CHEGANDO AO EXTREMO ORIENTE

05 de outubro de 2013

Saímos de Salvador através de uma viagem da Agência Via Alegria numa parceria com a Operadora Alcance (ambas de Salvador) para um roteiro de 20 dias ao extremo oriente, incluindo Singapura, Japão, China e Hong Kong. A viagem é longa. Preparamos o corpo e o espírito para muitas horas de voos e de aeroportos. Pegamos um voo da TAM até São Paulo, foram 2,5 horas, onde fizemos uma conexão com um voo da Singapura Airlines para Singapura, mas com escala técnica em Barcelona.

Singapura - a primeira parada da viagem

Singapura – a primeira parada da viagem

Foram 10 horas de voo para Barcelona, onde descemos no aeroporto, com uma escala de 1,5 horas, onde o avião foi preparado para seguir mais 12,5 horas de voo até Singapura. No grupo haviam 36 pessoas, o nosso subgrupo era formado por 8 amigos (Nery, Mônica, Dr. Nery, Dra. Marise, Dr. Alberto Vasconcelos, Dra Kika Teixeira, Zé Américo e Dra. Ana Clara).

O grupo da Via Alegria em frente ao Palácio Imperial do Japão

O grupo da Via Alegria em frente ao Palácio Imperial do Japão

Chegamos a Singapura às 5h da manhã do dia 07/10, dois dias depois de sairmos de Salvador. A diferença de fusos horários ajuda na confusão do corpo e da alma, pois Singapura está 11 horas a mais que Salvador.

Chegando em Singapura

Chegando em Singapura

Singapura é um país cidade, ou melhor, um país arquipélago, formado por 63 ilhas, na ponta sul da Península da Malásia e exatamente na entrada do Estreito de Málaca, a principal ligação das rotas marítimas entre o Oceano Pacífico e o Oceano Índico. As rotas comerciais que vêm do Oriente para o Ocidente, obrigatoriamente passam por Singapura.

O movimentado Estreito de Málaca.

O movimentado Estreito de Málaca.

Isso historicamente, sempre deu a Singapura uma posição super estratégica, que ajudou no desenvolvimento do país, desde o tempo em que foi um posto comercial da Companhia das Índias Orientais. O Porto de Singapura é um dos maiores e mais bem equipados do mundo.

Milhares de conteiners no movimentado e moderno porto de Singapura.

Milhares de conteiners no movimentado e moderno porto de Singapura.

A cidade é muito quente e úmida, possui clima equatorial, pois fica apenas a 1grau  de latitude, ou seja, ao lado da linha do equador. O calor é intenso o ano inteiro. Estávamos preparados para um possível frio no Japão e na China. Sofremos com o calor de Singapura.

Vegetação típica de Singapura

Vegetação típica de Singapura

Logo após a Segunda Guerra Mundial, Singapura contou com um forte apoio econômico e com a proteção militar dos Estados Unidos das Américas, que queria afastar do arquipélago, qualquer chance de aproximação com o comunismo da China e/ou da URSS, devido a sua localização estratégica, como guardiã das rotas marítimas entre o Oriente e o Ocidente.

A moderna Singapura

A moderna Singapura

Esse apoio econômico e a importância do porto transformaram Singapura num dos países de maior renda per capta do mundo e em um dos “Tigres Asiáticos”, denominação dada pela economia mundial aos países que tiveram um crescimento econômico espetacular na segunda metade do século XX, no sudeste da Ásia (Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura).

A moderna Singapura à noite.

A moderna Singapura à noite.

A economia dinâmica de Singapura é baseada no porto, nos serviços, no comércio e na indústria do petróleo. Singapura é um dos maiores centros financeiros do mundo e lugar de residência de milionários. Foi em Singapura que Eduardo Saverin, o brasileiro que ajudou na criação do Facebook e foi sócio de Mark Zuckerberg, escolheu para viver.

O centro financeiro de Singapura à noite.

O centro financeiro de Singapura à noite.

O país é cosmopolita, possui uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, formados principalmente por chineses, mas com muitos malaios e indianos também, além de gente do mundo inteiro. O inglês é a língua mais falada por aí.

A cidade cosmopolita de Singapura.

A cidade cosmopolita de Singapura.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Singapura e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CHEGANDO AO EXTREMO ORIENTE

  1. Anônimo disse:

    Simplesmente fantástico também poder viajar por este blog com vcs……Companhias maravilhosas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s