LEÕES E ELEFANTES – AS FÊMEAS PROTEGEM OS FILHOTES

Quando saímos pela manhã disse a Sevara, o nosso guia, que queríamos ver leopardos, elefantes, leões e búfalos. Deixamos os leopardos para trás e não foi difícil encontrar os elefantes. Numa área de vegetação mais densa apareceu uma manada. Certamente mais de 20. Fêmeas com filhotes e um macho comandando o grupo.

O primeiro grande grupo de elefantes que avistamos

O primeiro grande grupo de elefantes que avistamos

Ficamos observando os elefantes devorando toda a vegetação ao seu redor. Destroem árvores afinando a presa e comem com uma voracidade digna do seu tamanho.

Os elefantes afinam as presas nas árvores

Os elefantes afinam as presas nas árvores

Os filhotes mamam até 4 anos de idade e as fêmeas defendem as suas crias com forte agressividade, por isso, se existem filhotes por perto, não é recomendável aproximar e muito menos separar uma mãe do seu filhote, pode ser fatal. Ficamos a uma distância segura.

As mães protegem os filhotes

As mães protegem os filhotes

Deixamos os elefantes para trás e seguimos as informações que chegavam pelo rádio dando a indicação sobre uma leoa com filhotes. Não foi difícil achar. Chegamos no local indicado e ela estava no alto de uma árvore, com três filhotes de aproximadamente 5 meses.

A imagem da leoa com os filhotes no alto da árvore foi maravilhosa

A imagem da leoa com os filhotes no alto da árvore foi maravilhosa

A leoa desceu e depois os filhotes deram o show na descida do tronco da árvore. Os leões somente sobem em árvores bastante inclinadas e normalmente apenas as fêmeas e os adultos jovens.

Os filhotes deram um show

Os filhotes deram um show

Tentamos segui-los, mas logo depois eles entraram numa vegetação mais densa e os perdemos de vista. As leoas quando paridas, costumam ficar sozinhas com os filhotes, se separam do bando, pois assim é mais fácil cuidar e proteger as crias.

O filhote de leão camuflado

O filhote de leão camuflado

Da demanda que fiz a Sevara, o nosso guia, faltavam os búfalos e os rinocerontes. Para ele era uma questão de honra. Seguimos na caça aos búfalos. Não foi difícil encontrar, apesar de estarem escondidos no meio do mato. Eram mais de 100.

Os búfalos estão entre os "big five".

Os búfalos estão entre os "big five".

O búfalo é um dos “big five”, os cinco grandes animais mais procurados nos safaris fotográficos (Leões, Búfalos, Elefantes. Leopardos e Rinocerontes). Os africanos os temem e respeitam pela sua força e sobretudo pela sua coragem. Enfrentam qualquer animal, inclusive leões e hienas. Um adulto macho pode chegar a 900 kg.

Búfalo

Búfalo

Na volta para o Little Vumbura ficamos contemplando a paisagem e admirando o trabalho da Land Rover, que mais parece um carro anfíbio, passando pelos rios, com água acima do nível da porta.

A Land Rover da um show

A Land Rover da um show

Ainda houve tempo para avistarmos javalis e babuínos, antes de pegarmos o barco e voltarmos para a ilha. Vamos almoçar. À tarde a aventura continua.

Voltando ao Acampamento

Voltando ao Acampamento

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Botswana e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s