CHEGANDO A BERLIM E COMEÇANDO A ENTENDER A CIDADE

Realizamos esta viagem pela Via Alegria (www.viaalegria.com.br) em setembro/outubro de 2012. O Objetivo principal era um giro pela Alemanha, encerrando com um Cruzeiro pelo Rio Reno e finalizando em Amsterdã. Viajamos pela TAP até Lisboa, com uma conexão direta para Berlim. É uma excelente opção para nós baianos, pois sair e voltar por Salvador, sem termos que ir a São Paulo, num voo fora de rota é tudo de bom.

Recepção do Hotel Ritz Carlton de Berlim

Recepção do Hotel Ritz Carlton de Berlim

Em Berlim ficamos hospedados no bom Hotel Ritz Carlton, numa localização excelente, na Praça Potsdamer, no centro financeiro e empresarial da cidade, mas a 15 minutos de caminhada para alguns dos principais pontos turísticos, inclusive do Portão de Bandemburgo, o marco maior de Berlim.

Imagem de Berlim com o Rio Spree, a principal artéria da cidade.

Imagem de Berlim com o Rio Spree, a principal artéria da cidade.

A Praça Potsdamer foi totalmente reerguida após a reunificação da Alemanha e a Queda do Muro de Berlim. O Muro passava por aí, aliás, o Muro passava por muitos pontos importantes de Berlim. Após a queda do Muro em 1989, muitos investimentos foram feitos na área da Berlim Oriental. Na Praça Potsdamer, numa área anteriormente devastada pela Guerra, surgiu um novo centro financeiro, com prédios modernos, projetados por arquitetos de renome internacional, como Renzo Piano. Arata Isozaki e Helmut Jahn, dentre outros.

Prédio moderno em Berlim

Prédio moderno em Berlim

Em frente ao nosso hotel ficava o Sony Center, um centro de entretenimento, construído pela Sony, que vale uma visita. Possui inúmeros restaurantes, teatros e salas de cinema, além de Shopping Center.

O moderno Sony Center

O moderno Sony Center

Deixamos as malas no hotel e fomos “bater pernas” nos arredores. Seguimos em direção ao Portão de Brandemburgo e no caminho passamos pelo Memorial do Holocausto, ou Memorial aos Judeus Mortos na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. O memorial consiste de uma área com 19.000 metros quadrados, com 2.711 blocos de concreto com alturas variadas.  Está encravado no coração de Berlim.

Memorial do Holocausto - Berlim

Memorial do Holocausto – Berlim

Saímos do Memorial do Holocausto e seguimos para o Portão de Brandemburgo, o maior símbolo da cidade. O imponente portão fica no final da Under den Linden, uma das principais avenidas da cidade. É uma estrutura neoclássica foi construída no final do século XVIII. Servia para coleta de impostos para aqueles que chegavam a Berlim com as suas mercadorias.

O Portão de Brandemburgo

O Portão de Brandemburgo

No alto do Portão aparece a magnífica “Quadriga”, esculpida por Johann Gottfried Schadow. Durante a ocupação francesa pelas tropas de Napoleão, a Quadriga foi retirada e levada para Paris, voltando a Berlim com o fim da guerra e a derrota das tropas de Napoleão. A partir daí foi declarada símbolo da vitória.

A Quadriga do Portão de Brandemburgo

A Quadriga do Portão de Brandemburgo

Enquanto Berlim permaneceu dividida, o Portão de Brandemburgo ficava na Alemanha Oriental, ao lado do muro que separava as duas partes da cidade.

Marco referencial do Muro de Berlim - Está por toda parte.

Marco referencial do Muro de Berlim – Está por toda parte.

Voltamos ao hotel onde encontramos com os amigos Dra. Kika Teixeira e Dr. Alberto Vasconcelos que seriam as nossas companhias em boa parte dessa viagem pela Alemanha.

Berlim cheia de vida.

Berlim cheia de vida.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para CHEGANDO A BERLIM E COMEÇANDO A ENTENDER A CIDADE

  1. Katia Vargas disse:

    Adorei !!!! Mas, vindo de vc, n esperaria nada menos que o melhor !
    Parabéns ! Bj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s