O GRANDE CANAL DE VENEZA

22 de junho de 2008

Chegamos a Veneza de carro. Tivemos que deixá-lo num grande estacionamento na Piazzale Roma, pois os carros só chegam até aí. Daí em diante temos que seguir a pé ou de barco. Todo o sistema de transporte no interior da parte insular de Veneza é feito de barco. Os “Vaporettos” são barcos que funcionam como transporte público através de Grande Canal, com várias paradas nas margens, onde as pessoas podem subir ou descer do barco.

Vaporetto atracado no Grande Canal

Vaporetto atracado no Grande Canal

Pegamos um vaporetto na Piazzale Roma, o ticket é caro, mas tudo em Veneza é caro, por motivos óbvios. Seguimos através de Grande Canal até a Praça de São Marcos, no coração de Veneza. Daí seguimos a pé até o nosso hotel. Como circular pela cidade é difícil, é importante levar apenas uma mala de mão, pois obrigatoriamente vamos carregá-la em algum lugar.

O Grande Canal

O Grande Canal

O Grande Canal é a principal via de circulação da cidade. Os barcos cruzam uns com os outros a todo instante. Corta a maior parte da cidade, passando por vários distritos. Começa na Piazzare Roma e vai em zigue-zague até a Basílica Santa Maria della Salute, próximo à Praça São Marcos. Possui 4 km de extensão, entre 30 e 40 metros de largura e uma profundidade média de cinco metros.

A Basílica Santa Maria dela Salute

A Basílica Santa Maria della Salute

Passear pelo Grande Canal é um dos programas imperdíveis de Veneza, pois ele é totalmente cercado de belos palácios medievais. Esse programa deve ser feito de dia e à noite, quando a iluminação dos palácios criam uma atmosfera especial.

Os palácios do Grande Canal

Os palácios do Grande Canal

As pontes sobre o Grande Canal são um espetáculo a parte. São quatro pontes que permitem a passagem entre os dois lados de Veneza: A Ponte da Academia, a Ponte de Rialto (a mais famosa e bonita), a Ponte dos Descalços e a Ponte Constituição (a mais nova), projetada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A Ponte de Rialto

A Ponte de Rialto

Outra maneira de circular pelo Grande Canal é de gôndola, a embarcação que é a cara de Veneza. É caro, mas os turistas adoram, os preços podem variar de 80 a 100 Euros. À noite é mais caro. No passado, antes dos barcos a motor, era a embarcação mais utilizada para o transporte de pessoas e cargas através dos canais.

As gôndolas de Veneza.

As gôndolas de Veneza.

Hoje virou símbolo de romantismo. Existem cerca de 400 gondoleiros em Veneza. Passeando com os turistas eles costumam cantar trechos de operas para diversão dos casais.

Casais passeando de gôndola em Veneza.

Casais passeando de gôndola em Veneza.

Ficamos hospedados no bom Hotel Ca Dei Conti. Encontrar o hotel é outro exercício interessante na cidade, pois Veneza é formada pequenas ruelas entrelaçadas por canais, de forma indisciplinada. O Ca Dei Conti fica numa dessas ruelas, na beira de um canal, a poucos metros da Praça São Marcos. A localização era excelente.

A fachada do Hotel Ca Dei Conti.

A fachada do Hotel Ca Dei Conti.

Leia mais sobre Veneza em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2010/12/05/veneza-la-serenissima/

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/joaquim-nery-fala-sobre-o-grande-canal-de-veneza/?cHash=347745472c35db8a3e25289816f267d8

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para O GRANDE CANAL DE VENEZA

  1. lindas fotos,grata pelas informaçoes…

  2. Maria disse:

    Quanta saudade! Realmente é muito linda Veneza, estive lá e confirmo esta beleza… Amei as fotos!

  3. Silvanira Buzinaro disse:

    UM SONHO VENEZA .. BELAS FOTOS.

  4. Anônimo disse:

    Meu grande sonho: conhecer Veneza :Sinto – me visitante através do meu conterrâneo , coincidentemente visitando a página . Bela explanação e fotos. Parabéns.

  5. Anônimo disse:

    limdo de mais

  6. glauciane disse:

    amei as fotos que mostram veneza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s