PRAIA DO FORTE – UM CHARME DE LUGAR

Um dos lugares mais fantásticos do litoral brasileiro é a Praia do Forte, localizada 60 km a norte de Salvador. A antiga vila de pescadores deu origem a um lugar charmoso, onde lojas modernas e de bom gosto convivem harmonicamente com casas rústicas. Turistas, pescadores e moradores nativos dividem os espaços pelas ruelas da vila.

A vila da Praia do Forte.

A vila da Praia do Forte.

A Praia do Forte é símbolo de ecoturismo e preservação ambiental, onde destacam-se dois projetos. O primeiro é o Instituto Baleia Jubarte, que se dedica ao estudo, monitoramento e preservação desse que é um dos maiores cetáceos do planeta.

Instituto Baleia Jubarte

Instituto Baleia Jubarte

A Praia do Forte é lugar de observação de baleias, que aparecem por aí entre julho e setembro, quando procuram as águas quentes do litoral da Bahia para acasalamento e reprodução. Existem passeios turísticos a partir da Praia do Forte que leva os turistas para bem perto das baleias. Antes dos barcos saírem,  o grupo assiste a uma palestra sobre as Baleias Jubarte na sede do Instituto.

O Projeto Tamar na Praia do Forte.

O Projeto Tamar na Praia do Forte.

O outro destaque, e mais famoso, é o Projeto Tamar, que tem na Praia do Forte o primeiro e maior dos centros de preservação de tartarugas marinhas do Brasil. Na sede do projeto da Praia do Forte existem aquários com tubarões, tartarugas, arraias, meros e outros peixes. A criançada adora e pode interagir com os animais. Frequentemente o visitante pode presenciar o nascimento de tartarugas, cujos ninhos foram recolhidos pelo Tamar para otimizar a reprodução.

A Praia do Forte é um santuário de tartarugas.

A Praia do Forte é um santuário de tartarugas.

O parque infantil temático do projeto completa a atração do Projeto Tamar.

As crianças se divertem no Projeto Tamar.

As crianças se divertem no Projeto Tamar.

A ciançada se diverte no Projeto Tamar.

A ciançada se diverte no Projeto Tamar.

A praia mais frequentada da vila da Praia do Forte é a do Porto, que fica ao lado da igreja de São Francisco de Assis. A praia é uma pequena enseada muito fechada, de águas paradas e mornas, que possibilita um banho tranquilo e seguro.

A praia do Porto na Praia do Forte.

A praia do Porto na Praia do Forte.

Outra praia famosa é a do Papa-Gente. Essa é procurada pelos surfistas e fica a um quilômetro da vila a partir da Praia do Porto. Quando a maré está baixa surgem as piscinas naturais na praia do Papa-Gente.

A Praia do Porto.

A Praia do Porto.

No final da tarde e início da noite é o momento dos visitantes e veranistas invadirem a Av ACM, a principal rua da vila e cheia de lojinhas de grife e artesanato, sorveterias, bares e restaurantes.

Lembranças da Bahia na Av. ACM.

Lembranças da Bahia na Av. ACM.

No final da Av. ACM, em frente à Praia do Porto fica a Capela de São Francisco de Assis, uma igrejinha charmosa construída pelos pescadores da vila em 1900 e que foi totalmente recuperada. A igreja é decorada com telas do pintor baiano Carlos Bastos representando a Via Sacra.

A igrejinha de São Francisco de Assis.

A igrejinha de São Francisco de Assis.

O visual bucólico da igreja é pano de fundo para casamentos e batizados de nativos e visitantes de diversas partes do Brasil.

Bicicletas especiais levam os visitantes para todos os lados.

Bicicletas especiais levam os visitantes para todos os lados.

A Praia do Forte é resultado de um projeto e sonho de Klaus Peter, um paulista descendente de alemães/suíços, que comprou a Fazenda Praia do Forte em 1971, com grandes áreas de Mata Atlântica e 12 km de praias, para construir um grande hotel com foco em preservação ambiental. Klaus Peter transformou a Praia do Forte em um lugar turístico protegido por regras próprias e leis ambientais.

A entrada do Tivoli Resort, o primeiro resort de Klaus Peter.

A entrada do Tivoli Resort, o primeiro resort de Klaus Peter.

Outra atração da região que fica aí perto é o imponente Castelo da Torre de Garcia D’Ávila, visitar o Castelo é uma verdadeira aula de história, cujos detalhes estão no post: https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/01/13/o-castelo-da-torre-de-garcia-davila/

O Castelo da Torre de Garcia D'Ávila.

O Castelo da Torre de Garcia D’Ávila.

Uma boa parte da vila é cercada pela Lagoa Timeantube. Outro passeio importante para quem visita a Praia do Forte é a Reserva Sapiranga. Um vestígio de Mata Atlântica, com riachos e lagoas, onde se pode fazer passeios de quadricíclo, caminhadas ou passeio de bicicleta.

A lagoa Timeantube cerca a Vila da Praia do Forte.

A lagoa Timeantube cerca a Vila da Praia do Forte.

A Praia do Forte possui uma infraestrutura turística excelente, com dezenas de pousadas, algumas de charme e resorts cinco estrelas, onde destacam-se o Tivoli Eco Resort e o Iberostar. O acesso é pela Estrada do Coco, a partir de Salvador (60 km a norte).

Pousadas charmosas na Praia do Forte.

Pousadas charmosas na Praia do Forte.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s