O PRIMEIRO SAFARI FOTOGRÁFICO NO QUÊNIA

Os safaris fotográficos acontecem normalmente duas vezes ao dia. Pela manhã, bem cedo, a temperatura mais fria e agradável estimula os animais à caça. É o melhor momento para tentarmos boas fotos e encontrarmos os melhores lances. Ao final da tarde, quando a temperatura volta a cair temos um outro momento estratégico para a observação da vida selvagem na África.

Ao amanhecer os animais saem para se alimentar

Ao amanhecer os animais saem para se alimentar

Logo no primeiro dia que chegamos à Reserva Masai Mara tivemos um Safari fotográfico, ainda no final da tarde. Os Safaris, nessa região do Mara Serena Lodge são realizados em carros do tipo Land Rover, conduzidos por um motorista/guia. Nos carros existe uma abertura no teto para permitir uma melhor observação dos animais e em segurança.

Os carros são adaptados para o safari

Os carros são adaptados para o safari

Saímos em direção à grande savana africana. Olhar aguçado, fomos presenteados. Logo no início do Safari avistamos um rebanho de Búfalos selvagens. O Búfalo é um dos animais mais respeitados pelas tribos africanas, pelo caráter destemido que tem. Faz parte de um grupo que eles chamam de “Big Five”, os cinco mais temidos animais da savana africana (Búfalo, Leão, Elefante, Leopardo e Rinoceronte).

Búfalos africanos

Búfalos africanos

O búfalo africano pode atingir 900kg, até 3m de comprimento e 1,7m de altura. Os únicos predadores que têm são o homem e o leão. São animais tão fortes que atacam leões para se defender, por isso são admirados pelas tribos locais. Quando o leão se lança à caça de um búfalo, sempre o faz em bando, nunca sozinho. Outros predadores, como hienas e leopardos, apenas atacam filhotes desprotegidos e desgarrados das manadas.

Búfalo - Um dos "Big Five".

Búfalo - Um dos "Big Five".

Seguimos adiante e pegamos boas imagens de um casal de Grous Coroados Orientais. Uma ave africana de grande porte, pode chegar a mais de 1m de altura, que tem uma bela crista dourada na cabeça.

Um casal de Grous Coroados

Um casal de Grous Coroados

Encontramos, também um grupo de impalas. São antílopes que vivem em grupo, pesam entre 50 e 60kg, são velozes, podem chegar a 90km/h e saltam até 10m, com 3m de altura, quando acuados. Os machos têm grandes chifres. São caçadas pelos grandes predadores africanos.

As impalas

As impalas

Um belo exemplar de um impala macho

Um belo exemplar de um impala macho

Na sequência encontramos um belo exemplar de um macho Topi, um antílope cuja característica mais marcante é possuir uma grande mancha negra no corpo.

O antílope Topi

O antílope Topi

Uma zebra solitária posou para fotografias.

A zebra na savana do Quênia

A zebra na savana do Quênia

Era o período de chuvas na Reserva Masai Mara, a savana estava encharcada, mas a Land Rover passava pelos charcos com uma tração espetacular. No caminho encontramos um carro atolado, de uma pesquisadora inglesa que estava sozinha. O nosso guia deu uma ajuda e conseguimos desatolar o carro. Fiquei imaginando o espírito de aventura dessa turma que circula pelas savanas africanas.

Carro atolado na savana do Quênia

Carro atolado na savana do Quênia

Logo ali adiante encontramos o nosso primeiro guepardo. A “chita”, como também é conhecido o guepardo, é o mais veloz dos felinos, pode chegar a 120km/h, a sua longa cauda lhe dá estabilidade na curva. Normalmente a sua estratégia de caça é a velocidade e a resistência na corrida, cansando as presas perseguidas.

O guepardo ou chita

O guepardo ou chita

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Quênia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O PRIMEIRO SAFARI FOTOGRÁFICO NO QUÊNIA

  1. Charles F. Oliveira disse:

    Blog muito legal!

  2. Excelente blog! Estupendo! Quase se tem a sensação de estar lá por alguns minutos, me apaixonei. Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para pais e mães (mas é tão versátil que acaba tendo audiência da família toda, pois, vai dos blogs de mães até blogs geeks ou sobre mma) uma ótima forma de divulgar seu blog para um público bem específico no geral e que está adentrando a internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s