BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DE TODOS OS FORTES

Um dos passeios mais interessantes para quem visita a Bahia é desbravar a Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil, com 1233 quilômetros quadrados e uma das maiores do mundo. A baía penetra cerca de 80 km continente a dentro e possui um contorno de aproximadamente 300 km.

A Baía de Todos os Santos.

A Baía de Todos os Santos.

Foi batizada como de Todos os Santos por ter sido descoberta em 1º de novembro (Dia de Todos os Santos) de 1501, pela expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio que veio para mapear a costa brasileira, descoberta um ano antes. Naquela época, os portugueses batizavam os lugares com o nome dos santos da data do descobrimento.

Salvador vista a partir da Baía de Todos os Santos

Salvador vista a partir da Baía de Todos os Santos

A baía protegida e com encostas elevadas era a formação ideal para a construção de uma cidade segura, por esse motivo, Portugal escolheu o interior da baía para implantar a Cidade do Salvador. Desde o início, vários fortes foram construídos nos seus entornos, para proteger a cidade. Hoje são pontos turísticos interessantes, como o Forte de Santo Antônio da Barra, que possui um belo farol na ponta da Barra, identificando a entrada da Baía de Todos os Santos o que dá nome ao lugar: Farol da Barra.

O Forte de Santo Antônio da Barra.

O Forte de Santo Antônio da Barra.

Há 100 metros do Forte de Santo Antônio da Barra aparece o Forte de Santa Maria, construído a partir de 1614, numa das bordas da praia do Porto da Barra. Nesse local existia o primeiro porto da vila fundada por Caramuru antes da fundação da cidade de Salvador, daí a importância estratégica da praia do Porto da Barra e a necessidade imperativa de proteção.

O Forte de Santa Maria

O Forte de Santa Maria

A praia do Porto da Barra é um dos lugares mais amados pelos baianos e por turistas que tiveram a oportunidade de um dia tomar um banho de mar por aí. É uma pequena enseada, com águas paradas e que afundam rapidamente. Lugar que sempre foi frequentado por artistas, intelectuais e outros criativos pensadores baianos.

A Praia do Porto da Barra.

A Praia do Porto da Barra.

Foi aí no Porto da Barra que a expedição de Tomé de Souza aportou, quando veio com a missão de construir a Cidade de Salvador. O monumento e painel de azulejos em homenagem a Tomé de Souza é um marco da Praia do Porto.

O painel de azulejos que homenageia a chegada de Tomé de Souza na Bahia.

O painel de azulejos que homenageia a chegada de Tomé de Souza na Bahia.

Na outra borda da Praia do Porto da Barra fica o Forte de São Diogo, que ajudava a proteger a enseada e o único porto seguro que havia a sul da antiga cidade de Salvador. O Forte de São Diogo fica na base do morro de Santo Antônio onde fica a Igreja de Santo Antônio da Barra.

O Forte de São Diogo na Praia do Porto da Barra.

O Forte de São Diogo na Praia do Porto da Barra.

Entrando na Baía a partir do Porto da Barra, a encosta tectônica era uma proteção natural para a cidade, hoje é a base para o Corredor da Vitória, o metro quadrado mais valorizado de Salvador.

A encosta tectônica da Baía de Todos os Santos.

A encosta tectônica da Baía de Todos os Santos.

Apesar de toda a proteção das encostas da cidade, mesmo assim existia um outro forte, o Forte de São Paulo da Gamboa, que hoje se encontra-se bastante degradado e é a base da comunidade da Gamboa, ao lado do magnífico prédio do Solar do Unhão.

A comunidade da Gamboa.

A comunidade da Gamboa.

O Solar da Unhão foi um antigo engenho de cana-de-açúcar que ainda se encontra muito bem preservado. É um grande complexo de arquitetura colonial formado pelo solar, uma capela, a senzala, um cais e muito mais. Hoje aí funciona o Museu de Arte Moderna da Bahia.

O complexo colonial do  Solar do Unhão.

O complexo colonial do Solar do Unhão.

Navegando um pouco mais para dentro da baía encontramos a Bahia Marina ou Marina da Contorno, um empreendimento moderno que tem a capacidade de abrigar até 600 barcos e que possui na sua estrutura um grande complexo de bares e restaurantes, cujo maior destaque é o Restaurante japonês Soho.

Barcos na Bahia Marina.

Barcos na Bahia Marina.

De todos os fortes da Baía de Todos os Santos, o mais impressionantes é o Forte de São Marcelo, um dos símbolos da baía e de Salvador. O Forte fica num banco de areia no meio do mar, a 300 metros da costa, próximo a outros ícones de Salvador, como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

Forte de São Marcelo. Um dos símbolos de Salvador.

Forte de São Marcelo. Um dos símbolos de Salvador.

O formato circular do Forte de São Marcelo é único no Brasil e é inspirado no Castelo de Santo Ângelo na Itália. A sua construção data de 1623.

O Forte de São Marcelo.

O Forte de São Marcelo.

Na extremidade norte da cidade de Salvador, na Baía de Todos os Santos, numa localidade conhecida como Ponta de Humaitá, de onde se tem uma vista belíssima da cidade e da baía, foi construído o Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat ou simplesmente Forte de Monte Serrat, que completava a estratégia de defesa da cidade.

O Forte de Monte Serrat.

O Forte de Monte Serrat.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DE TODOS OS FORTES

  1. lucas disse:

    sou crianssa so baiano i achei issu emossinanti adorei

  2. Elton Lima disse:

    Gostaria de incluir na lista o belíssimo forte de são Bartolomeu, na ilha de Itaparica, cidade de Itaparica, o único dentro de KIRIMURÉ. Quero acrescentar, também, a dificuldade que o cidadão comum, na banalidade de seus dias, tem para penetrar nesses espaços.
    Elton Lima

  3. Danielle disse:

    Creio que a inspiração para a construção do Forte São Marcelo tenha sido a Torre do Bugio, em Portugal.

  4. adson disse:

    Faltou o forte da largatixa, perto do Ferry Boat. O Forte do Barbalho, O Forte de Santo Antônio, no bairro de mesmo nome… Enfim, a lista não está completa.

  5. Anônimo disse:

    Parabéns pela linda exposição !!!!!!!!!!

  6. Anônimo disse:

    adorei as fotos da praia que tome de souza se aportou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s