O HOTEL DES INVALIDES E A PONTE ALEXANDRE III

Em nossa caminhada por Paris, saímos do Champ de Mars e seguimos andando até a Esplanada des Invalides, um imenso jardim entre a Ponte Alexandre III e o Hotel des Invalides ao fundo.

A Esplanada des Invalides com a Ponte Alexandre III ao fundo.

A Esplanada des Invalides com a Ponte Alexandre III ao fundo.

O Hotel des Invalides é um belo e grande edifício construído por Luís XIV em 1670 para sediar um abrigo para os veteranos e feridos das suas guerras. O edifício já chegou a abrigar cerca de 6 mil soldados. Hoje mantém a sua função, porém menos de cem soldados vivem ali.

O Hotel des Invalides

O Hotel des Invalides

Após a instalação do Hotel des Invalides foi construída a Eglise du Dôme, Igreja da Cúpula, hoje complementada pela Catedral de São Luís dos Inválidos ou Igreja dos Soldados,  com um telhado dourado que chama a atenção de Paris desde muito longe. A sua fachada clássica é uma das vistas mais impactantes da cidade.

A Eglise du Dôme

A Eglise du Dôme

É no interior da cúpula da igreja que fica o túmulo de Napoleão Bonaparte e de outros heróis franceses como o General Foch, comandante das forças aliadas na Primeira Guerra Mundial e de Vauban, comandante militar de Luís XIV. Essa é a sua maior atração.

A tumba de Napoleão Bonaparte

A tumba de Napoleão Bonaparte

O corpo de Napoleão foi transladado da Ilha de Santa Helena por ordem do Rei Luís Filipe, 20 anos após a sua morte. Hoje os restos mortais de Napoleão ficam no centro do Dôme, em um enorme sarcófago de pórfiro (rocha vulcânica) vermelho, sobre um pedestal de granito.

O Mausoléu de Napoleão

O Mausoléu de Napoleão

No prédio do Museu des Invalides fica o interessante Museu de l’Armée (Museu do Exército), que conta com um grande acervo de armaduras e armas militares desde a Idade da Pedra até o século XX. O museu é complementado por dois outros que contam a história da Primeira e da Segunda Guerra Mundial. No conjunto formam uma excelente aula da história do mundo, sobretudo do século XX.

O edifício onde funciona o Museu do Exército.

O edifício onde funciona o Museu do Exército.

Saímos do Hotel des Invalides e atravessamos a Esplanada à sua frente, até a Ponte Alexandre III, a mais encantadora das pontes sobre o Rio Sena. Possui uma exuberante decoração Art Nouveau com lampiões, querubins, ninfas e cavalos alados dourados.

A espetacular Ponte Alexandre III

A espetacular Ponte Alexandre III

A Ponte Alexandre III foi uma doação do czar russo Nicolau II e por isso recebeu o nome do seu pai, o também czar Alexandre III. Construída entre 1896 e 1900 para comemorar a aliança entre a França e a Rússia de 1892 e a Exposição Universal de 1900.

A placa comemorativa da Ponte Alexandre III

A placa comemorativa da Ponte Alexandre III

DSC_0677

DSC_0680   DSC_0684

DSC_0687    DSC_0689

A ponte é uma maravilha da engenharia do século XIX. Possui um único vão de 6 metros de altura que liga a Esplanada des Invalides ao maravilhoso conjunto arquitetônico formado pelos prédios do Grand Palais e do Petit Palais, construído também para a Exposição Universal de 1900 e onde hoje funciona o Museu de Belas Artes de Paris.

A cúpula do Grand Palais ao fundo da Ponte Alexandre III

A cúpula do Grand Palais ao fundo da Ponte Alexandre III

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O HOTEL DES INVALIDES E A PONTE ALEXANDRE III

  1. Magníficas fotos. Magnífico día. Magnífica chica. Gracias por las tres. Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s