O TEMPLO DO CÉU EM PEQUIM

Saímos da Cidade Proibida e fomos para o primeiro almoço na China. A experiência foi muito ruim. O roteiro da Operadora previa várias refeições inclusas no país e os restaurantes, de uma maneira geral, foram muito ruins. O primeiro era imundo a tal ponto que o grupo não aceitou. A excelente guia chinesa (Suzana), conseguiu mudar o local e nos tirou dali, o segundo restaurante escolhido por ela era menos ruim. Isso foi um problema para o grupo durante a estadia na China.

Loja de pérolas para esquecer o almoço.

Loja de pérolas para esquecer o almoço.

Saímos do restaurante e fomos até uma fábrica/loja onde assistimos a uma apresentação sobre como é feito o cultivo de pérolas e tivemos um tempo livre para compras e observações dos produtos, que não são baratos.

Demonstração sobre a formação das pérolas.

Demonstração sobre a formação das pérolas.

Na sequência do roteiro seguimos para o grande parque Tian Tan, onde fica o Templo do Céu, o símbolo da cidade de Pequim, na entrada, chamou a atenção a grande quantidade de pessoas que jogava cartas e jogos de tabuleiro nos jardins que dão acesso ao Templo.

Jogos na entrada do Templo do Céu.

Jogos na entrada do Templo do Céu.

O Templo do Céu, ou Tian Tan, foi construído durante a Dinastia Ming, em 1420. É um dos maiores conjuntos de templos da China. Uma construção maravilhosa, um modelo do equilíbrio arquitetônico e dos simbolismos chineses.

O Templo do Céu, ou Tian Tan

O Templo do Céu, ou Tian Tan

A escada que dá acesso ao templo possui três níveis diferentes e formam um círculo de 90 metros de diâmetro e 6 metros de altura. A balaustrada da parte superior dos círculos possui entalhes de dragões para caracterizar o caráter imperial do Templo.

DSC_2254

Os dragões estão por toda parte.

O Templo principal é o Qinian Dian, onde o Imperador rezava pra uma boa colheita. Possui 38 metros de altura e foi construído totalmente sem pregos, apenas com encaixes de madeira. O telhado é sustentado por 28 pilares totalmente decorados, que representam as estações e os meses do ano.

O Qinian Dian

O Qinian Dian

O Templo do Céu era o local em que o Imperador podia fazer sacrifícios, orar aos céus e a seus antepassados, geralmente no solstício de inverno. Como filho do Céu, o Imperador podia negociar com os Deuses a favor do seu povo, rezando por uma boa colheita. O telhado circular do Templo principal simboliza o céu.

O interior do Templo do Céu.

O interior do Templo do Céu.

O Templo do Céu, também era inacessível às pessoas comuns, assim como a Cidade Proibida. Fica localizado num grande  e agradável parque. Muita gente do povo se reúne aí para jogar e praticar tai chi chuan.

O Templo fica num grande parque.

O Templo fica num grande parque.

A cor vermelha é um símbolo imperial e está presente nos diversos templos do complexo. Encontramos mais um casal tirando fotos na área do templo. Chegamos a conclusão que esse é um detalhe cultural muito comum na China.

Noivos no Templo do Céu.

Noivos no Templo do Céu.

Na saída do Templo existe um conjunto de lojas de suvenir e lembranças da China. Mao Tsé Tung é a grande estrela.

Lembranças de Pequim.

Lembranças de Pequim.

Na sequência fomos até uma loja de seda, onde aconteceu o mesmo ritual da loja de pérolas. Essa é uma característica das excursões. Muitos turistas se interessam por compras e os guias ganham as comissões sobre as vendas, e tudo isso faz parte da viagem, além do que vale a pena conhecer o processo de produção desses materiais.

Aprendendo sobre o bixo-da-seda.

Aprendendo sobre o bixo-da-seda.

À noite saímos para jantar no excelente Restaurante Jaan, no Raffles Beijing Hotel, o melhor jantar da viagem até aqui, acompanhado por um bom violão. Um restaurante francês de Nouvelle Cuisine, que lavou a nossa alma após o almoço que tivemos.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em China e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s