ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA, PARA A AGÊNCIA DE VIAGENS VIA ALEGRIA

TOSCANA

A Toscana é uma região localizada na costa noroeste da “bota” italiana, possui um relevo ondulado, com morros e vales abarrotados de vinhedos.  A região é famosa pela sua arte e história.

Vista dos campos da Toscana

Vista dos campos da Toscana

Muitas são as cidades muradas no topo dos morros. O conjunto de palácios se misturam a construções medievais. As curvas das estradas da Toscana surpreendem pelo charme da paisagem.

San Giminiano - Uma joia da Toscana

San Giminiano – Uma joia da Toscana

FLORENÇA

Florença é uma das cidades mais representativas do renascimento. Por mais de trezentos anos foi comandada pela dinastia dos Medici, que mandaram em toda a Europa. Os Medici formaram uma dinastia de banqueiros e se tornaram patronos do renascimento.

Vista panorâmica de Florença com o prédio da Galeria Uffizi.

Vista panorâmica de Florença com o prédio da Galeria Uffizi.

Aí em Florença, viveram e produziram artistas e personalidades da história mundial, como Michelângelo, Botticelli, Donatello, Dante Alighieri, Maquiavel, etc.

O centro histórico de Florença é compacto e denso. Na praça do Duomo, a igreja de Santa Maria del Flore divide as atenções com o Batistério e o Campanário, ricamente decorados com mármore e entalhes de baixo relevo.

O Conjunto do batistério, duomo e campanário de Florença.

O Conjunto do batistério, duomo e campanário de Florença.

O portão leste do batistério apresenta o Porta do Paraíso com magníficos relevos em bronze.

Detalhe da "Porta do Paraíso".

Detalhe da “Porta do Paraíso”.

A Igreja da Santa Croce é uma energia impar, pois lá dentro estão os túmulos de Michelângelo, Maquiavel e Galileu.

É na Galeria dell`Accademia que aparece o original do Davi de Michelângelo. O Davi é uma obra prima de Michelângelo, mas os Quatro Prigioni (quatro prisioneiros) impressionam, pois parecem sair dos blocos de mármore.

A réplica do Davi na Piazza della Signoria

A réplica do Davi na Piazza della Signoria

Na Praça Della Signoria aparecem as réplicas de esculturas famosas da Itália, como o Davi, o Hércules, A Fonte de Netuno, O Rapto das Sabinas e o Perseu de Celline, além de ser a entrada principal da galeria Uffizi

O Rapto das Sabinas

O Rapto das Sabinas

É na Galeria Ufizi que aparece o mais importante acervo de obras renascentistas do mundo. A coleção foi acumulada pelos Medici. A visita é longa e pode ser exaustiva, mas não deixe de ir e procure: “O Nascimento de Vênus”de Botticelli, “O Duque e a Duquesa de Urbino” de Piero dela Francesca, a “Vênus de Urbino” de Ticiano, dentre outros clássicos da Galeria.

Alí pertinho da Praça Della Signoria aparece a Ponte Vechio, a mais antiga de Florença e marco paisagístico da cidade. Sobre a ponte existem muitas joalherias e lojas de artesanato. Perto dalí existe uma ponte mais nova de onde pode-se tirar a melhor foto da Ponte Vechio e quem sabe flagrar remadores treinando no Rio Arno.

A Ponte Vechio

A Ponte Vechio

No outro lado do Rio Arno existe um mirante de onde se tem uma vista maravilhosa de toda a cidade.

A vista de Florença a partir do mirante

A vista de Florença a partir do mirante

SAN GIMINIANO

No caminho de Siena aparece San Giminiano com as suas famosas torres medievais. A cidade floresceu na Idade Média, pois era passagem de peregrinos que seguiam para Roma. A peste do século XIV isolou San Giminiano e a arquitetura foi preservada. Vale a pena subir na Torre Grossa. Lá de cima existe uma vista incrível dos campos da Toscana e de toda a cidade.

San Giminiano e as torres medievais

San Giminiano e as torres medievais

SIENA

A principal atração de Siena é a Piazza Del Campo. Uma das maiores praças medievais da Europa, que ocupa a área de um antigo fórum romano. É aí que acontece o “Palio de Siena”, a principal festa da Toscana. Acontece de 2 em 2 anos, no dia 2 de julho, quando uma grande corrida de cavalos, sem sela, tenta relembrar o período medieval.

PISA

A cidade foi bastante castigada na Segunda Guerra Mundial, o que descaracterizou bastante a sua arquitetura medieval. Restou, porém, intacta a grande praça do Duomo, que vale uma visita. O Duomo e o Batistério formam um conjunto belíssimo, completado pelo Campanário, que é a famosa Torre de Pisa (inclinada).

O conjunto do Duomo e da Torre de Pisa

O conjunto do Duomo e da Torre de Pisa

SANTA MARGHERITA LIGURE

Santa Margherita Ligure é o portão de acesso à região de Cinque Terre. Fica ao lado de Portofino, um dos balneários mais exclusivos do mundo. De Santa Margherita Ligure até Portofino existem vans que fazem transporte gratuito a todo momento.

Santa Margherita Ligure

Santa Margherita Ligure

Em Portofino escolha um restaurante qualquer na beira do cais, de preferência com música ao vivo, peça um bom peixe fresco à moda mediterrânea e você terá uma experiência inesquecível.

Portofino

Portofino

Aí também estão algumas das lojas mais chiques do mundo.

CINQUE TERRE

Cinque Terre é o nome de uma pequena região da costa da Ligúria, onde aparecem cinco povoados charmosos, encravados entre os rochedos e o mar. Em Santa Margherita Ligure pegue um trem para Riomaggiore, a última das Cinque Terre.

Riomaggiore encrustada nos rochedos

Riomaggiore encrustada nos rochedos

Depois de passear por Riomaggiore, volte parando em cada uma das Cinque Terre. O primeiro trecho, entre Riomaggiore e Manarola deve ser feito a pé, pela Via dell’Amore (Caminho dos Amantes). É possível fazer todo o trecho de volta, a pé, até Monterosso Al Mare, a primeira das Cinque Terre, mas é puxado.

A Via dell'Amore liga Riomaggiore a Manarola

A Via dell’Amore liga Riomaggiore a Manarola

O bom mesmo é pegar um barco em Manarola e parar em cada uma das outras. As paradas são em Corniglia, Vernazza e Monterosso Al Mare, a maior das cinco vilas. Em qualquer uma delas escolha um lugar charmoso para almoçar. O dia será inesquecível.

Paisagem típica da Cinque Terre

Paisagem típica da Cinque Terre

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para ALGUNS LUGARES DA ITÁLIA, PARA A AGÊNCIA DE VIAGENS VIA ALEGRIA

  1. joaquimnery disse:

    Olá Bárbara,

    Adorei as suas dicas e vou passar para os nossos clientes. Obrigado.

    Um abraço,

    Joaquim Nery

  2. Oi Joaquim, tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas e fotos sobre a Italia. Eu adoro tanto este país que acabei vindo morar aqui há uns 7 anos… Vi que você é um grande fã da Toscana, então aproveito para dar uma dica que faz muito sucesso com meus amigos: uma passadinha nos outlets! Um dos mais famosos é o The Mall, onde estão as super grifes italianas como Armani, Fendi, Gucci… A lista completa você pode encontrar aqui: http://www.themall.it
    Eu escrevo um blog sobre a Toscana, se chama Brasil na Italia. Qualquer coisa passa lá.
    Abs Barbara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s