Segunda Parada: Lago Titicaca – Por Maíra Nery

Para chegar ao Lago Titicaca, partindo de La Paz, tínhamos duas opções: ir de van ou de ônibus. Optamos pelo ônibus. No hostel, nos informaram que o melhor lugar para pegar o ônibus, como nos parecia óbvio, não era na rodoviária, e sim no cemitério! Exatamente. Do cemitério saem diversos ônibus e vans, a todo instante, em direção à Copacabana no Lago Titicaca.

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Chegamos ao cemitério um pouco antes das 10 da manhã e escolhemos um ônibus que nos pareceu seguro. Pagamos 20 bolivianos pela passagem até Copacabana. São 114 km de La Paz, no entanto, a viagem dura cerca de 3 horas.

Nosso ônibus até Copacabana

Nosso ônibus até Copacabana

Só para sair de La Paz, levamos cerca de 1 hora. Um engarrafamento inacreditável, além das paradas, até que o ônibus complete sua lotação. Foi aí que passamos por dentro da grande favela que havíamos visto do alto do mirante Kili Kili. Uma cidade que parece estar eternamente em construção.

Subúrbio de La Paz

Subúrbio de La Paz

Depois que escapamos do engarrafamento, a paisagem muda drasticamente. As construções desaparecem e são substituídas por um planalto onde se pode ver a Cordilheira dos Andes no horizonte. Em pouco tempo, já começamos a circundar o lago e aí é impossível tirar o olho da estrada.

Caminho à Copacabana

Caminho à Copacabana

É somente após atravessar o estreito de Tiquina de balsa, (todo mundo desce do ônibus: as pessoas atravessam em um barquinho e o ônibus em uma balsa) que começamos a subir em direção a Copacabana. A parte mais alta do Lago está a 3.821m de altitude e possui incríveis 8.300 km² . Confesso que durante a subida, em curvas que não acabam nunca, não pude fixar o olhar na estrada, mas nas poucas espiadas que dei, pude ver que a paisagem era de tirar o fôlego!

Estreito de Tiquina

Estreito de Tiquina – Balsas

Chegamos à Copacabana por volta de 1:30 da tarde e o último barco já havia saído. Queríamos muito dormir na Isla del Sol para sair cedo para a trilha, então fretamos um barco para nos levar até lá. Pagamos cerca de 100 bolivianos por pessoa. Essa travessia dura cerca de 40 minutos e é belíssima!

Lago Titicaca - Travessia à Isla del Sol

Lago Titicaca – Travessia à Isla del Sol

Finalmente chegamos à Isla del Sol. A ilha possui 2 acessos: pelo norte e pelo sul. Chegamos pelo acesso sul, já que ali ficaríamos hospedadas. No lado sul, está a comunidade dos Yumani. Para subir e entrar na comunidade temos que pagar 5 bolivianos, ritual que se repetirá a cada momento que se  passe por uma comunidade diferente.

Chegando à Isla del Sol

Chegando à Isla del Sol

Nosso hostel ficava no alto da ilha o que era sinônimo de escada! Uma escada linda, mas cheia de degraus. E depois da escada, mais subida! Subida lenta, porque apesar de já estarmos um pouco acostumadas com a altitude, por conta de La Paz, o ar simplismente desaparecia.

Escadaria até o tpo da ilha, lado sul

Escadaria até o topo da ilha, lado sul

A subida em si é um passeio.  Lhamas e bolivianas com suas roupas típicas são de encher os olhos e esvaziar os bolsos! Após tirar uma foto de uma lhama, um gurizinho veio todo selerepe cobrar 2 bolivianos. Mas a lhama  e a paisagem eram tão bonitas que valeu a pena.

Foto da lhama por 2 bolivianosFoto da lhama por 2 bolivianos

Foto da lhama estrategicamente posicionada por 2 bolivianos

Chegamos ao hostel Inca Pacha e vimos que cada degrau na subida foi válido! Uma vista inesquecível! Saímos para ver o por do sol e jantar. Nesse dia não demos sorte, pois estava nublado. O por do Sol ficou para o dia seguinte.

Lago Titicaca - Vista do Hostel

Lago Titicaca – Vista do Hostel

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bolívia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s