GUARAJUBA – O PARAÍSO É AQUI

A praia de Guarajuba não é tão famosa quanto a Praia do Forte, mas é uma das melhores que existem no litoral da Bahia. Está 45 km a norte de Salvador e o acesso se dá pela Estrada do Coco. Conheci Guarajuba em 1975 e desde então me encantei pelo lugar e sempre que posso estou por lá.

A bela praia de Guarajuba.

A bela praia de Guarajuba.

No local foi implantado, no início da década de 80, o Loteamento Canto do Mar, dividido em três etapas diferentes. Hoje, os mais de mil lotes que surgiram aí estão divididos em vários condomínios, cujo maior é o Condomínio Paraíso, com mais de 800 lotes.

O Condomínio Paraíso.

O Condomínio Paraíso.

No Condomínio Paraíso existem vários equipamentos de lazer, como campo de futebol, quadras de tênis, quadras poli-esportivas, vôlei de praia, além de uma excelente passarela a beira mar para caminhadas e com ciclovia anexa.

A passarela do Condomínio Paraíso.

A passarela do Condomínio Paraíso.

Na chegada a Guarajuba as lagoas dão as boas vindas. Nessa região, um enorme lençol freático aflora e forma os espelhos d’água. A presença de garças e outras aves é comum por aí.

A lagoa de Guarajuba

A lagoa de Guarajuba

A praia é maravilhosa, possui mais de 5 quilômetros de extensão de areias claras, mar azul e água morna. Em alguns trechos possui barreiras de corais que proporcionam um banho de mar mais tranquilo. É excelente para a prática de esportes como Stand Up e Kite Surf.

A praia tem águas calmas e mornas.

A praia tem águas calmas e mornas.

A praia principal é onde fica o pequeno porto que abriga os barcos de pesca  e a cooperativa de pescadores. Diariamente chegam barcos carregados de peixes que são capturados em pesqueiros distantes da costa.

A Praia do Porto.

A Praia do Porto.

Na praia do porto ficam também as principais barracas de comidas e bebidas. As mais importantes são a Barraca do Carlinhos e a Barraca de Prefeitinho, que funcionam aí há mais de 30 anos.  O serviço e a qualidade dos pratos é excelente. Normalmente nos finais de semana ficam lotadas.

Barraca do Prefeitinho.

Barraca do Prefeitinho.

Seguindo pela praia em direção ao sul, chega-se à Praia de Scar Reef, com piscinas naturais perfeitas. Os surfistas costumam ir para além dos corais em busca das melhores ondas.

A Praia do Scar Reef.

A Praia do Scar Reef.

Um banho de mar perfeito, com águas quentes o ano inteiro. Por falta de um nome oficial, o nome do Scar Reef, como era chamada pelos surfistas, vem sendo substituído por Caribinho.

Puxada de rede.

Puxada de rede.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s