LEÕES, LEOPARDOS E BABUÍNOS

23 de junho de 2005

Em nosso último dia de safari no Serengeti vimos uma grande quantidade e tipos diferentes de animais. As grandes manadas de zebras, gnus, búfalos, girafas e todos os tipos de antílopes atraem para o Serengeti uma grande variedade e quantidade de predadores. Os leões estão entre os mais importantes são os verdadeiros “Reis da Savana”.

Leão - O Rei da Savana.

Leão – O Rei da Savana.

Normalmente os leões vivem em grupos que podem chegar até 40 indivíduos, formados por um macho dominante, várias leoas e alguns machos jovens que ainda não alcançaram a maturidade sexual. As fêmeas são responsáveis pela caça e cuidado com os filhotes. O macho é quem demarca o território e defende o grupo contra ataques de outros leões e/ou outros animais, mas pode caçar também se for necessário. Como são muito pesados, não são tão ágeis quanto as fêmeas.

Uma bela leoa descansando na Savana.

Uma bela leoa descansando na Savana.

Os leões podem ficar até 20 horas por dia em repouso para poupar energia. O índice de sucesso em caças é de apenas 30%, por isso quando têm sucesso, podem comer excessivamente para armazenar mais energia. Podem viver até 30 anos, mas a idade média é entre 10 e 15 anos. É o segundo maior felino do planeta, perdendo apenas para o tigre. Chega a pesar até 250 kg, apesar de já terem sido identificados animais de até 300 kg. Normalmente não sobem em árvores. No Serengeti, porém existe uma subespécie em que as fêmeas costumam descansar nessas posições. Isso é raro.

Leoas sobre a árvore.

Leoas sobre a árvore.

São excelentes caçadores, usam estratégias específicas e táticas de emboscada para cada tipo de presa. Normalmente não atacam o homem, a não ser em casos extremos de desequilíbrio ou em situação de perigo. O caso mais famoso de leões devoradores de homem aconteceu no Quênia em 1898, quando dois machos solteiros, com cerca de 3 metros de comprimento mataram cerca de 140 pessoas em menos de um mês. Esta história foi contada no filme “A Sombra e a Escuridão”.

Um grande Leão solteiro.

Um grande Leão solteiro.

Outro exímio predador do Serengeti é o leopardo. Bastante veloz, chega a desenvolver 50 km/h, ao caçar costuma levar as presas para o alto de uma árvore, onde se protege de outros concorrentes de carcaças, como os leões e as hienas.

O leopardo sobre a árvore.

O leopardo sobre a árvore.

Pertence ao grupo dos “big five”, os cinco animais especiais dos safaris africanos, leões, leopardos, elefantes, rinocerontes e búfalos. Medem até 1,65m de comprimento e chegam a pesar 90 kg. As fêmeas são menores que os machos.

Leopardo

Leopardo

Nos safaris fotográficos encontramos muitos babuínos. São macacos das savanas, que passam a maior parte do tempo no chão. Vivem em grandes grupos comandados por um único macho dominante.

Babuíno.

Babuíno.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Tanzânia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para LEÕES, LEOPARDOS E BABUÍNOS

  1. joaquimnery disse:

    Olá João.

    É muito simples. O ideal é ficar hospedado em um dos lodges que existem por aí.

  2. joao gomes disse:

    como posso visitar o parque?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s