NEUSCHWANSTEIN – O CASTELO DOS CAVALEIROS DO CISNE

Saímos cedo pela manhã e pegamos a Rota Romântica mais uma vez. O destino era chegarmos à aldeia alemã de Schwangau, onde estão localizados dois dos mais importantes cartões postais da Alemanha: Os castelos de Hohenschwangau e o de Neuschwastein. Schwangau fica perto de Füssen que por sua vez é a parada final da Rota Romântica.

Paisagem da Rota Romântica

Paisagem da Rota Romântica

A chegada a Schwangau é encantadora. Uma linda igrejinha no meio da pastagem cria uma imagem bucólica e marca a entrada para a região dos castelos. Ao chegar estacionamos e seguimos para a bilheteria onde compra-se os tickets para a visitação das duas construções.

Chegando a Schwangau

Chegando a Schwangau

Para chegarmos ao Castelo de Hohenschwangau, fizemos uma pequena caminhada de 20min, e passamos a visitar a construção. Os ingressos Têm hora marcada e é importante definir antes a sequência de visitas para que tudo funcione bem.

O Castelo de Hohenschwangau

O Castelo de Hohenschwangau

O Castelo de Hohenschwangau foi construído na primeira metade do século XIX, pelo Rei Maximiliano II da Baviera no local onde antigamente existiam os restos da antiga Fortaleza Schwanstein (Os cavaleiros do Cisne), do século XII. Maximiliano II foi o pai de Ludwig II, o polêmico Rei que construiu o Castelo de Neuschwastein.

O Castelo de Hohenschwangau - Joaquim Nery

O castelo de Hohenschwangau foi residência de veraneio e de caça do Rei Maximiliano II. Os seus dois filhos Ludwig, que mais tarde assumiria o trono da Baviera com o nome de Ludwig II e Otto, passaram boa parte da infância e adolescência, no Castelo. Hoje o Castelo é um museu que preserva o acervo e mobílias da família.

A paisagem maravilhosa nos entornos do Castelo de Hohenschwangau

A paisagem maravilhosa nos entornos do Castelo de Hohenschwangau

Saindo do Castelo de Hohenschwangau, seguimos para o Castelo de Neuschwastein, que fica na colina ao lado. Seguimos a pé. São 40min de caminhada ladeira acima. Poderíamos ter ido de charrete. A subida é íngreme e puxada, mas vale a pena. O Castelo de Neuschwastein estava em reforma de fachada e por isso as fotos ficaram prejudicadas, o jeito foi tirar fotos das fotos vendidas como cartões postais.

O incrível Castelo de Neuschwastein

O incrível Castelo de Neuschwastein

Ludiwig II, foi considerado o mais excêntrico dos reis da Baviera.  Iniciou a construção do seu Castelo em 1869. Nesse período ele vivia no Castelo vizinho de Hohenschwangau, de onde fiscalizava e acompanhava pessoalmente a construção de Neuschwastein.

O caminho para o Castelo de Neuschwastein

O caminho para o Castelo de Neuschwastein

O Castelo de Neuschwastein foi considerado a maior extravagância do Rei Ludwig II. Inspirado na obra do seu amigo e protegido Richard Wagner, o castelo era uma referência ao “Cavaleiro do Cisne”, lenda épica que foi musicada por Wagner. Ludwig queria reproduzir no Castelo a áurea medieval dos cavaleiros, em pleno século XVIII.

As muralhas "medievais" do Castelo de Neuschwastein

As muralhas “medievais” do Castelo de Neuschwastein

Hoje o Castelo de Neuschwastein é o mais importante cartão postal da Alemanha, recebe até 1,3 milhões de visitantes por ano e inspirou Walt Disney na construção do Castelo da Cinderela um dos símbolos maiores da Disney World e dos estúdios Disney.

Neuschwastein - Castelo de Conto de Fadas

Neuschwastein – Castelo de Conto de Fadas

Ludwig II foi considerado louco pelas suas excentricidades e destronado em 1866 antes de ver a sua obra concluída. No mesmo ano foi internado e mais tarde encontrado morto afogado num lago de águas rasas, em condições misteriosas.

A localização privilegiada do Castelo de Neuschwastein

A localização privilegiada do Castelo de Neuschwastein

A construção do Castelo de Neuschwastein ajudou na falência do reino. Hoje é a principal alavanca do turismo da região, a principal fonte de renda da Baviera. O seu interior é riquíssimo. Mármore, porcelanas, pedrarias e pinturas em homenagem à obra de Wagner, decoram o castelo.

Lareira do Castelo de Neuschwastein

Lareira do Castelo de Neuschwastein

Saímos do Castelo de Neuschwastein encantados e retornamos para Garmisch-Partenkirchen.

Deixando a fantasia para trás.

Deixando a fantasia para trás.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s