FLORENÇA, A CIDADE DOS MEDICI

24 de junho de 2008

Chegamos a Florença no dia 24 de junho, dia de São João. Na Europa essa data é comemorada em vários países por motivos diferentes, mas a chegada do verão é quase sempre o mais importante. Batemos de frente com um desfile cívico, no qual os moradores da cidade se apresentavam publicamente usando roupas medievais. Tudo isso combinava com a áurea de Florença, o terceiro maior destino turístico da Itália.

Desfile cívico em Florença.

Desfile cívico em Florença.

Florença fica no coração da Toscana e nas margens do Rio Arno. O seu passado está ligado à explosão artística do Renascimento Cultural na Europa tendo sido transformada numa das principais capitais artísticas do mundo. Aí viveram ícones como Botticelli, Michelangelo e Donatello.

A cidade de Florença, no coração da Toscana.

A cidade de Florença, no coração da Toscana.

Florença na Idade Média, foi um fortíssimo centro comercial, e ampliou a sua riqueza e poder a partir de um inovador e influente setor bancário. Foi nesse ambiente que a família Medici, formada por uma dinastia de banqueiros, chegou ao poder econômico, na região, no final da Idade Média.

A cidade nas margens do Rio Arno.

A cidade nas margens do Rio Arno.

Os Medici dominaram Florença por trezentos anos e a cidade foi o coração cultural e intelectual da Europa. Patrocinavam as artes e os artistas, pintores, escultores e arquitetos vieram viver em Florença, deixando na cidade um legado intelectual sem igual.

Florença é um Museu a céu aberto.

Florença é um Museu a céu aberto.

A parte histórica da cidade pode ser visitada a pé. A Praça do Duomo de Santa Maria del Fiore fica no centro de Florença. A Catedral é o edifício mais alto da cidade e a quarta maior da Europa. A cúpula de telhas alaranjadas é um dos símbolos de Florença.

A Catedral de Florença.

A Catedral de Florença.

O campanário da Catedral é obra de Giotto, possui 85 metros de altura e é completamente revestido por um mármore branco, verde e rosa da Toscana.

O campanário da Catedral de Florença

O campanário da Catedral de Florença

Na frente da Catedral fica o Batistério, um dos tesouros de Florença. O Batistério é um prédio menor, ricamente decorado, com portões de bronze maravilhosos. O Portão Leste é a obra prima de Lorenzo Ghiberti. Foi denominado por Michelangelo de Portão do Paraíso e é considerado como uma das primeiras obras do Renascimento.

O prédio do Batistério do Duomo de Florença.

O prédio do Batistério do Duomo de Florença.

O portão que está hoje no Batistério é uma réplica. O original está exposto no Museu dell’Opera del Duomo. O portão de Ghiberti é esculpido em baixo relevo, com uma grande ilusão de profundidade.

Detalhe da Porta do Paraíso.

Detalhe da Porta do Paraíso.

Detalhe da Porta do Paraíso.

Detalhe da Porta do Paraíso.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para FLORENÇA, A CIDADE DOS MEDICI

  1. JCDattoli disse:

    Caro conterrâneo Joaquim, vi essa matéria sobre Florença e gostei bastante. Tanto é assim que estou replicando no meu blog (www.obemviver.blog.br) amanhã. Parabéns por essa e pelas outras tantas postagens bacanas no seu blog de viagens!
    Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s