UMA JORNADA PELA FRANÇA COM A VIA ALEGRIA

Saímos de Salvador  em 09 de abril de 2013, com um roteiro criado pela agência de viagens Via Alegria para um passeio de 20 dias pela França. Éramos eu, Mônica e Kim, nosso filho e mais tarde, a partir do dia 20, Tess, minha filha, nos encontraria na Provença. O roteiro envolvia várias regiões. Fizemos um voo pela TAP de Salvador para Lisboa, com conexão para Paris, onde chegamos no Aeroporto de Orly.

A Torre Eiffel - Símbolo maior de Paris.

A Torre Eiffel – Símbolo maior de Paris.

A viagem começou pela Região da Normandia. Na sequência passamos pelo Vale do Loire, para visitar os Castelos da região, Borgonha, para degustar os vinhos locais e apreciar os campos de mostarda,  Provença para uma imersão na história da região e observar os campos de lavanda e finalizamos com cinco dias em Paris, que é  a melhor forma de nos despedirmos da Europa.

O Castelo de Chenosceau no Vale do Loire.

O Castelo de Chenosceau no Vale do Loire.

Chegamos em Orly, pegamos um carro no aeroporto e seguimos direto para Giverny. Nem entramos em Paris. A ideia era iniciar a viagem pela Normandia já no dia seguinte e o ponto de partida escolhido foi Giverny.

Saímos do Aeroporto de Orly na hora do “rush”, pegamos um engarrafamento enorme para atravessar a cidade pela autoestrada que contorna Paris, até seguir viagem para Giverny, distante cerca de 80 km.

Na realidade fomos direto para Sainte Genevieve Les Gasny, uma vilazinha rural, nas proximidades de Giverny, onde ficamos hospedados num pequeno e simples Hotel de Charme, o La Roseraie, com poucos cômodos e atendimento caseiro.

Hotel La Roseraie em Sainte Genevieve Les Gasny.

Hotel La Roseraie em Sainte Genevieve Les Gasny.

Fomos jantar no excelente e premiado restaurante Le Moulin de Fourges, com cozinha experimental, localizado num moinho antigo, na beira de um riacho e no meio do mato. Foi um dos melhores restaurantes de toda a viagem.

O excelente restaurante Le Moulin de Fourges.

O excelente restaurante Le Moulin de Fourges.

GIVERNY E OS JARDINS DE MONET

Giverny é famosa, sobretudo, por ter sido a cidade escolhida pelo pintor impressionista Claude Monet, para viver, desde 1883 até a sua morte, em 1926, aos 86 anos. A casa onde Monet viveu e serviu de inspiração para algumas das principais obras do artista, hoje é sede  da Fundação Claude Monet.

Os jardins da Fundação Claude Monet.

Os jardins da Fundação Claude Monet.

A principal atração da Casa de Monet é conhecer os seus magníficos jardins, que podem ser visitados. Os jardins ficaram famosos pois inspiraram Monet em muitas das sua obras e temas de estudo.

Os Jardins de Monet.

Os Jardins de Monet.

Monet foi um dos principais representantes do movimento “impressionista”, aliás, o termo impressionismo surgiu a partir de uma obra de Monet: “Impressão, nascer do sol”. O jardim é grande e dividido em duas partes. Numa delas a presença da água e das pontes, cercadas de uma vegetação muito bem distribuída, fortalece as imagens.

Imagem bucólica nos Jardins de Monet.

Imagem bucólica nos Jardins de Monet.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para UMA JORNADA PELA FRANÇA COM A VIA ALEGRIA

  1. Moysés Fraga disse:

    Fantástico! Além da referência indispensável a Claude Monet, fui arremetido aos anos de infância do comissário Maigret, personagem fictício de Georges Simenon, crescendo à beira do Castelo Saint-Fiacre (também fictício), mas sempre com estórias no Vale do Loire. As imagens são mágicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s