A CIDADE DE BEAUNE NA BORGONHA E O INCRÍVEL HOTEL-DIEU

O Centro Antigo de Beaune fica dentro da cidade murada de origem medieval, está localizada no coração da Borgonha, formada por uma série de ruas estreitas e tortuosas com muitas caves de vinhos.

A Catedral de Beaune.

A Catedral de Beaune.

As construções antigas com telhados em desenhos geométricos tingidos de amarelo e vermelho são uma característica da cidade.

Os telhados coloridos são uma marca em Beaune.

Os telhados coloridos são uma marca em Beaune.

Iniciamos a visita a Beaune pela Catedral de Notre Dame. Saindo da Catedral fomos até o prédio do antigo Hotel dos Duques de Beaune, com fachada em estilo flamboyant, uma fase do estilo gótico, mais rebuscado que o normal. No Hotel dos Duques hoje funciona a Museu do Vinho.

O Hotel dos Duques onde funciona o Museu dos Vinhos.

O Hotel dos Duques onde funciona o Museu dos Vinhos.

Para quem visita a Borgonha, passar no Museu do Vinho é imperdível, pois ali está registrado tudo sobre o assunto, desde as área mais favoráveis à produção, as ferramentas e equipamentos utilizados na lavoura e na produção dos vinhos, até as características de aroma e sabor de cada vinho da região.

Garrafas muito antigas de vinhos da Borgonha - Joaquim Nery

Garrafas muito antigas de vinhos da Borgonha

HOTEL DIEU, O HOSPICES DE BEAUNE

A visita que mais impressiona em Beaune é o fantástico Hotel Dieu, construído em 1443, um antigo hospital construído em meados do século XV para cuidar de pessoas pobres e desamparadas, por um nobre da Borgonha e sua esposa, o casal Nicolau e Guigone Rolin.

O Maravilhoso Hotel Dieu

O Maravilhoso Hotel Dieu

O edifício onde funcionou o hospital  por mais de mil anos, possui uma arquitetura espetacular. Foi construído em estilo flamengo e o que mais chama a atenção na sua estrutura é o telhado, formado por um mosaico de telhas vitrificadas, com cores bastante vivas.

O telhado colorido do Hotel Dieu

O telhado colorido do Hotel Dieu

Hoje o Hospice de Beaune é um Museu. Iniciamos a visita ao Hotel Dieu pela área onde ficavam os doentes no hospital. Tudo está muito bem arrumado e nos dá uma ideia plena de como funcionava na Idade Média.

DSC_0159

Acho que todo médico, se algum dia tiver a chance, deveria vir conhecer o antigo Hospice de Beaune. É uma aula de planejamento administrativo, sustentabilidade econômica e perseverança, além de ação humanitária. O casal Rolin conseguiu donativos e os meios para manter o hospital funcionando, mesmo depois das suas mortes. Dentre os donativos, o Hotel Dieu recebeu terras excelentes para a produção de uva e vinhos. Os vinhos “Hospice de Beaune”, são famosos e a sua comercialização ajudou a pagar as despesas do hospital.

Tudo impecável no Hotel Dieu

Tudo impecável no Hotel Dieu

Todos os anos, no terceiro domingo de novembro, acontece o grande leilão de vinhos em Beaune, que fortalece a tradição da vinicultura local e os valores arrecadados, são usados em benefício do hospital. Cada vinicultor trás uma garrafa do seu melhor vinho produzido naquela safra, para ajudar na festa. Os valores obtidos pelos vinhos no leilão da nova safra, balizam os preços que terão nos próximos anos.

Os grandes vinhos da Borgonha são leiloados no Hotel Dieu

Os grandes vinhos da Borgonha são leiloados no Hotel Dieu

Ainda na visita do Hospital de Beaune, chama a atenção a cozinha muito bem preservada e com equipamentos e utensílios da época em que o hospital funcionava.

A cozinha do Hotel Dieu

A cozinha do Hotel Dieu

Hoje o Hotel Dieu funciona como um museu, expondo o acervo do antigo hospital, que era rico também em obras de arte. Dentre elas destaca-se o Juízo Final de Rogier Van Der Weyden.

Detalhe de O Juizo Final de Rogier Van Der Weyden

Detalhe de O Juizo Final de Rogier Van Der Weyden

Saímos da visita ao Hotel Dieu e ficamos o resto da tarde passeando pelas ruas da cidade murada de Beaune. À noite fomos jantar no excelente e premiado restaurante Le Bristô de L’Hotel.

As ruas charmosas de Beaune

As ruas charmosas de Beaune

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A CIDADE DE BEAUNE NA BORGONHA E O INCRÍVEL HOTEL-DIEU

  1. Anônimo disse:

    Parabéns pelo seu post. Realmente a cidade de Beaune é linda, tranquila e com uma excelente qualidade de vida. Sem contar que é o celeiro dos melhores vinhos e excelente gastronomia. Sempre visito, já que tenho parentes afins por lá. Um abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s