CHEGANDO AO JAPÃO

Passamos o dia viajando. De Singapura para Tóquio são 7 horas de voo. Chegamos ao aeroporto de Narita, que fica a 70 km da capital japonesa. As impressões já são bem diferentes das de Singapura. No aeroporto de Narita tudo funciona, mas não é tão moderno quanto o de Singapura. O aspecto antigo não compromete o funcionamento e a eficiência. Chegamos ao New Otani Hotel, em Tóquio, uma hora depois. Não deu para passear. Estávamos cansados, jantamos no hotel, no restaurante Bella Vista, um bom restaurante italiano, no quadragésimo andar de uma das torres do hotel, de onde se tem uma bela vista de Tóquio. Fomos descansar para o dia seguinte.

A moderna cidade de Tóquio.

A moderna cidade de Tóquio.

O New Otani Hotel é um hotel enorme, possui 38 restaurantes, de comidas variadas, passando por cadápio japonês, italiano, francês, etc., possui um shopping center, e está  distribuído em três torres. A  localização é muito boa, no bairro de Akasaka-Mitsuke, no centro de Tóquio, a 200 metros de uma estação de metrô que dá acesso à linha de Ginsa, a mais importante do metrô de Tóquio, sobretudo para turistas e a mais 4 outras linhas.

DSC_0710

O Japão é um país insular, formado por 6.852 ilhas, sendo que 4 delas são as principais (Honshu, Kiushu, Hokaido e Shikoku). O país possui cerca de 127 milhões de habitantes e uma área territorial de 372 mil quilômetros quadrados, o que resulta numa grande densidade demográfica, concentrada sobretudo nas áreas litorâneas, pois mais da metade do país é formado por grandes montanhas e portanto são áreas de difícil ocupação humana.

O relevo montanhoso predomina em boa parte do território do Japão.

O relevo montanhoso predomina em boa parte do território do Japão.

Possui uma qualidade de vida impressionante, uma das maiores taxas de longevidade do mundo e continua sendo a terceira maior economia do planeta. A economia do Japão cresceu muito após a Segunda Guerra Mundial. O país foi beneficiado pelo Plano Colombo, um plano de incentivos sustentado pelos EUA após a Segunda Guerra Mundial , cujo objetivo era estimular a recuperação da economia asiática do pós-guerra e ao mesmo tempo criar obstáculos para o crescimento do comunismo na região.

Jovens japoneses visitando pontos turísticos em Tóquio

Jovens japoneses visitando pontos turísticos em Tóquio

A partir da segunda metade da década de 60 a economia do Japão explodiu e o país assumiu a segunda posição na economia mundial. Hoje perdeu essa posição para a China, mas mantém o título de terceira maior economia do mundo. Desde a década de 90, porém, a economia do Japão está estagnada e viveu momento de recessão. Caracterizando-se hoje como um país rico, absolutamente desenvolvido, mas sem os excessos de modernidade que são visíveis na arquitetura de Singapura, Dubai e outros lugares do mundo de crescimento mais recente.

Avenida no centro de Tóquio.

Avenida no centro de Tóquio.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Japão e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CHEGANDO AO JAPÃO

  1. joaquimnery disse:

    Caro Toda,

    Um abraço em Lúcia. Que bom que vocês gostaram do blog. Estou contando a viagem passo a passo. O bom disso é que viajamos de novo ao ler os textos e guardamos para sempre os dados, nomes e informações sobre os lugares por onde passamos.

    Um abraço

    Nery

  2. Caro Joaquim Nery, boa noite, tudo bem?
    Parabéns pelo seu lindo trabalho, eu e minha esposa Lúcia ficamos encantado com a sua matéria.
    Estou só iniciando a ver o trabalho, espero poder ver todo o trabalho, mas de início deu para sentir a qualidade do seu trabalho.
    Muito obrigado pela oportunidade de apreciar este lindo trabalho.
    Um grande abraço, de José Carlos e Lúcia Toda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s