MILÃO, A CAPITAL MUNDIAL DO DESIGN

21 de junho de 2008

Em junho de 2008, chegamos a Milão para dar inicio a uma viagem pela Itália, com foco na Ligúria e mais especificamente na região conhecida como Cinque Terre. Milão foi a porta de entrada. A cidade que possui cerca de 4,3 milhões de habitantes (a região metropolitana possui 7,4 milhões), é a mais cosmopolita da Itália e a segunda maior do país. Fica na Lombardia, ao norte da península, entre os Alpes, na fronteira com a Suíça, e o vale do Rio Pó.

Um dos símbolos de Milão

Um dos símbolos de Milão

Milão fica no centro da principal área industrial e financeira da Itália e possui a maior economia do país. A cidade é a capital mundial do design e da moda, possui lojas e galerias mundialmente famosas. A mais famosa de Milão é a Galleria Vittorio Emanuele II, localizada na Praça do Duomo e considerado o shopping mais antigo do mundo. Anualmente Milão sedia grandes eventos de moda, feiras de design e decoração.

A fachada da Galleria Vittorio Emanuele II

A fachada da Galleria Vittorio Emanuele II

A Galeria Vittorio Emanuele II é conhecida como “A Sala de Visitas de Milão”. Foi inaugurada em 1877. A galeria tem formato de cruz com um centro octogonal adornado por mosaicos representando os quatro continentes. O telhado de metal e vidro foi uma técnica pioneira para o século XIX.

A cúpula de vidro da Galleria Vittorio Emanuele II

A cúpula de vidro da Galleria Vittorio Emanuele II

Apesar de não ter a importância histórica de cidades como Roma, Florença ou Veneza, o passado cultural e musical também está enraizado na história da cidade, terra de Giuseppe Verdi e do famoso Teatro Scala, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. É em Milão que está a “Última Ceia” de Leonardo da Vinci, uma das obras mais importantes do gênio renascentista. A visita à “Última Ceia” precisa ser agendada com muita antecedência. A obra prima de Leonardo fica na igreja de Santa Maria delle Grazie.

Estátua de Leonardo da Vinci em Milão.

Estátua de Leonardo da Vinci em Milão.

Leonardo da Vinci passou uma boa parte da sua vida em Milão, onde trabalhou de 1482 a 1499. Foi nessa época que pintou a “Última Ceia”. Na praça atrás da Catedral aparece uma estátua do gênio italiano.

A cidade do design investe no turismo.

A cidade do design investe no turismo.

A cidade é um dos principais hubs aéreos da Europa e um dos portões de entrada da Itália. No futebol também Milão se destaca pela presença de dois dos principais times europeus: O Milan e a Internazionale de Milão. Tudo isso faz com que Milão receba uma grande quantidade de turistas todos os anos.

O leão da praça da Catedral.

O leão da praça da Catedral.

A principal atração turística da cidade é a magnífica Catedral (ou Duomo) de Milão, uma das mais belas do mundo. O monumento gótico possui uma grande quantidade de torres pontiagudas, 157m de comprimento e 109m de largura e a altura chega a 45m. O interior da Catedral possui cinco naves. Começou a ser construída em 1386 e só foi concluída em definitivo, 400 anos depois, no início do século XIX.

A magnífica fachada da Catedral de Milão.

A magnífica fachada da Catedral de Milão.

A catedral possui 135 agulhas e uma grande quantidade de estátuas e gárgulas. Foi  construída com um maravilhoso mármore branco-rosa de Candoglia, no Lago Maggiore.

As agulhas góticas da Catedral de Milão.

As agulhas góticas da Catedral de Milão.

As portas de bronze trabalhadas em baixos relevos, contam a história da Virgem e da própria cidade de Milão.

Baixo-Relevo na porta da Catedral de Milão.

Baixo-Relevo na porta da Catedral de Milão.

Passeando pelas ruas de Milão foi irresistível entrar numa loja da Ferrari para levar uma lembrança dessa marca italiana que desperta paixões no mundo inteiro.

Uma loja da Ferrari em Milão.

Uma loja da Ferrari em Milão.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para MILÃO, A CAPITAL MUNDIAL DO DESIGN

  1. Wilma londr disse:

    E muito bonito todos os lugares de milao.
    E lugar preferido para tirar férias.
    Maravilho,estarei ai em julho.

  2. Mauricio disse:

    Só isso? Realmente é “um pouquinho” mesmo hein?

  3. Gilson disse:

    Realmente, a cidade é muito linda, mas encontra-se maltratada ultimamente(maio/2014), ruas lotadas de imigrantes a perambular sem ter o que fazer, com isso urina-se nas ruas, pois não existem sanitários públicos, principalmente nas proximidades da central station, de resto tudo funciona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s