O ESPETÁCULO DAS HORTÊNSIAS NA SERRA GAÚCHA

Em nosso terceiro dia de visita a Gramado, decidimos descer a serra para o Vale dos Vinhedos. Um dos objetivos era observar o espetáculo das hortênsias, que nessa época do ano aparecem bastante floridas e exuberantes, na beira das estradas.

O espetáculo das hortênsias.

As hortênsias são arbustos que possuem uma floração exuberante e que foram introduzidos na Serra Gaúcha a partir do século XIX, por colonos alemães, na época da implantação de ferrovias na região. Plantadas nas encostas das estradas, as hortênsias ajudam a fixar o solo e diminuem a possibilidade de erosão.

As hortênsias são plantadas nas encostas da Serra Gaúcha.

Já tínhamos ido a Gramado outras vezes e nunca havíamos visto as hortênsias floridas. As flores se abrem em dezembro e permanecem exuberantes até fevereiro. Se apresentam nas cores azul, rosa, branca e lilás. As cores variam a depender dos nutrientes e do nível de acidez do solo.

A beleza das hortênsias.

Pórtico de entrada em Bento Gonçalves.

Chegamos ao Vale dos Vinhedos onde passamos pelas cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves. No vale existem dezenas de vinícolas que hoje produzem vinhos cada vez melhores e de reconhecimento internacional.  Paramos na vinícola Torcello, uma das menores da região, para uma degustação dos vinhos produzidos por aí.

Vinhedo da vinícola Torcello.

Depois da Torcello seguimos para a Lídio Carraro, onde já tínhamos passado um ano antes. A Lídio Carraro é uma das mais premiadas vinícolas gaúchas.

Degustação de vinhos na Vinícola Torcello.

Paramos em frente à vinícola Miolo e seguimos viagem até Carlos Barbosa onde visitamos a mega loja da Tramontina. A cidade vive em torno dessa famosa fábrica gaúcha.

Hotel da Vinícola Miolo.

Nesse blog temos outros posts sobre o Vale dos Vinhedos, como esse em destaque. https://joaquimnery.wordpress.com/2011/08/01/vale-dos-vinhedos-os-vinhos-brasileiros-cada-vez-melhores/ .

Presépio com material reciclados da Tramontina.

Atrás da loja da Tramontina fica a excelente loja de queijos e salames “Fetina de Formaio”. Aí o visitante encontra produtos feitos de forma artesanal, mas o que chama a atenção é o atendimento e a degustação disponibilizada pela loja.

Degustando queijos e salames na Fetina de Formaio.

Subimos a serra de volta para Gramado e paramos num mirante espetacular:  o “Ninho das Águias”. Ponto de salto para voo livre que tem uma vista maravilhosa de todo o vale.

Paisagem do alto do Ninho das Águias.

No final da tarde estávamos de volta a Gramado.

Pórtico de entrada da cidade de Gramado.

Esse post foi publicado em Rio Grande do Sul e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para O ESPETÁCULO DAS HORTÊNSIAS NA SERRA GAÚCHA

1. joaquimnery disse:

Olá Aquilea,

As Hotências somente florecem no verão. A melhor época é de dezembro a março.

Joaquim Nery

2. Aquilea disse:

E qual o melhor período para visitar e ver as hortênsias

3. Anônimo disse:

Ainda quero viajar por estas estradas e conhecer o Rio Grande do Sul. Muitos brasileiros viajam para o exterior ao invés de conhecer as maravilhas q temos aqui e o Rio Grande do Sul, com certeza é uma destas obras de arte q a natureza e o homem construíram com uma bela harmonia!

4. Anônimo disse:

Amei ter estado em Gramado. É muito lindo , principalmente as hortências.

5. joaquimnery disse:

A Ortência é uma planta bem resistente, porém precisa de climas temperados para frios

6. Anônimo disse:

Fiquei maravilhada ao ver as ortensias em gramados.Gostaria de plantar, e ter um bom resultado.Qual a receita?

7. Claudia disse:

Tudo neste lugar é maravilhoso, lindo de se ver e aproveitar, as hortênsias são lindas. Sou apaixonada por essa cidade, gostei tanto que fui dois anos seguidos para o Natal Luz, visitei vinícolas, a fabrica da Tramontina, a casa de queijos, o trem Maria Fumaça.Amooo