O CENTRO HISTÓRICO DE MUNIQUE

Munique teve um forte crescimento na Idade Média (século XII), quando recebeu oficialmente o título de cidade. A origem do seu nome vem da palavra alemã Mönche, que significa monges, numa alusão à construção de uma abadia para monges que deu origem á cidade.

O casario medieval de Munique.

O casario medieval de Munique.

Entramos no Centro Histórico de Munique pela Karlsplatz. A Praça de Carlos possui uma bela fonte no meio e a praça sempre cercada de muita gente. O que a separa do Centro Histórico é o Portão de Carlos (Karltor), parte da antiga muralha da fortaleza medieval que envolvia a cidade. O nome Portão de Carlos homenageia o Príncipe Eleitor Carlos Teodoro.

O Karlstor na entrada da Neuhauser Strasse

O Karlstor na entrada da Neuhauser Strasse

Passando pelo Portão de Carlos, encontramos numa larga rua para pedestres, a Neuhauser Strasse, com casarões antigos muito bem conservados e integrados à vida da cidade. Aí fica o prédio da Augustinerbräu, a cervejaria mais antiga da cidade, fundada em 1328 por monges agostinianos. Talvez tenha vindo daí a relação histórica de Munique e da Bavária coma cerveja.

O prédio da Augustinerbräu, a mais antiga cervejaria de Munique.

O prédio da Augustinerbräu, a mais antiga cervejaria de Munique.

Por todo o caminho, as torres da Frauenkirche, com suas cúpulas verdes em forma de cebola podem ser avistadas. A igreja construída em 1488, foi parcialmente destruída na Segunda Guerra Mundial, porém já reerguida. Hoje está sendo restaurada e por isso as fotos ficam prejudicadas. A igreja pode abrigar até 20.000 fiéis. A sua nave principal possui 100m de extensão por 40m de largura.

Uma das torres da Frauenkirche por traz  do casarão.

Uma das torres da Frauenkirche por traz do casarão.

No final da Kaufingerstrasse fica a Marienplatz (Praça de Maria), a principal praça do Centro Histórico de Munique. A praça é dominada pelo belíssimo edifício da Neues Rathaus (prefeitura nova), com uma fachada imponente exibindo imagens da história e das lendas da Baviera. O edifício foi erguido em estilo neogótico, na segunda metade do século XIX.

O Neues Rathaus de Munique

O Neues Rathaus de Munique

A fachada da Neues Rathaus exibe estátuas de duques, reis e príncipes eleitores da Baviera, além de santos e figuras míticas. No centro do prédio fica a Torre do Relógio, com 80m de altura. Todos os dias às 11h e às 17h saem de dentro do relógio, uma procissão de cavaleiros e bonecos representando o povo dançando para comemorar o fim da peste do século XVI.

Detalhes da Torre do Relógio

Detalhes da Torre do Relógio

O prédio da Altes Rathaus (prefeitura velha), fecha a praça. O prédio originalmente construído em 1470, foi recuperado e modificado várias vezes, assumindo o atual aspecto no século XIX. Hoje o prédio abriga um museu de brinquedos.

O prédio da Altes Rathaus

O prédio da Altes Rathaus

No centro da Marienplatz aparece uma coluna com a imagem dourada de Santa Maria, que simboliza o local.

A coluna com a imagem da Santa Maria no meio da Praça

A coluna com a imagem da Santa Maria no meio da Praça

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para O CENTRO HISTÓRICO DE MUNIQUE

  1. Linda cidade eu tive o privilégio de conhecer é inesquecível sem palavras…

  2. Linda Munique! Quando a visitei (apesar da chuva) conheci a parte histórica juntamente com sua servejaria famosa, super lotada! Ainda assim conseguimos jantar e tomar uma boa serveja!

  3. Waly disse:

    Amo Munich, Sempre que posso volto à cidade para visitar alguns de meus museus favoritos, andar pelas ruas, tomar café vendo o movimento, com aquela sensação de estar em casa, pelo menos de coração. A última vez que estive lá foi em agosto de 2015. Mas, Munich mudou demais nestes últimos 38 anos, desde a primeira vez que visitei a cidade.

  4. Anônimo disse:

    Muito bom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s