RUMO ÀS DUNAS DE AREIAS VERMELHAS DE SOSSUSVLEI – mar/2012

Saímos pela manhã bem cedo rumo às dunas de areia vermelha de Sossusvlei era o destino mais esperado nessa primeira parada na Namíbia. No caminho vimos o nosso primeiro Orix, um antílope comum nessa região do Deserto da Namíbia.

O Orix - animal símbolo da Namíbia

O Orix – animal símbolo da Namíbia

Fizemos uma primeira parada para que Willen (o nosso guia), nos explicasse um pouco sobre a vida no deserto. O Deserto da Namíbia reúne uma grande quantidade de animais perfeitamente adaptados a essa condição de aridez.

O amanhecer no Deserto da Namíbia

Pela manhã, nas dunas, existe uma grande quantidade de pegadas, de animais diversos: répteis, pequenos roedores, aves, aranhas, serpentes, etc., perfeitamente adaptados à vida no deserto. Willen comparou as pegadas nas dunas a um jornal, onde as notícias estariam ali impressas, contando um pouco do que aconteceu na noite anterior.

O nosso guia no rastro das aranhas do deserto.

Ao avistar pegadas de aranhas ele começou a cavar a areia até encontrar um ninho de aranha do deserto. Retirou a aranha principal para nos mostrar.

A aranha do deserto

A areia das Dunas de Sossusvlei fazem um caminho incrível para chegar até aí, realizando combinações de vários agentes exógenos de transporte sedimentar. Se originam no Deserto de Kalahari, em Botswana, são transportadas por rios na direção sul até serem despejadas no Rio Orange, que faz divisa entre Botswana e África do Sul.

O mapa desenhado na areia para explicar o caminho até Sossusvlei

Daí seguem pelo Rio Orange até o mar. No mar, as areias do Kalahari pegam carona da Corrente Marítima de Benguela e seguem em direção ao norte da Namíbia, onde o mar despeja os sedimentos na praia. Da praia, as areias são transportadas pelo vento até o sul da Namíbia, onde são despejadas na região do Parque Nacional de  Naukluft, onde ficam as dunas de Sossusvlei.

As dunas vermelhas de Sossusvlei

As dunas maiores podem chegar a 350m de altura, algo como um Pão de Açúcar. Um dos prazeres dos visitantes da região é subir as dunas e depois descer correndo.

As maiores dunas chegam a 350m de altura.

O melhor momento para visitarmos as dunas é pela manhã bem cedo, para pegarmos o nascer do sol. É incrível o contraste de cores que se forma nas dunas ao amanhecer. Um lado recebendo a forte iluminação e o outro ainda na sombra.

Ao amanhecer o contraste de cores nas dunas é maravilhoso.

Na região de Sossusvlei, as dunas estão dos dois lados de um vale bem aberto, que se manteve ao longo do tempo geológico pela existência ocasional do Rio Sossus, um rio temporário.

As dunas aparecem no vale formado pelas margens secas do Rio Sossus

Chegamos na nascente dos rios e paramos para uma caminhada pelo deserto e pelas dunas. O sol era intenso e a caminhada difícil, mas chegamos no Vale da Morte.

O difícil caminho até o Vale da Morte.

O Vale da Morte é uma depressão no meio das dunas, onde aparecem uma grande quantidade de árvores mortas, algumas com mais de 600 anos.

Chegando ao Vale da Morte.

A visão do Vale da Morte é dramática e vale o esforço que é chegar até aqui.

Algumas das árvores do Vale podem ter até 600 anos.

Subindo pela crista da duna.

Voltamos do Vale da morte e fomos até o local onde o Rio Sossus se origina, onde paramos para um lanche e daí voltamos para o Acampamento Little Kulala.

Parada para repor as energias.

As cores vivas do Vale da Morte

Esse post foi publicado em Namíbia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para RUMO ÀS DUNAS DE AREIAS VERMELHAS DE SOSSUSVLEI – mar/2012

1. Oliva Silva disse:

Fico fascinada com as publicações fantásticas dos lugares visitados pelo Sr. Joaquim Nery, é como estivesse lá também.