Isla del Sol – A Ilha Sagrada dos Incas – por Maíra Nery

Acordamos relativamente cedo para fazer a trilha ao redor da ilha, afinal eram 16km a uma altitude de 3.800m, o que levaria cerca de 8 horas de caminhada, com uma pequena pausa para o almoço. O café da manhã com a vista do lago, mais uma vez, nos fez ter certeza de que estar hospedado no alto da ilha valeu muito a pena!

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Ficamos hospedadas na parte sul da ilha, na comunidade Yumani. De lá, tinhámos 2 rotas a seguir: podíamos começar pela trilha inca pela parte mais alta da ilha ou pela parte mais baixa passando pela comunidade Challa. Optamos para iniciar a volta na ilha pela segunda trilha. Com isso, mais ou menos na hora do almoço, estaríamos no norte da ilha, e poderíamos parar para almoçar em um dos pequenos restaurantes ali.

Início da trilha - 16km

Início da trilha – 16km

Durante a caminhada passamos por diversas comunidades diferentes. A cada comunidade que você entra, deva pagar uma taxa, ou se preferir, pagar uma taxa única no início da trilha. Guardando o ingresso, a cada parada em uma bilheteria, é só apresentá-lo.

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Como demos a volta na ilha (algo que depois descobrimos não é feito usualmente, pois são 16 quilômetros em uma altitude acima de 3.000m) pudemos ver as duas trilhas. Eu achei a paisagem da trilha Challa ainda mais encantadora! Como passamos pela parte baixa, passamos por pequenas praias, todas cheias de charme.

Lago Titicaca

Lago Titicaca

Achei essa uma trilha um pouco mais pesada do que a Inca: subidas e descidas mais íngremes. Mas uma coisa que eu tive certeza nessa viagem é que toda subida, por mais difícil que fosse, sempre terminava com uma vista que compensava!

Isla del Sol

Isla del Sol

Depois de um pouco mais de 4 horas de caminhada (as pausas para fotos nos atrasou um pouco) chegamos a metade do caminho: praia de Chalapampa. Nessa praia há um pequeno vilarejo com uns poucos restaurantes, bem simples. É a parte norte da ilha. Para quem quer fazer só uma das trilhas, esse é o ponto de partida de barco ao sul da ilha.

Isla del Sol

Isla del Sol

Na volta pela trilha Inca, o ponto alto é a mesa de oferendas, que era usada pelos Incas para reverenciar os deuses, e a pedra sagrada.

Mesa de oferendas Inca

Mesa de oferendas Inca

Eis que, depois de longos mais gratificantes 16km, estamos de volta ao lado sul da ilha. Procuramos um restaurante que tivesse uma vista privilegiada e vinho para brindar o dia. O céu estava com algumas nuvens, mas nada que impedisse um lindo por do sol para fechar a ida a Isla Del Sol com chave de ouro.

Por do sol na ilha

Por do sol na ilha



Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bolívia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Isla del Sol – A Ilha Sagrada dos Incas – por Maíra Nery

  1. BATISTA disse:

    obrigado; eu adoro tudo isso,, a natureza, os animais da savana africana, meu maior desejo era poder ir ver de porto, tudo isso, Joaquim vc faz um belo trabalho, parabéns

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s