O ESPETÁCULO DAS LAVANDAS E O GORGE DU VERDON

No nosso segundo dia em Aix-En-Provence, saímos pela manhã para o interior da Provença. O objetivo era presenciar o espetáculo das lavandas. Nessa época do ano (abril), elas já estão grandes, porém ainda não começaram a florir. Mesmo assim o visual é maravilhoso e com um pouco de imaginação, podemos sentir as cores vivas do período áureo da produção, que acontece de meados de junho, até a primeira semana de agosto.

Os campos de lavanda da Provença

Os campos de lavanda da Provença

No alto do planalto da Provença, os campos são intensamente plantados de lavandas, dispostas simetricamente em longas linhas que acompanham o modelado do relevo. O centro de produção fica próximo à cidade de Luberon, a “capital da lavanda”.

A simetria dos campos de lavanda.

A simetria dos campos de lavanda.

A região por onde passamos fica próximo da cidade de Monosque, que fica a meio caminho entre Luberon e o Vale do Verdon. De lá seguimos para conhecer um dos cenários mais impressionantes da Europa: A Garganta do Rio Verdon. O Verdon possui águas verdes e escuras, em função dos sedimentos em suspensão nas suas águas. Esses sedimentos são arrastados dos minérios existentes no alto das montanhas. Corre por um vale profundo, formando um cânion, uma impressionante “garganta”, que em alguns momentos chega a 700 m de profundidade.

A garganta do Verdon

A garganta do Verdon

O Cânion Gorges du Verdon foi esculpido pelas águas do Rio Verdon ao longo de milhões de ano, cavando a rocha calcária, macia e compacta. Num determinado trecho o rio deságua no Lago Saint Croix, formando uma paisagem espetacular. As águas verdes escuras transformam o lago numa atração à parte.

O Lago Saint Croix

O Lago Saint Croix

Seguimos por uma estrada estreita que se estende pela parte alta da Garganta do Verdon, por mais de 25 km. Curvas sinuosas e constantes fazem das rodovias D 952 e na sequência a D 23, um caminho perigoso, mas imperdível. Precisamos dirigir com o máximo de cuidado e parar nos principais mirantes que existem ao longo do caminho.

A estrada estreita e sinuosa possui vários mirantes sobre o cânion.

A estrada estreita e sinuosa possui vários mirantes sobre o cânion.

Depois de 25 km acompanhando a estrada decidimos voltar, pois estava entardecendo e era mais prudente procurar caminhos mais seguros.

O Gorges du Verdon

O Gorges du Verdon

Na volta para Aix-En-Provence, decidimos parar na fábrica e loja da L’Occitane, que fica na cidade de Manosque, a 50 km de Aix. A L’Occitane é um fenômeno criado a relativamente pouco tempo. A marca alcança, hoje, o mundo inteiro. A L’Occitane é um produto da Provença e usa a identidade com as lavandas nas sua promoções.

A fábrica e loja da L’Occitane em Manosque

A fábrica e loja da L’Occitane em Manosque

Chegamos a Aix-En-Provence e fomos aproveitar o fim de tarde na “cidade das mil fontes”, por todos os cantos elas aparecem. À noite fomos jantar no bom restaurante Le Zinc D’Hugo. Um típico e aconchegante restaurante francês especializado em carnes.

À noite fomos jantar no bom restaurante Le Bistrô D’Hugo. Um típico e aconchegante restaurante francês especializado em carnes.

Entardecer em Aix-en-Provence.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O ESPETÁCULO DAS LAVANDAS E O GORGE DU VERDON

  1. jean marie disse:

    BOM DIA, a capitale da Lavande na provence nao e Luberon nao,no caso Luberon e uma regiao localizada no este do estado de Vaucluse(capitale AVIGNON)no norte esta o mont-ventoux e no centre o Luberon ,no sul esta “les alpilles”
    a capitale das Lavande se chama VALENSOLE e a sous-capitale se chame Sault en Provence
    merci
    Jean Marie OLIVE ;guia turistica da Provence falando Portugués tel /33 490881840

  2. Anônimo disse:

    Lindíssimas paisagens!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s