CACHOEIRA DO PARAGUAÇU

A expressão Recôncavo Baiano é utilizada para definir toda a região que fica ao redor da Baía de Todos. Foi o principal polo de produção de cana-de-açúcar durante o período colonial brasileiro o que resultou numa herança cultural muito forte.

Casario colonial em Cachoeira do Paraguaçu

Casario colonial em Cachoeira do Paraguaçu

A arquitetura colonial do recôncavo tem a sua maior expressão na Cidade de Cachoeira. Ruas estreitas, um imenso casario e igrejas barrocas bem preservadas dão o tom da cidade.

Ruas estreitas e casario colonial em Cachoeira.

Ruas estreitas e casario colonial em Cachoeira.

Cachoeira fica a 120 km de Salvador, nas margens do Rio Paraguaçu. Do outro lado do rio fica a cidade de São Félix, que completa o cenário. São Félix está ligada a Cachoeira pela Ponte D. Pedro II, numa homenagem ao Imperador que visitou a cidade em 1858. Visitar Cachoeira é um programa para turistas e baianos. Os estrangeiros adoram.

A cidade de São Félix vista de Cachoeira.

A cidade de São Félix vista de Cachoeira.

A Ponte D. Pedro II é feita de ferro e lastros de madeira que foram importados da Inglaterra na época da sua construção. Possui 365 metros de comprimento por 9 metros de largura.

A Ponte D. Pedro II liga Cachoeira a São Félix.

A Ponte D. Pedro II liga Cachoeira a São Félix.

O porto de Cachoeira no Rio Paraguaçu era um ponto de apoio importante para o escoamento da produção agrícola do Recôncavo, sobretudo da cana-de-açúcar e fumo durante o período colonial, no auge da sua importância, nos séculos XVIII e XIX. Isso fez a cidade prosperar.

O porto de Cachoeira é a porta de saída do Rio Paraguaçu para a Baía de Todos os Santos.

O porto de Cachoeira é a porta de saída do Rio Paraguaçu para a Baía de Todos os Santos.

Um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes da cidade é o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Uma construção de 1715, em estilo barroco, cujo interior é revestido de lâminas de ouro e painéis de azulejos portugueses. Hoje funciona aí uma pousada e centro de convenções.

O Complexo do Convento e Igreja do Carmo.

O Complexo do Convento e Igreja do Carmo.

A cidade teve um papel importante nas lutas pela independência da Bahia. A cultura  e identidade africana em Cachoeira é representada sobretudo pela Irmandade da Boa Morte.

DSC_0197

Hoje a cidade possui aproximadamente 35 mil habitantes, e tem todas as dificuldades de um município pobre do Nordeste. A feira popular ainda atrai gente de outros municípios do Recôncavo, pois a presença do porto no Rio Paraguaçu facilita a chegada de produtos.

A feira de Cachoeira atrai gente de vários municípios.

A feira de Cachoeira atrai gente de vários municípios.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para CACHOEIRA DO PARAGUAÇU

  1. joão de deus ferreira disse:

    A POROROCA VAI VOLTAR E SEM DRENAGEM
    A investigação feita sobre a POROROCA DO RIO MAGUARI, e os estudos feitos e aprovados por MINISTÉRIO DE MEIO AMBIENTE, e órgãos AMBIENTAIS E ESTADUAIS, esqueceram de muitas questões primordial, ao que se entende, em procurar, vasculhar, meios, ideias, a procura de um denominador que fundisse com as necessidades do RIO MAGUARI, e com a volta do cimo das pororocas.
    SÃO grandes as chances de o AMAPÁ retornar ao posto de referência nacional da pratica do surfe na pororoca, as ondas ou força de rolamento da massa liquida água. PARA O RIO MAGUARI existem projetos com 90% de possibilidades de se encaixar nas deficiências encontradas no RIO MAGUARI, e 10% fica com os políticos e a boa vontade de acabar com essa patologia que são muitas, e não diagnosticada por diplomados nesta área de meio ambiente. COM tudo que vimos, já não precisamos mais de doutorados ou pós, mais sim, de pessoas com conteúdo de conhecimento natural das coisas do PAI, O PODEROSO DEUS.
    O HOMEM é o criador destas patologias, bem como a criação de búfalos, três hidrelétricas o agronegócio, as margens do RIO MAGUARI que corta sete municípios AMAPAENSE que despejam seus esgotos imaturos no ARAGUARI seus afluentes.
    UM dos maiores problemas dos rios BRASILEIROS, é o assoreamento na foz que está criando um dos maiores problemas para os ribeirinhos, no ARAGUARI, PARAGUAÇÚ, JEQUITINHONHA, JOÃO DE TIBA, SÃO FRANCISCO, RIOS DO SUDESTE, SUL E OUTROS, não será necessária dragagem em muitos casos, existem muitos métodos baseado na inercia você encontra denominadores que se encaixa nas feridas dos Araguaris do nosso PAÍS.
    FEDERAÇÃO DE PECUARIA DO AMAPÁ, COEMA, SEMA, IMAP, ANA, ICMBIO, MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE, ESTES SIM, BATERAM O MARTELO DE TODOS OS SEUS CONHECIMENTOS DE RECUPERAÇÃO DO ARAGUARI E OS ACIMA SITADOS.
    O RIO ARAGUARI será recuperado para vergonha de vocês, ANA e outras agencias que deram o seu veredito sobre os ARAGUARIS DESTE PAÍS, a vocês que distribui uma água grossa em drogas, para matar placas bacterianas que estão se transformando em colônias em seus depósitos imundos, por falta de uma ideia nova.
    O GOVERNO FEDERAL reluta em reconhecer, como tornar água potável sem drogas.
    Como dar um ou mais destino ao esgoto, para vocês pararem com essa ilusão de cidade verde, em cidade verde não existe esgoto correndo a céu aberto ou pelas ruas.
    UM LEMBRETE os políticos não ofereceram uma boa educação, mais ofereceram cadeia com a menor idade. E A SAÚDE É ISSO AI QUE LHES DESTINARAM.

    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA E LÁ NÃO TEM SACOLINHA.

    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

  2. Moysés disse:

    Grande Nery! Que postagem maravilhosa! Esta ponte originalmente foi projetada para o Rio Nilo, mas Dom Pedro acabou arrematando-a e trouxe para a Bahia. Parabéns mais uma vez por este magnífico trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s