Santos Mascarenhos disse:

    Eu amei ver tudo isso ao vivo depois de lê o que você disse sobre essa ilha fiquei com uma curiosidade descomunal e então pedi para que viaja-semos até essa ilha e me encantei com o lugar!!! Amei ainda mais Atenas que me lembra aminha Deusa favorita!!!

  13. Anônimo disse:

    Maria Jo´se Bruno de Montes Claros MG. Conheci a Ilha de Santorine em outubro de 2013 ,é indescritivel é uma beleza impar, Mikonos tambem é linda. Amei tambem Atenas,enfim toda a GRécia vale a pena conhecer.

  14. Anônimo disse:

    MARA BRUNO MONTES CLAROS MG Ilha de Santorine, simpresmente maravilhoso ,indescritivel, pretendo voltar em breve , amei a cidade de Atenas tambem.. MIKONOS é outra maravilha.

  15. Alexandre Gavienas - Salvador - Bahia - Brasil disse:

    Realmente linda… Majestosas… Fiquei no Hotel El Greco e foi formidável… Aluguei um carro e conheci toda a ilha… Fui até a Caldeira com o Por do Sol… Fantástica… Julho de 2013…

  16. Leila Marta de Castro Castro Carvalho disse:

    Muitos desejam conhecer as ilhas Gregas, era também o meu desejo! Criei muita expectativa e me decepcionei! Santorini, a que eu mais desejava, foi a minha maior frustração! De todas, elejo Mikonos a melhor! Provavelmente, nào voltaria! Amei a acolhida dos Atenienses!!!

  17. MARIA DEFátima de almeida gagliano disse:

    Era um grande sonho conhecer a Grécia e algumas de suas ilhas. Cheguei a visitar, em passeio de um dia: Hydra, Poros e Egina. Mas, o encantamento ficou por conta de Mykonos e SANTORINI que é simplesmente indescritível. É olhar para o UNIVERSO e pensar no Divino. Precisei ver, “com os meus próprios olhos” (as aspas ficam por conta da redundância) para acreditar que existe um lugar no mundo: ÍMPAR, LINDO, MARAVILHOSO. Agradeço muito a Deus por esta oportunidade vivenciada em Junho e Julho de 2012.

    Fátima Gagliano
    Salvador – Bahia

  18. tereza prado disse:

    ARAVILHOSO, AMEI, PARABÉNS, SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s