A PRAÇA DE SÃO MARCOS NO CORAÇÃO DE VENEZA

Veneza é a mais enigmática cidade da Itália e umas das mais impressionantes do mundo. Nada se compara a ela. Foi construída sobre um conjunto de bancos de lama, num manguezal nas margens do mar Adriático. A cidade é constantemente atingida por fenômenos de marés que invadem as suas praças e ruas. A sua sobrevivência é contrária a todas as probabilidades.

Veneza, a cidade mais improvável do mundo.

Veneza, a cidade mais improvável do mundo.

A cidade foi um grande entreposto comercial entre o Oriente e o Ocidente durante a Idade Média. O comércio com Constantinopla, a atual Istambul fez a riqueza de Veneza e essa riqueza está visível nos palácios do Grande Canal, muitos deles transformados em hotéis e museus.

Obra de arte em frente a um dos palácios do Grande Canal.

Obra de arte em frente a um dos palácios do Grande Canal.

O ponto mais importante da cidade é a Praça de São Marcos, cercada por grandes edifícios medievais onde hoje funcionam restaurantes, joalherias e lojas de cristais de Murano, e pela Basílica de São Marcos, a Praça é o centro turístico da cidade. Foi descrita por Napoleão como a “Sala de Visitas” mais elegante da Europa.

A Praça São Marcos.

A Praça São Marcos.

Recebe milhares de visitantes todos os dias. Aí também, ficam prédios de grande importância histórica como a Torre do Campanário, a Torre dell’Orologio  e o Palácio Ducale, ou Palácio dos Doges.

A Praça vista do outro lado.

A Praça vista do outro lado.

Nos cafés que se espalham pela Praça de São Marcos, os preços são proibitivos. Veneza recebe cerca de 14 milhões de turistas por ano. Durante o carnaval, uma multidão se reúne na Praça para a festa que mais marca a cidade. As máscaras são uma marca de Veneza.

Máscaras de Veneza.

Máscaras de Veneza.

Veneza é também um lugar para comer e beber bem. Um dos programas que fizemos por lá foi conhecer o famoso Harry’s Bar fundado em 1931 por Giuseppe Cipriani e seu amigo Harry, fica próximo à Praça São Marcos. Um restaurante simples, mas emblemático. Foi aí que inventaram o carpaccio e a fama deve-se também a ter sido o lugar preferido de Ernest Hemingway, quando viveu em Veneza.

O simples e emblemático Harry's Bar.

O simples e emblemático Harry’s Bar.

A mais importante construção de Veneza é a Basílica de São Marcos, que mistura elementos arquitetônicos do Oriente e do Ocidente, identificando-se com o passado da cidade. Dentre os tesouros existentes na Basílica, destacam-se os quatro cavalos de bronze cujos originais ficavam na fachada principal da igreja e foram trazidos de Constantinopla em 1204. Hoje ficam réplicas na fachada e os originais ficam protegidos num museu no interior da basílica.

A Basílica de São Marcos.

A Basílica de São Marcos.

A igreja foi construída em forma de cruz grega e possui cinco enormes domos. É aí que ficam as relíquias de São Marcos, que transformam a basílica num lugar de peregrinação. A riqueza da igreja foi construída a partir de uma lei de 1075, que obrigava a todos os navios que retornavam a Veneza trazer um presente precioso para decorar a “Casa de São Marcos”.

Detalhes da fachada da Basílica de São Marcos.

Detalhes da fachada da Basílica de São Marcos.

Uma das grandes riquezas da Basílica de São Marcos é o conjunto de mosaicos que decoram a fachada e a parte interna da igreja. São 4.240 metros quadrados de mosaicos, na sua maioria dos séculos XII e XIII.

Os fantásticos mosaicos da fachada da Basílica de São Marcos.

Os fantásticos mosaicos da fachada da Basílica de São Marcos.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A PRAÇA DE SÃO MARCOS NO CORAÇÃO DE VENEZA

  1. Anônimo disse:

    Estou ansiosa para conhecer. Estarei la no final
    de novembro.

  2. Carmem Alcantara disse:

    E uma forma de preservação muito nobre e tem surposte legal para a preservação da Igreja de S. Marcos na Italia Parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s