O MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA

Um dos lugares mais encantadores do litoral da Bahia é o Morro de São Paulo, localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, na região conhecida como Costa do Dendê. Fica a aproximadamente 130 km de Salvador, seguindo de carro ou de ônibus até Valença de onde se pega um barco para O Morro de São Paulo. A outra opção é ir de catamarã a partir de Salvador, num percurso de aproximadamente 2 horas ou em avião pequeno, que faz o trajeto em 25 minutos.

O Morro de São Paulo.

O Morro de São Paulo.

A vila do Morro de São Paulo tem vestígios do período colonial. A Ilha foi descoberta no século XVI e se tornou um ponto de defesa da barra falsa da Baía de Todos os Santos. O canal de Tinharé entre as ilhas da região passou a ser um importante centro de escoamento de produtos e abastecimento de Salvador.

O forte do Morro de São Paulo que ajudava a defender a

O forte do Morro de São Paulo que ajudava a defender a “barra falsa”.

Até 20 anos atrás a vila de Morro de São Paulo era um lugar bucólico e pacato, conhecido apenas pelos baianos e alguns poucos mochileiros da época. Hoje sofreu intervenções urbanas que valorizaram mais a vila e a tornaram mais atraente para turistas do Brasil e do Mundo. O lugar é agitado, e cheio de pousadas, restaurantes e lojas, possuindo uma vida noturna animada, sobretudo no verão.

As ruas estreitas do Morro de São Paulo cheias de bares e restaurantes.

As ruas estreitas do Morro de São Paulo cheias de bares e restaurantes.

As ruas que antes eram de barro ganharam um revestimento e no caminho das praias, uma passarela de madeira liga as três primeiras praias. Esse sempre foi um dos charmes do Morro de São Paulo, as praias são denominadas em sequência: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia. Isso servia para orientar os hippies e campistas que acampavam por aí na década de 70.

O mar azul do Morro de São Paulo.

O mar azul do Morro de São Paulo.

A Primeira Praia é pequena e fica na parte baixa da vila. A Segunda Praia é o centro do agito. Nas noites de verão fica cheia de barracas que preparam drinks exóticos, como coquetel no fruto cacau e outras delícias típicas.

Barracas que preparam drinques diversos ficam entre a Segunda e Terceira Praia.

Barracas que preparam drinques diversos ficam entre a Segunda e Terceira Praia.

A Terceira Praia já é um pouco mais tranquila e mais extensa e muito mais bonita que as anteriores. Do cais até aí só dá para ir a pé. A partir da Terceira Praia pode-se alugar charretes para chegar à Quarta Praia.

A paradisíaca Quarta Praia.

A paradisíaca Quarta Praia.

A Quarta Praia já é mais distante da vila e muito pouco ocupada. O visual é encantador, o mar é calmo e cercado de corais que possibilitam um banho de mar bastante calmo.

Quarta Praia.

Quarta Praia.

Dessa vez ficamos hospedados na Quarta Praia, no Ecoresort Patachocas. Um bom hotel, localizado sob um imenso coqueiral, com uma excelente piscina e uma praia maravilhosa, porém distante da vila. Para irmos até ao Morro de São Paulo precisávamos pegar um “shuttle bus” do hotel, que tinha saída e retorno de uma em uma hora. A estrada muito esburacada até a vila não é confortável, mas combina com o astral do lugar. Os únicos carros que existem no Morro de São Paulo pertencem às pousadas, hotéis e outros serviços.

A portaria da Praia do Patachocas Ecoresort.

A portaria da Praia do Patachocas Ecoresort.

Caminhando um pouco mais para o sul, a partir do Patachocas, como uma extensão da Quarta Praia, aparece a Quinta Praia ou Praia do Encanto ( a única entre elas que tem nome alternativo), considerada “quatro estrelas” pelo Guia Quatro Rodas.

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/joaquim-nery-destaca-as-belezas-de-morro-de-sao-paulo/?cHash=9f8e23431ddd93810f3ea5ee173b8b2a

A caminho da Praia do Encanto.

A caminho da Praia do Encanto.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bahia, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para O MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA

  1. Anônimo disse:

    CONCORDO COM JORGE

  2. Andre Lemos dos Santos disse:

    Morro de São Paulo é um lugar paradisíaco, tem de tudo um pouco, um mar muito calmo , as praias são ideais para adultos e crianças, a noite é tudo de bom onde pode ouvir um som de violão. A vida é bela mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol,goze a suavidade da lua,contemple o esplendor das estrelas,aspire o perfume das flores.

  3. Agnaldo Silva disse:

    Concordo com Jorge, vamos ao plebiscito? tá na ora de consertar este erro infeliz, vamos lá gente, vamos também mudar o rumo da história deste belíssimo lugar.

  4. Cidileusa disse:

    Ja tive a oportunidade de desfrutar das belezas de Morro de São Paulo. Naturalmente maravilhoso! lindo.

  5. carlos oliveira disse:

    Lugar lindo, porem infelizmente o crescimento desordenado e praticamente os donos de pousadas, restaurantes e outros comercios estao na mao dos estrangeiros. Perdeu aessencia de ilha e praticamente uma grande cidade , faltando apenas veiculos automotivos, o capitalismo destroi toda uma historia. Conheci esse paraiso hoje degradado em 1993. Governantes olhe por esse lugar antes que seja tarde.

  6. lula disse:

    Lindo lugar, mas nos últimos 4 anos alguns problemas sérios surgiram, como esgoto a céu aberto poluindo um córrego que deságua na 3ª praia…Na maré baixa o cheiro ta insuportável no local, justamente onde os turistas pegam os barcos para passear pela ilha. Um absurdo que ninguém toma providência, mesmo depois de denuncias feitas pelos nativos e visitantes ao MP.

  7. Anônimo disse:

    Lindo lugar, mas nos últimos 4 anos alguns problemas sérios surgiram, como esgoto a céu aberto poluindo um córrego que deságua na 3ª praia…Na maré baixa o cheiro ta insuportável no local, justamente onde os turistas pegam os barcos para passear pela ilha. Um absurdo que ninguém toma providência, mesmo depois de denuncias feitas pelos nativos e visitantes ao MP.

  8. Alan disse:

    Srs. O nome não faz alusão ao estado de SP e sim ao Santo.

  9. jorge disse:

    Devido a procura de descanso aqui no nordeste e infelizmente deram esse nome a um lugar paradisíaco e maravilhoso, concordo com anonimo, mas digo anonimo não tenha medo voce está com razão e acho que deve-se mudar o nome por ex: Garapuá ou Guaiamun.

  10. Anônimo disse:

    eu acho que deveria mundar o nome desta ilha devido esses elementos paulistas falarem tao mal de nos nordestinos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s