A COSTA DE OURO E OS VINHOS DA BORGONHA

Pela manhã saímos de Beaune para Dijon por uma estrada secundária, não pedagiada, a  N74. São 35 km de um percurso que passa pelas principais áreas de produção de vinhos da Borgonha.. Essa região é conhecida como a Cote D’Or (Costa do Ouro), devido à cor amarelada da terra exposta ao sol nas encostas onde ficam os vinhedos.

Vinhedos da Borgonha.

Vinhedos da Borgonha.

Na Cote D’Or, destacam-se a Cote du Beaune e a Cote Nuits, regiões que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo, numa encosta espremida entre as planícies do Rio Saône e as encostas planáltica a norte. Por cerca de 50 km de encostas, as uvas da Borgonha crescem nesse solo dourado.

A Costa do Ouro na Borgonha.

A Costa do Ouro na Borgonha.

O clima temperado continental, com verões quentes e invernos frios favorece a produção da uva, além das condições do solo (“terroir”) adequado. Dentre as vinícolas famosas da região, destacam-se a Vougeot, a Vosne-Romanée e a Nuits-St-Georges.

A Rota dos Grandes Vinhos

A Rota dos Grandes Vinhos

Na Borgonha o vinho mais comum é o Pinot Noir, mas outras variedades de uva também são cultivadas na região, como a Boujolais e a Chardonnay (para os vinhos brancos). A fama dos seus vinhos se espalhou pelo mundo e estão entre os melhores existentes.

Pinot Noir a uva da Borgonha

Pinot Noir a uva da Borgonha

Ao final dessa estrada, chegamos a Dijon, a capital e maior cidade da Borgonha. Dijon é uma cidade grande para os padrões franceses, possui uma vida cultural intensa e por ser universitária, concentra uma grande quantidade de jovens.

Centro histórico de Dijon.

Centro histórico de Dijon.

A história de Dijon está melhor representada no Museu de Belas Artes, no prédio imponente do antigo Palácio dos Duques da Borgonha, construído para abrigar o parlamento, onde hoje funciona a prefeitura, repartições públicas e o Museu de Belas Artes.

O Palácio dos Duques de Dijon.

O Palácio dos Duques de Dijon.

No Museu, o acervo conta com esculturas e pinturas da Idade Média e dos séculos XIV a XVII. O maior destaque do Museu é o gigantesco Mausoléu dos Duques, com túmulos maravilhosamente decorados com esculturas do artista flamengo Claus Sluter, representando monges em oração. Durante a nossa visita, os mausoléus estavam sendo restaurados, não pudemos visitá-los, vimos apenas as esculturas que tinham sido deslocadas para outra área do Museu.

Os monges de Claus Sluter

Os monges de Claus Sluter

No centro histórico chama a atenção a imponente fachada da Igreja de Saint Michel e a Catedral de Notre Dame, com inúmeras gárgulas decorando a fachada principal.

Detalhe da fachada da Catedral de Notre Dame de Dijon.

Detalhe da fachada da Catedral de Notre Dame de Dijon.

A cidade de Dijon é mundialmente famosa pela mostarda picante produzida aí e que leva o nome da cidade. Na zona rural ao redor de Dijon, os campos de mostarda se confundem com os vinhedos, as duas maiores riquezas da região.

Os campos da Borgonha.

Os campos da Borgonha.

Voltamos a Beaune e à noite fomos jantar no Bom restaurante La Ciboulette.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A COSTA DE OURO E OS VINHOS DA BORGONHA

  1. Site do Museu do Vinho de Beaune . O museu se encontra no Hotel des Ducs de Bourgogne – Rue d’Enfer. Aberto das 9.30h até 18.00 de 1 de abril até 30 de novembro. Das 9.30h até 17.00h, menos nas terças, de 1 de dezembro até 31 de março. Fechado dia 25 de dezembro e 1 de janeiro.

  2. Preserva a memória e a glória da corte da Borgonha. Originalmente no Monastério de Champmol , a antiga necrópole ducal, foi transferida para o museu em 1827 por Févret de Saint-Mémin , com seus retábulos , tapeçarias e esculturas góticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s