CONSTANÇA A TERRA DA BELA IMPÉRIA

Chegamos a Constança ou Konstanz ao final de uma tarde de outono. A cidade fica numa extremidade do lago de mesmo nome. O Lago de Constança (Bodensee em alemão) é o terceiro maior lago da Europa e o maior da Alemanha. Fica na divisa entre Alemanha, Áustria e Suíça. É muito procurado pelos europeus como área de lazer, sobretudo no período do verão.

A Cidade de Constança

A Cidade de Constança

O Rio Reno corta o Lago de Constança, que possui 273km de margens, 74km de extensão e 15km de largura. A profundidade máxima de 252m. Ficamos hospedados próximo à estação ferroviária, na beira do lago.

O Lago de Constança

O Lago de Constança

Constança é a maior cidade da região, possui cerca de 85.000 habitantes. O local é um balneário alegre, festivo com uma orla cheia de bares e restaurantes. No meio do lago destaca-se desde 1993, a polêmica e imponente estátua da prostituta Impéria, obra do artista Peter Lenk.

Um balneário movimentado.

Um balneário movimentado.

Um estátua sensual com 9m de altura e pesando 18 toneladas. É a representação da prostituta Impéria imortalizada no conto “A Bela Impéria” de Honoré de Balzac, publicado no século XIX. A obra é uma homenagem às prostitutas que viveram por aí no século XV durante as negociações para o “Concílio de Constança”, que resultou no fim de um longo conflito entre o Império e a Igreja. É por esse motivo que na estátua, a Bela Impéria aparece segurando o Papa em uma mão e o Imperador na outra.

A Bela Impéria.

A Bela Impéria.

Constança se diferencia das demais cidades alemãs, pois foi preservada dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, pelo fato de ficar na fronteira com a Suíça. Apenas um cruzamento separa a cidade de Constança, da vizinha Kreuzlingen na Suíça. Impossível bombardear uma sem atingir a outra. Isso salvou Constança.

A arquitetura preservada de Constança

A arquitetura preservada de Constança

Na borda do lago chama a atenção a grande quantidade de barcos e veleiros na marina, que circulam de um país para o outro. Barcos maiores e luxuosos funcionam como restaurantes e fazem tours pelo lago. Pedalinhos podem ser alugados aí também no porto e nas marinas.

A marina de Constança

A marina de Constança

Aí nas imediações do porto fica o Memorial Zeppelin, que homenageia Ferdinand von Zeppelin, nascido em Constança e que inventou a geringonça voadora que levou o seu nome. É possível fazer voos panorâmicos de Zeppelin ao redor do lago.

Um Zeppelin no céu de Constança

Um Zeppelin no céu de Constança

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Alemanha, Áustria, Suíça e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s