A PRAÇA DELLA SIGNORIA EM FLORENÇA – UM MUSEU A CÉU ABERTO

A sul da Praça do Duomo fica a Piazza della Signoria com o Palácio Vecchio, que formam o coração político e social de Florença. A Praça é intensamente procurada pelos turistas, por ser uma verdadeira galeria de arte ao ar livre.

A Piazza della Signoria

A Piazza della Signoria

A Praça faz uma síntese da história de Florença. Aí foram instalados banhos romanos, mais tarde passou a ser um local de reuniões e reinvindicações e hoje é um lugar de  comemorações da cidade. Na Praça ficam três grandes e maravilhosas estátuas: A de Netuno é obra de Bartolomeo Ammannati e celebra as vitórias navais da Toscana.

Netuno de Bartolomeo Ammannati

Netuno de Bartolomeo Ammannati

A do David é uma réplica do original da obra prima de Michelangelo, que esteve na Praça até 1873, quando foi transferida para a Galeria dell’Accademia. Comemora o triunfo sobre a tirania, através do personagem bíblico. O David é uma das obras mais famosas e consagradas de Michelangelo.

O David de Michelangelo

O David de Michelangelo

A grande importância da escultura, que é uma das mais importantes obras do Renascimento,  é a perfeição anatômica e o predomínio das formas curvas, uma das características de Michelângelo. A estátua foi executada entre 1501 e 1504 e mede 5,17 metros e é o símbolo maior de Florença.

A perfeição nos traços do David.

A perfeição nos traços do David.

A estátua do Hércules e Caco, que fica ao lado do David e na mesma praça foi esculpida por Baccio Bandinelli e retrata a vitória de Hércules sobre a maldade de Caco, um dos episódios dos “Doze Trabalhos de Hércules”.

Hércules e Caco de Baccio Bandinelli

Hércules e Caco de Baccio Bandinelli

Ao lado dessas três esculturas fenomenais fica a Loggia dei Lanzi, um edifício aberto que reúne mais uma série de esculturas magníficas de Florença. Ao fundo da Loggia ficam estátuas de imperadores romanos e na parte da frente destacam-se: O Perseu segurando a cabeça da Medusa, de Cellini, uma espetacular escultura de bronze de 1554.

O Perseu segurando a cabeça da Medusa, de Cellini

O Perseu segurando a cabeça da Medusa, de Cellini

O Rapto das Sabinas, uma estátua de Giambologna de 1583, com três figuras entrelaçadas esculpidas em um único bloco de mármore.

O Rapto das Sabinas de Giambologna

O Rapto das Sabinas de Giambologna

Ao lado da Loggia dei Lanzi fica o Palácio Vecchio, onde ainda funciona a prefeitura de Florença. O Palácio foi construído em 1322 e no alto da sua torre foi instalado um sino, usado para convocar a cidade para reuniões.

O Palácio Vecchio

O Palácio Vecchio

A Galeria Uffizi fica ao lado do Palácio Vecchio e é o maior museu de arte da Itália. Dentre as obras da Galeria destacam-se a O Nascimento da Vênus de Botticelli e o Duque e a Duquesa de Urbino pintados por Piero della Francesca.

Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio.

A cem metros da Praça dela Signoria fica a Ponte Vecchio, um dos símbolos de Florença. A ponte sobre o Rio Arno é a mais antiga da cidade, data de 1345. Desde o século XVI, a ponte é ocupada por joalheiros e ourives.

Ponte Vecchio.

Ponte Vecchio.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para A PRAÇA DELLA SIGNORIA EM FLORENÇA – UM MUSEU A CÉU ABERTO

  1. Rosa Santos disse:

    Florença é sem dúvida uma cidade cheia de arte, cada passo algo bonito, adoro, obrigada pela forma como descreve
    Estive este ano e adorei

  2. Ruth Santa disse:

    Senhor Nery, agradecidos pelas suas informações precisas. Estivemos 3 vezes em Firenze e adoramos TUDO o que vimos por lá. Difícil destacar alguma coisa. Parabéns, Internet também é cultura.

  3. Pingback: ALUGAR APARTAMENTO EM FLORENÇA |

  4. Já visitei Florença várias vezes e cada vez aprendo e deleito-me mais e mais através destas obras maravilhosas. Este trabalho de voces apresentando a arte é uma maneira louvável de fazer uso da Internet. Parabéns !!! além de servir de bálsamo para minha memória. Muito agradecida Marília Oliveira

  5. Anônimo disse:

    Gostei muito do relato sobre as obras de arte de florença; aguçou minha vontade de visitar essa cidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s