CABO DA BOA ESPERANÇA – A PASSAGEM PARA A ÁSIA

No segundo dia na Cidade do Cabo, fretamos um taxi, com um motorista que faz às vezes de guia, português da Ilha da Madeira (Alberto +27824327939), muito simpático e atencioso. Ficamos com ele o dia inteiro.

False Bay no extremo sul da Península do Cabo

False Bay no extremo sul da Península do Cabo

Saímos em direção à Península do Cabo. A península fica no extremo sul do continente africano e faz o limite exato entre o Oceano Atlântico e o Oceano Índico. O objetivo era chegarmos ao Cabo da Boa Esperança. A estrada é panorâmica, com vistas maravilhosas que contrastam a montanha e o mar. Passa por uma série de localidades interessantes.

A estrada é panorâmica e possibilita vistas maravilhosas.

A estrada é panorâmica e possibilita vistas maravilhosas.

A primeira localidade que passamos foi Muizenberg, uma praia famosa por ter sido o local onde se originou a prática do surf na África do Sul. Possui uma grande extensão de areia branca e é um balneário de veraneio muito utilizado pelos moradores de Cape Town. Fica em False Bay, nas proximidades da Cidade do Cabo.

Praia de Muizenberg

Praia de Muizenberg

Passamos por outra praia com vista interessante, a Fish Hoek e seguimos para Simon’s Town. Paramos em Simon’s Town para esticar um pouco as pernas. A cidade tem uma forte influência inglesa em vários aspectos, sobretudo na arquitetura, pois serviu de base para a Marinha Real Britânica por muito tempo

Simon's Town - Uma forte influência inglesa, inclusive na arquitetura.

Simon’s Town – Uma forte influência inglesa, inclusive na arquitetura.

Possui um charme de balneário de veraneio, com muitas lojas e feiras de artesanato. É do porto de Simon’s Town que saem os passeios que permitem mergulhar com o Tubarão Branco em gaiolas de aço.

O porto de Simon's Town.

O porto de Simon’s Town.

Depois de Simon’s Town paramos na localidade de Boulders para visitar a colônia de pinguins que existe aí, com mais de 2.300 aves.

A grande colônia de pinguíns de Boulders na Península do Cabo

A grande colônia de pinguíns de Boulders na Península do Cabo

Os pinguins chegam à costa da África do Sul pegando carona da Corrente Marítima de Benguela, que se origina na Antártida. Existem passarelas na área reservada à proteção dos pinguins, que nos permite chegar bem pertinho da colônia. Aí eles fazem os seus ninhos escondidos na vegetação das dunas.

Ninhos

Ninhos

Seguimos adiante até entrar no Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança. Um ponto geográfico e histórico da maior importância. Desde meados do século XV, quando os turcos conquistaram Constantinopla que a Europa, representada sobretudo por Portugal e Espanha, tentava encontrar um caminho marítimo para as Índias permitindo retomar o comércio das especiarias com o oriente, que havia sido interrompido pelos turcos.

Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança.

Parque Nacional do Cabo da Boa Esperança.

Portugal, com a Escola de Sagres, tinha avançado bastante nas técnicas de navegação. A busca de um caminho para as Índias passava por dar a volta no continente africano, que ainda não havia sido delimitado pela geografia até aquela época. Quando os portugueses navegavam para o sul, costeando a África, ao passar pela linha do equador, começavam a pegar de frente a Corrente de Benguela, dificultando a continuação da viagem.

O desenvolvimento de novas velas, que possibilitavam navegar contra os ventos e de novas técnicas de navegação que permitiam se afastar bastante do continente, fez com que os portugueses pudessem se afastar da África, para evitar a Corrente de Benguela. Várias excursões foram feitas tentando encontrar a passagem para o oriente, mas quando voltavam para o oeste batiam direto em terras africanas.

O segredo seria navegar mais a sul. A expedição de Bartolomeu Dias, foi a primeira a encontrar a passagem que daria acesso ao Oriente. Ventos fortes (o Vento do Cabo), destruíram várias embarcações da expedição de Bartolomeu Dias, que por conta disso, denominou o cabo da passagem de Cabo das Tormentas.

O Cabo das Tormentas - Quase sempre com águas agitadas.

O Cabo das Tormentas – Quase sempre com águas agitadas.

Quando chegou a Portugal e contou a sua história, os portugueses vislumbraram a possibilidade de ser aquela a passagem que levaria às Índias, modificando o nome de batismo do cabo para Cabo da Boa Esperança, pois aí estaria a esperança de se chegar às Índias pelo mar.

O Cabo da Boa Esperança - O caminho para a Ásia.

O Cabo da Boa Esperança – O caminho para a Ásia.

A excursão de Vasco da Gama de 1497 a 1498, conseguiu finalmente vencer o extremo sul da África e seguir até às Índias. Uma revolução para a geografia e para a história da humanidade.

Marco geográfico do Cabo da Boa Esperança.

Marco geográfico do Cabo da Boa Esperança.

O Cabo da Boa Esperança é um promontório localizado no extremo sul do continente africano. É aí que o Atlântico se encontra com o Índico. Existe um observatório que permite boas vistas da região. Para chegarmos até lá pegamos um teleférico e subimos uma escada. Vale a pena. A vista lá de cima é tão grandiosa quanto a importância histórica e geográfica do cabo.

O extremo sul da África

O extremo sul da África

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em África do Sul e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CABO DA BOA ESPERANÇA – A PASSAGEM PARA A ÁSIA

  1. gold account disse:

    Entrada do Table Mountain Park, onde fica Cape point. Lá na ponta é o cabo da boa esperança, para muitos, a divisão dos oceanos atlântico e índico e ponto extremo ao sul da áfrica. Mas na verdade, na prática, é o cabo das agulhas, o cabo da boa esperança acabou ficando com esta fama devido a sua importância nos trajetos náuticos na época do imperialismo.

  2. George Henrique disse:

    Quer uma maneira de aumentar a divulgação do seu site?
    Acesse o DivulgaBlog. É completamente gratuito, simples de usar e em poucos minutos o seu blog estará cadastrado na nossa base de blogs e visível para milhares de usuários.
    Dê uma conferida ! http://www.divulgablog.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s