AS PRISÕES MEDIEVAIS E O “MENSALÃO”

Este artigo foi publicado no Jornal O Correio em Novembro de 2012.

Rotemburgo Ob Der Tauber é uma cidadezinha da Alemanha onde o tempo parou, fica no coração da Baviera. A Idade Média está preservada na sua arquitetura, com ruelas estreitas e totalmente cercada por uma grande muralha ao redor. Servia para proteger os seus cidadãos.

PLANTA DA CIDADE MURADA DE ROTEMBURGO OB DER TAUBER

PLANTA DA CIDADE MURADA DE ROTEMBURGO OB DER TAUBER

Na muralha de Rotemburgo existem vários portões que dão acesso à cidade e serviam para a cobrança de impostos daqueles que levavam mercadorias para serem comercializadas intramuros.

Um dos portões que dão acesso á cidade de Rotemburgo.

Um dos portões que dão acesso á cidade de Rotemburgo.

Passear pelas ruelas de Rotemburgo é uma delícia, a atmosfera medieval está plenamente preservada. Encontramos dezenas de lojinhas vendendo artesanatos, brinquedos, objetos e lembranças diversas. São muitas as que vendem produtos de decoração para o natal, aliás essa é uma característica da região da Baviera.

Vitrines de Rotemburgo

Vitrines de Rotemburgo

Fiz uma visita ao Museu da Tortura (Mittelalterliches Kriminalmuseum), uma das atrações da cidade. Nele aparecem dezenas de aparelhos usados para tortura na Idade Média. Já tinha visitado um assim antes, em Praga, mas esse de Rotemburgo me pareceu bem melhor, mais autêntico e com um maior acervo.

Máscara medieval no Museu da Tortura de Rotemburgo

Máscara medieval no Museu da Tortura de Rotemburgo

O Museu da Tortura é assustador. Existem muitos equipamentos utilizados para a obtenção de confissões forçadas dos presos da Idade Média. Fiquei particularmente impressionado com as “máscaras de ferro” que eram utilizadas para exposição  e humilhação pública dos mentirosos e falastrões. Conhecemos alguns exemplares das “Iron Maiden”, não conhecia a história desses instrumentos de tortura, apenas identificava no nome, a banda de rock.

Máscara de Ferro

Máscara de Ferro

Na Idade Média, Iron Maiden, que significa ao pé da letra “donzela de ferro”, era o nome de um instrumento de tortura para traidores, hereges e para todo tipo de criminosos. Era uma caixa de ferro, iron, com o formato parecido com o corpo de uma mulher, ou donzela, maiden. Na frente, duas portas se abriam para a vítima poder entrar de costas e receber o “abraço” da donzela. Do lado de dentro havia vinte e um pregos de ferro, com as pontas afiadíssimas, posicionados de tal forma que, na hora de fechar lentamente as portas, os pregos começavam a abrir buracos nos órgãos vitais, até penetrar completamente no corpo da vítima. Mais dois pregos de ferro eram colocados no nível do rosto para perfurar os olhos.

Iron Maiden

Iron Maiden

Recentemente as prisões medievais e os seus métodos voltaram a ser discutidos no Brasil devido à declaração inoportuna do Ministro da Justiça e principal responsável pelo sistema carcerário brasileiro, comparando o nosso sistema prisional ao medieval. Inoportuna pois se dá às vésperas da efetivação das prisões dos condenados pelo “mensalão”.

Prisões superlotadas e que não fornecem condições de dignidade para os condenados, dificultando a sua recuperação e reintegração à sociedade. É claro que o sistema prisional brasileiro é terrível e desumano, mas não dá para sentir pena, apenas, dos companheiros condenados.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para AS PRISÕES MEDIEVAIS E O “MENSALÃO”

  1. JEOVAH VILLAR DE CARVALHO disse:

    Há algum tempo assisti a um filme, cujo tema é, exatamente, a vida de uma jovem que passa a morar em uma prisão, na qual o pai é aprisionado, por causa de sua dívidas. Será que alguém poderia me informar o nome desse fil, Ficaria muito grato.

  2. Michele Prado disse:

    Maravilhoso, Nery!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s