XIAN – A PRIMEIRA CAPITAL DA CHINA UNIFICADA

19 de outubro de 2013

Um dos destinos mais esperados da vigem era a cidade de Xian, onde fomos conhecer os famosos Guerreiros de Terracota. Pegamos um voo em Pequim e duas horas depois estávamos em Xian, a capital da província de Shaanxi. A cidade fica no Vale do Rio Amarelo e foi a primeira capital da China unificada.

O Guerreiros de Terracota.

O Guerreiros de Terracota.

O vale do Rio Amarelo é uma área muito fértil pela presença de um solo privilegiado, formado por depósitos sedimentares transportados pelo vento, desde o Deserto de Gobi, que fica a aproximadamente 1,5 mil quilômetros de distância. Esses sedimentos férteis deram origem a um solo amarelado denominado Solo de Loess.

Moderna fonte em Xian.

Moderna fonte em Xian.

A riqueza do solo de Loess facilitou a ocupação desse território desde o século 11 a.C e acabou sendo o berço da civilização chinesa. Aqui surgiu a Dinastia Qin, com a unificação do poder a partir do Imperador Qin Shi Huangdi.

Guerreiro de Xian da Dinastia Qin.

Guerreiro de Xian da Dinastia Qin.

Xian foi a sede política da China, por cerca de 4 mil anos, casa de várias dinastias, como a Han Ocidental, a Sui e a Tang. No século 9o Xian, com mais de 1 milhão de habitantes, era a maior e mais rica cidade do mundo, influenciada pelo comércio da Rota da Seda que iniciava por aí. Dentro dos muros da cidade existiam mais de mil templos.

Os portões dos muros de Xian.

Os portões dos muros de Xian.

Comerciantes estrangeiros e crenças novas, com o cristianismo e o islamismo, faziam de Xian uma das cidades mais cosmopolita do mundo para aquela época.

Xian, uma cidade cosmopolita.

Xian, uma cidade cosmopolita.

No caminho para o Hotel Titan, paramos para mais um jantar chinês em grupo e de qualidade ruim. Chegamos ao hotel bem localizado, ao lado da muralha que cerca a cidade antiga de Xian, uma das poucas cidades chinesas que tem a sua muralha original ainda preservada.

Detalhes da muralha de Xian.

Detalhes da muralha de Xian.

A muralha de Xian possui 14 quilômetros de extensão e cerca o centro antigo da cidade num perímetro quadrado. Durante a dinastia Tang, os muros de Xian chegavam a 78 quilômetros de extensão. Nos portões existem grandes estruturas edificadas, com até 12 metros de altura e 18 metros de espessura, que são utilizadas como museus ou departamentos públicos.

Trechos do muro de Xian.

Trechos do muro de Xian.

Aproveitamos ainda um pouco da noite, pois saímos caminhando ao longo da muralha até o Portão Oeste, no caminho convivemos um pouco com a rotina dos cidadãos de Xian que dançavam na praça ou se divertiam com patins num pátio ao lado da muralha. Era sábado à noite e Xian estava bem viva.

Jovens patinando na noite de Xian.

Jovens patinando na noite de Xian.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em China e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s