BUENOS AIRES PARA A VIA ALEGRIA

A cidade de Buenos Aires está localizada no Estuário do Rio da Prata. A grande foz que derrama as águas da Bacia Platina, formada a partir de três rios que nascem no Brasil (Paraná, Paraguai e Uruguai). A navegabilidade do Estuário do Prata possibilitou a implantação de um importante porto no local onde está hoje, a cidade de Buenos Aires.

A cidade cresceu a partir do século XVIII e explodiu no final do século XIX quando chegaram os italianos, o maior grupo de imigrantes da Argentina.

Pela sua localização no estuário do Rio da Prata, Buenos Aires possui um papel importante de estratégia militar e econômica servindo como porto para cargas e mercadorias que vêm da Bacia Platina.

Buenos Aires é hoje a terceira maior cidade da América Latina, com mais de 13 milhões de habitantes na sua região metropolitana, só fica atrás da Grande São Paulo e da Grande Cidade do México, a Grande Buenos Aires é o maior pólo Cultural e Econômico do país.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS

Buenos Aires é uma cidade de avenidas largas e bem planejadas. A maior e mais importante delas é a Avenida Nove de Julho. Ela serve de referência principal para os deslocamentos. A Nove de Julho é, talvez, a mais larga avenida do mundo.

O ponto central da Nove de Julho é o Obelisco que também serve de referência na cidade, possui 67m de altura. Fica da Praça da República, no cruzamento da Avenida Nove de Julho com a Corrientes, no principal centro financeiro e comercial de Buenos Aires. Nos dias de jogo a seleção argentina, é aqui que os torcedores vêm comemorar.

Ainda na Nove de Julho, perto do Obelisco, fica o Teatro Colón (Colombo). Aí existem visitas guiadas. É imperdível. Conhecer os bastidores, desse que é considerado um dos mais perfeitos teatros do mundo. Possui uma acústica maravilhosa.

A algumas quadras da Nove de Julho fica a Rua Florida. É uma grande rua de pedestres e centro comercial de Buenos Aires. O principal centro de compras de rua da cidade. Existem muitas lojas de couro, calçados etc. No cruzamento da Florida com a Avenida Córdoba está a Galeria Pacífico, o mais charmoso Shopping de Buenos Aires.

É uma magnífica construção de três andares construído no final do século XIX, que foi adaptado para Shopping Center. Possui mais de 100 lojas, painéis maravilhosos e se torna uma visita imperdível em Buenos Aires.

Praça de Maio

A Praça de maio é o ponto mais central de Buenos Aires. É aí que acontecem as principais manifestações políticas da cidade, cuja mais famosa é a concentração das Mães da Praça de Maio, que reúne as mães de desaparecidos do período da ditadura na Argentina. É comum acontecerem por aí também, as manifestações das famílias de soldados mortos na Guerra das Malvinas.

É na Praça de maio que fica a Casa Rosada, o belo prédio que é a sede do governo argentino. É aí que a Presidente Cristina Kirchner trabalha.

A Casa Rosada - sede do governo da Argentina

A Casa Rosada – sede do governo da Argentina

La Boca

Um dos pontos mais pitorescos de Buenos Aires é o bairro de La Boca. Ao lado do antigo porto, o bairro foi ocupado por imigrantes que chegaram à Argentina a partir do final do século XIX.

Aí em La Boca fica o Caminito, uma rua antiga, restaurada, formada por casas bastante coloridas e que é um dos catões postais de Buenos Aires. Passear por Caminito é uma obrigação para quem visita Buenos Aires. É comum encontrar casais dançando tango pelo meio de Caminito, em busca de gorjetas. Vale a pena participar.

O Caminito em La Boca

O Caminito em La Boca

É também em La Boca que fica o estádio La Bombonera , do Boca Juniors. Existe uma visita guiada pelo estádio. Brasileiros, apaixonados por futebol e que entendem a força da torcida do Boca, costumam visitar o La Bombonera.

Recoleta

A Recoleta é um bairro nobre de Buenos Aires onde estão localizados muitos dos bares e restaurantes transados da cidade. A Praça da Recoleta é um lugar charmoso e excelente para passear. É na Praça que está o Cemitério da Recoleta, uma das principais atrações do bairro.

O Cemitério da Recoleta

O Cemitério da Recoleta

Não se surpreenda, mas o Cemitério da Recoleta é uma visita imperdível. Os mausoléus são impressionantes e testemunham uma época de fartura na Argentina. É no cemitério da Recoleta que fica o túmulo de Evita Peron, um dos mais bonitos do lugar.

Palermo

Ao lado da Recoleta fica o bairro de Palermo, com seus jardins e praças imponentes. Palermo é um bairro lindo, com inúmeros, cafés, restaurantes e discotecas. Um dos destaques do bairro é o Jardim Zoológico de Buenos Aires, uma das atrações da cidade.

Porto Madero

O antigo porto de Buenos Aires ficou obsoleto e abandonado a partir da década de 30, em função das suas águas rasas e da construção de um outro porto mais eficiente. Na década de 90 a Argentina e a província de Buenos Aires fizeram um esforço enorme para a recuperação da área, onde antigos armazéns do porto foram transformados em modernos prédios de escritórios, residenciais, restaurantes, etc.

Porto Madero

Porto Madero

Passear pelo Porto Madero e escolher um lugar para sentar, tomar um drink ou jantar por aí é um dos passeios imperdíveis de Buenos Aires.

Feira de San Telmo

Domingo pela manhã ou à tarde é dia de passear na Feira de San Telmo. A praça principal do bairro monta um grande feira de antiguidades e se torna uma das atrações de Buenos Aires. Não precisa comprar, mas vale a pena observar. Artistas de rua, dançarinos de tango, estátuas vivas, músicos, estão todos lá em San Telmo, no domingo pela manhã.

Artistas de rua em San Telmo

Artistas de rua em San Telmo

É o lugar ideal para levar uma lembrança de Buenos Aires.

A Feira de San Telmo

A Feira de San Telmo

Casa de Tango

Impossível ir a Buenos Aires e resistir à tentação de ir a uma casa de tango. Faz parte das obrigações de qualquer turista. A mais famosa casa de tango de Buenos Aires é o Señor Tango, que apresenta um show meio “hollywoodiano”.  É bonito de se ver mas exagera nas performances e fica menos natural. Se quiser algo mais autêntico, opte pelo El Viejo Almacén, no bairro de San Telmo. Apresenta um tango mais autêntico e nostálgico.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Argentina e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para BUENOS AIRES PARA A VIA ALEGRIA

  1. Gustavo Romero disse:

    Belíssimo trabalho e documentação Quinho. Parabéns! Fica a sugestão : Lujan – cidade de turismo religioso, matriz da padroeira da Argentina cuja Catedral em estilo gótico é o principal atrativo. Ali também está o conhecido zoológico de Lujan.

  2. joaquimnery disse:

    Olá Fernanda,

    Não fui ao café Tortoni, mas li a respeito e as imagens do ambiente, são lindas. Valeu a dica.

  3. Olá Nery!
    Bela descrição da cidade!
    Imperdível também é o Café Tortoni!
    Bjs

  4. joaquimnery disse:

    Estava sentindo falta dos seus comentários. Um beijo!!!

  5. Ah eh, um lugar que conheço!!! Mas não sabia a metade das coisas que li agora! rs O lugar é encantador.

    Parabéns pelo post,

    beijao, Quinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s