O PARQUE NACIONAL DO SERENGETI

22 de junho de 2005

O Parque Nacional do Serengeti é Patrimônio da Humanidade consagrado pela UNESCO, uma das áreas mais incríveis do Continente Africano para a observação da vida animal, que aí, ainda aparece com a profusão de 500 anos atrás. Fica localizado entre o norte da Tanzânia e o sudoeste do Quênia, onde faz ligação com a Reserva Masai Mara.

A Planície do Serengeti.

A Planície do Serengeti.

Terra de leões, leopardos, crocodilos, hienas, gnus, zebras, elefantes, girafas, mas também dos Guerreiros Masai que vivem no Serengeti e na Reserva Masai Mara do Quênia. Serengeti, no idioma Masai significa “Grande Planície”.

Estrada do Serengeti

Estrada do Serengeti

O Serengeti é uma imensa área (aproximadamente 40.000 quilômetros quadrados) de vegetação gramínea, com árvores e arbustos espaçados, característica típica das Savanas. A abundância de pastagens atrai para a região, uma grande quantidade de animais herbívoros, como zebras, gnus e todos os tipos de antílopes africanos.

As pastagens são abundantes no Serengeti.

As pastagens são abundantes no Serengeti.

As grandes manadas, por sua vez, atraem os predadores. Isso faz do Serengeti uma “farra” da vida e um ecossistema perfeitamente equilibrado. O momento máximo acontece entre  junho e setembro, quando “A Grande Migração” dos gnus e das zebras precisa atravessar o Rio Mara infestado de crocodilos, saindo da Tanzânia para o Quênia. Milhões desses animais se jogam no rio e os crocodilos fazem a “farra”. Os mais fracos são devorados com facilidade, porém a maioria consegue chegar ao outro lado do rio, onde as pastagens estão abundantes e verdes. Criam os seus filhotes e o “Ciclo da Vida” continua.

Crocodilo do Serengeti na beira do rio.

Crocodilo do Serengeti na beira do rio.

Veja mais sobre “A Grande Migração” no post abaixo.

https://umpouquinhodecadalugar.com/2012/02/24/a-reserva-masai-mara/

Um belo exemplar de gnu.

Um belo exemplar de gnu.

Os Gnus estão presentes em grandes manadas no Serengeti. São da família dos bovídeos, que inclui bovinos e caprinos. São animais fortes, vivem em grandes grupos e podem correr até 80 km/h para fugir dos seus predadores. Quando ameaçados e para proteger as crias podem enfrentar guepardos, hienas e até leões.

https://www.youtube.com/watch?v=4jBhPw62LgQ

Gnus em disparada.

Gnus em disparada.

As zebras são equídeos, da família dos cavalos. Por serem constantemente ameaçados pelos predadores são exímios corredores.

Zebras

Zebras

As hienas são predadores da savana de médio e grande porte, têm um corpo esquisito, com as patas traseiras menores que as dianteiras. São grandes caçadores, mas se alimentam sobretudo de carcaças roubadas de outros carnívoros. Não são grandes velocistas, mas perseguem uma presa por muitos quilômetros. Vivem normalmente em grupos de até 40 animais, mas é possível também caçar sozinhas. As fêmeas são dominantes, maiores e mais agressivas que os machos.

Uma hiena solitária no Serengeti.

Uma hiena solitária no Serengeti.

Os hipopótamos vivem a maior parte do tempo dentro d’água, onde podem ficar submersos por até 5min. O objetivo é manter a temperatura do corpo. Saem dos rios à noite para pastar nos arredores. Possuem pelagem grossa e são muito agressivos. Matam mais homens na África do que leões, leopardos e rinocerontes juntos.

Hipopótamos no Serengeti.

Hipopótamos no Serengeti.

Os hipopótamos possuem grandes presas, que mostram com frequência, com o objetivo de intimidar. Seu único predador natural é o leão, que normalmente ataca em bando.

Hipopótamo.

Hipopótamo.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O PARQUE NACIONAL DO SERENGETI

  1. Luís Gonçalves Braga disse:

    Um dia pretendo visitar o parque nacional de serengeti !!!

  2. Silver Price disse:

    Quien recuerde a Meryl Streep y Robert Reford en Memorias de África, podrá situar perfectamente la Reserva Masai Mara , donde se rodó la pelicula de Sidney Pollack. Situada al sudoeste de Kenia, en la región del Serengeti, recibe su nombre de la tribu masai que la habita, así como del río Mara que la atraviesa.

  3. silver price disse:

    Hola, nosotros vamos a Kenia y Zanzibar el 25 de Mayo, en la agencia nos han dicho que con suerte veremos el comienzo de la migración, vamos a samburu, nakuru, aberdare y masai mara, de todas formas espero que veamos animales igualmente, y super puestas de sol! Por cierto, viajamos con Angalia, ¿alguien sabe qué tal esta compañía? La verdad es que no la he visto nombrar por el foro. Gracias.

  4. Jorge disse:

    Joaquim: Tu foto de las cebras en Serengeti me ha permitido, por primera vez, darme cuenta de la simetría en el pelaje de estos hermosos animales. Gracias por tus envíos. Jorge.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s