A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA

Saímos de Munique cedo, pela manhã, em direção ao sul da Bavária. O destino era Garmisch-Partenkirchen. O caminho era mais importante que o destino. Passamos pela Rota Romântica, um trecho da estrada que liga Würzburg a Füssen, por cerca de 380km. Antes de Munique já tínhamos passado em Rotemburgo Ob Der Tauber, uma das pérolas da “rota”, por isso, a partir de Munique, pegamos a estrada pelo meio.

A Rota Romântica

A Rota Romântica

A estrada surgiu como destino turístico na década de 40, quando várias prefeituras dessa região ao sul da Bavária se uniram e começaram a vender esse conceito. A Rota Romântica recebe, hoje cerca de 2 milhões de turistas por ano, que percorrem pelo menos partes dos seus 380km.

As paisagens na Rota Romântica são encantadoras.

As paisagens na Rota Romântica são encantadoras.

A primeira parada que fizemos na Rota Romântica foi Landsberg Am Lech. Cidade medieval, cuja origem data de 1.160, quando Henrique, O Leão ergueu o seu castelo ao lado do rio Lech. Foi aqui que Hitler escreveu “Minha Luta”, quando cumpria pena pela tentativa de golpe em Munique.

Landsberg Am Lech

Landsberg Am Lech

Landsberg, como outras tantas cidades da Rota Romântica é repleta de casarões e palácios medievais, que marcam a história vibrante da Baviera.

Casarões e Palácios Medievais em Landsberg Am Lech

Casarões e Palácios Medievais em Landsberg Am Lech

Os campos da Baviera e seu relevo ondulado ficam ainda mais românticos com as fazendas de gado leiteiro da região. Paramos numa pequena cidadezinha (Schongau) e desviamos o caminho em direção a Garmisch-Partenkirchen, na base dos Alpes.

Gado leiteiro na beira da estrada.

Gado leiteiro na beira da estrada.

No caminho para Garmisch-Partenkirchen passamos em Ettal. Muitos viajantes que vão explorar essa região sul da Baviera escolhem uma dessas cidadezinhas como ponto de pouso e fazem as visitas nos dias seguintes. Ettal é impressionante, pois no meio de uma cidade minúscula, aparece uma abadia beneditina gigante.

A Abadia Beneditina de Ettal

A Abadia Beneditina de Ettal

A abadia foi fundada pelo imperador Ludovico IV em 1.330 e vem acompanhada de um conjunto, formado também pela Igreja da Virgem Maria e por um convento. O conjunto é um dos maiores destaques dessa região.

O interior da Igreja da Virgem Maria

O interior da Igreja da Virgem Maria

Saímos de Ettal e finalmente chegamos a Garmisch-Partenkirchen. São duas cidades conurbadas e unidas pelo rio Loisach. É o balneário mais conhecido dos Alpes Bávaros. Conta com uma excelente infraestrutura para a prática de esportes de montanha, possui várias estações de esqui e já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno na Alemanha em 1936 e o campeonato Mundial de Esqui em 1978.

Rampa de salto de esqui em Garmisch-Partenkirchen

Rampa de salto de esqui em Garmisch-Partenkirchen

É daí de Garmisch-Partenkirchen que se chega ao Zugspitze, o ponto culminante da Alemanha, nos Pré-Alpes da Bavária.

Brasão de Garmisch-Partenkirchen

Brasão de Garmisch-Partenkirchen

À noite circulamos pela cidade tentando encontrar um restaurante e encontramos o excelente Haus. Foi uma coincidência feliz. Um restaurante charmoso, muito bem decorado, com uma boa comida tipicamente alemão. Não precisou ser salsicha. Comemos uma truta maravilhosa.

Fachada do Restaurante Haus

Fachada do Restaurante Haus

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA

  1. Moysés Fraga disse:

    Nery, isso aqui é um tesouro escondido! Vou compartilhar agora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s